Quatro olhares a partir da Ceia do Senhor.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

05/09/2021
Tema da mensagem de hoje: Quatro olhares a partir da Ceia do Senhor.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Para hoje, o Senhor me inspirou a compartilhar com os irmãos alguns pontos da passagem bíblica que trata da instrução quanto à celebração da Ceia do Senhor, registrada em 1 Coríntios 11:17-34. Vamos ler juntos.

Quando celebramos a Ceia do Senhor, é fundamental que olhemos para o passado, isto é, para a cruz de Cristo.
Jesus ordenou à igreja que celebre Sua Ceia em memória Dele. 1 Coríntios 11:25,26
Todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor, anunciamos a realidade espiritual da morte do nosso Senhor.
A cruz de Cristo é que está no centro da celebração da Ceia do Senhor; não nós, com os nossos pecados.
Portanto, lá no passado, no lugar chamado Calvário, Cristo morreu crucificado por todos nós, pecadores.

Não olhemos apenas para o passado, mas também para o futuro. Coríntios 11:26
Hoje, anunciamos a morte do nosso Senhor, até que Ele venha.
Amados irmãos, qual era a esperança da igreja primitiva, que também é a nossa esperança neste mundo caótico no qual vivemos? A volta de Jesus!

Não olhemos somente para o passado e para o futuro, mas também para dentro de nós. Como fazemos isso? Examinando-nos. 1 Coríntios 11:28
Não é olhar para o nosso próximo e julgá-lo, mas examinar a nós mesmos; é investigar o nosso próprio coração.
Certa vez alguém disse: Não fuja da Ceia do Senhor por causa do seu pecado, mas fuja do pecado por causa da Ceia do Senhor. Corra do pecado para Deus.
Examine-se, e, assim, como do pão e beba do cálice.

Mas há outro lugar para onde devemos olhar: ao nosso redor. 1 Coríntios 11:33

Uma das práticas da igreja primitiva era a Festa Ágape (do amor), que acontecia antes das celebrações da Ceia do Senhor; quando os irmãos traziam comidas e bebidas para, juntos, se confraternizarem.
Na Festa Ágape, os irmãos ricos tinham a oportunidade de repartir o que tinham com os irmãos pobres.
Mas na igreja de Corinto, durante a Festa Ágape, os ricos se isolavam dos pobres, daqueles que não tinham condições de trazer nada para a festa.
De um lado, os irmãos ricos se empanturravam e se embriagavam com tudo o que haviam levado para a festa; do outro lado, os irmãos pobres passavam fome. Não é difícil perceber que tal situação nada tinha a ver com a cruz de Cristo.
E após essa atitude repugnante dos irmãos ricos, todos, ricos e pobres, se reuniam para celebrar a Ceia do Senhor.
Mas não era a Ceia do Senhor que eles comiam (1 Coríntios 11:20). Eles se reuniam, mas não havia comunhão. Na verdade, eles se reuniam para pecar, pois se ajuntavam não para melhor, mas para pior (1 Coríntios 11:17).

Não temos o costume de comer e beber juntos antes de celebrarmos a Ceia do Senhor; mas encontramos um princípio nas instruções do apóstolo Paulo quanto à celebração da Ceia do Senhor, e que precisamos observar:

  • Quando nos reunirmos, seja na Ceia do Senhor, ou não, devemos olhar ao nosso redor, para os irmãos que estão perto de nós, pois somos um só pão com eles, somos um só corpo com eles.
  • Mas também perceber se algum irmão do ministério não está presente, seja na Ceia do Senhor, ou na célula, ou na celebração de domingo, ou nas reuniões, ou nas atividades e eventos ministeriais etc. Caso a gente perceba que algum irmão não está presente, devemos questionar: Onde está o nosso irmão? Por que ele não está conosco.
    Já o irmão que não está conosco, também deve se perguntar: Por que não estou com meus irmãos? Por qual motivo não estou com meus irmãos?

Todos nós precisamos do nosso Senhor; todos nós precisamos uns dos outros.

Por que havia em Corinto muitos crentes fracos e doentes, e não poucos que já haviam morrido? 1 Coríntios 11:30
Porque não se examinaram e não discerniram o Corpo de Cristo, que é a Igreja.
Uma realidade espiritual: No corpo de Cristo, que é a igreja, não existe a possibilidade de não precisarmos uns dos outros; e de todos nós, de Cristo.

Temos que nos conscientizar de que não somos dignos de nada. Ah, irmãos, se não fosse a graça de Deus!
Somente por causa de Jesus é que podemos nos assentar, dignamente, à mesa do Senhor para comer do pão e beber do cálice.

O motivo de todas as exortações do apóstolo Paulo à igreja de Corinto foi por causa dos crentes carnais que lá havia. 1 Coríntios 3:2: Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
A igreja em Corinto tinha muitos problemas doutrinários; e também vários pecados: divisões, contendas, ciúmes, imoralidades, incesto, demandas judiciais, vícios, falta de amor, desprezo pelos menos favorecidos etc.
Crentes carnais, resumidamente, são aqueles que ainda têm comportamentos característicos de pessoas do mundo, e não de pessoas que são conduzidas pelo Espírito de Deus.

Suscintamente, esse era o contexto da igreja em Corinto, para a qual o apóstolo Paulo escreveu duas cartas.

Quando digitava esta mensagem, perguntei a mim mesmo: Se as exortações contidas nas cartas aos coríntios servem para mim, será que não é porque ainda sou um crente carnal?

Hoje, dia em que celebramos a Ceia do Senhor, quero encerrar dizendo:

  • Não vivemos de duas maneiras, uma na igreja e outra fora dela; mas vivemos de uma única maneira: vivemos unicamente para Deus, para agradá-Lo.
  • Além de nossa família natural, precisamos também de um grupo pequeno de irmãos que tenham fé em Deus por nós; e para nos ajudar a vencer as dificuldades. Este grupo pequeno é a célula.
  • Por mais de dois mil anos, os cristãos têm se reunido regularmente em grupos pequenos para buscar comunhão. Se você nunca fez parte de uma célula, não sabe o que está perdendo.
  • Você deve manter um contato constante e regular com sua célula, a fim de desenvolver a verdadeira comunhão. Relacionamentos exigem tempo.
  • De repente, alguns problemas estão muito arraigados em sua vida, tornaram-se rotineiros e muito grandes para que você os solucione por conta própria.
  • Você precisa de uma célula e de um líder para prestar contas, que vai incentivá-lo, apoiá-lo, orar por você, amá-lo incondicionalmente e chamá-lo à responsabilidade. Depois, então, você também pode fazer o mesmo pelos irmãos da célula e pelo seu líder.
  • Você pode manter sua vida equilibrada e firme no caminho juntando-se a uma célula, para prestar contas e avaliar regularmente sua saúde espiritual, registrando seu progresso em um diário pessoal e passando o que aprendeu para os outros.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Marival ayres disse:

    shalom pastor excelente aprendir muito