A grande colheita.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. João 4.35

Está escrito que Jesus chegou a uma cidade samaritana chamada Sicar. João 4.5
E os judeus não se dão com os samaritanos (João 4.9).
No entanto, Jesus conversou sobre a verdadeira adoração com uma mulher samaritana que veio tirar água no poço de Jacó. Em meio à conversa, Jesus lhe disse: A salvação vem dos judeus (João 4.22).
Então, é relevante e maravilhoso o fato de Jesus, nesta passagem, estar em Samaria, porque o reino de Deus também estava chegando aos samaritanos, inimigos dos judeus. E Jesus era judeu, da tribo de Judá (Hebreus 7.14).

Está escrito que os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. João 4.8
Ao regressarem, eles se admiraram de Jesus estar falando com uma mulher. João 4.27
Os discípulos não ouviram a conversa que Jesus teve com a mulher samaritana.
Logo após a conversa com Jesus, a mulher deixou o seu cântaro e foi à cidade falar a respeito de Jesus.

Os discípulos rogavam (insistiam) para que Jesus comesse os alimentos que eles haviam comprado. Ao invés de se alimentar, Jesus tentou mudar o foco deles para o que realmente estava acontecendo naquele momento, pois eles estavam distraídos e desfocados.
Então, para trazê-los à realidade espiritual daquele momento, Jesus disse-lhes algo, mas eles não entenderam: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
Eles chegaram até cogitar da possibilidade de alguém ter trazido algo para Jesus comer.

Jesus tentou novamente chamar a atenção deles para o que realmente estava acontecendo, porque eles ainda permaneciam distraídos de desfocados. Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

Assim como os primeiros discípulos de Jesus, nós também, algumas vezes, não entendemos o que o Senhor está falando, e também não discernimos o que Ele está realizando, e isto por pura distração e falta de foco. Aconteceu com os discípulos e também pode acontecer conosco.
Um dos grandes males que tem atrapalhado o crescimento espiritual de muitos crentes é a distração.
Enquanto Jesus realizava o que realmente importava naquele momento, salvar as almas dos samaritanos, Seus discípulos estavam distraídos com outras coisas que, naquele momento, podiam esperar.

As distrações fazem com que percamos o foco do nosso Senhor; consequentemente, não compreendemos muito bem o que Ele nos fala, e também não discernimos o que Ele está realizando; logo, não há como cooperarmos com Ele, e nem poderíamos, pois não compreendemos o que Ele nos fala e também não discernimos o que Ele está fazendo.

O que tem nos distraído? Televisão; novelas; futebol; filmes; internet; jogos online; lazeres; o “evangelho” das conveniências; as filosofias e os argumentos atraentes; falar mal dos outros; etc.?
Bons exemplos de distrações da atualidade são o celular e as redes sócias, que têm distraído muitos crentes nas orações e meditações, nas celebrações, nas células, nas atividades ministeriais, no convívio familiar, etc.

Nós, discípulos do Senhor Jesus, estamos no mundo, mas não somos do mundo. João 17.14-16
Por isso é imprescindível que mantemos o foco e toda a nossa atenção naquilo que o Senhor está falando e fazendo na nossa geração. E claro, se não houver renúncias de nossa parte jamais serviremos ao Senhor.
O que o nosso Senhor tem nos falado? O que Ele tem nos revelado? O que Ele está focando e realizando em nossos dias? É com tudo isso, então, que temos que nos envolver e comprometer toda a nossa vida. Preste muita atenção: Envolver e comprometer toda a nossa vida com o Senhor e Sua obra, e não apenas parte dela ou somente o que nos convier, mas toda a nossa vida.
Um dos grandes problemas da igreja hoje é a falta de compromisso e de envolvimento de seus membros.

É óbvio que não é errado para um discípulo se alimentar fisicamente, mas seu maior prazer está em fazer a vontade do Senhor e realizar a Sua obra. O que mais satisfazia Jesus, o Filho do Homem: comer um bom prato de comida ou fazer a vontade de Seu Pai e realizar a Sua obra? A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4.34
Alimentar-se é uma necessidade existencial, uma questão de sobrevivência. Se não nos alimentarmos morreremos.
Logo, duas das maiores necessidades de um discípulo são fazer a vontade do Senhor e realizar a Sua obra. Se não tenho essas necessidades é porque não sou discípulo e servo de Jesus.

Chegamos, então, no versículo tema do ano: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. João 4.35
Jesus sempre se utilizava de coisas e fatos físicos para ensinar aos discípulos lições espirituais.
Os campos aqui se referem ao mundo.
Note que Jesus estava em um campo repleto de homens e mulheres samaritanos, e muitos deles creram em Jesus. João 4.39-42

Jesus já providenciou tudo para que alcancemos todas as nações com o Evangelho da graça.
Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. João 4.35
E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Lucas 10.2
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.19,20

As nações do mundo são os campos que já branquejam para a ceifa.
Jesus nos envia para a grande seara, para os campos que já branquejam para a ceifa, para o mundo, para todas as nações, com a missão de fazer discípulos de todas elas.

A nossa missão é mundial. Recebemos poder, quando fomos cheios do Espírito Santo, para sermos testemunhas de Jesus tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos 1.8). Contextualizando: Tanto no bairro como em toda cidade e estado, no Brasil e até aos confins da terra.

Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. João 4.37,38
Raramente alguém é salvo por uma única pessoa. Antes de receber o Salvador, a maioria dos salvos ouviu o Evangelho da graça através de vários discípulos de Jesus. Portanto, não se ensoberbeça quando alguém receber Jesus através de você.

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. João 4.35
Nós, discípulos do Senhor Jesus, não podemos, por conveniência, distração ou até mesmo por capricho, acharmos que a obra de Deus pode esperar e ser feita mais tarde.
Que o Espírito Santo continue tratando conosco acerca da urgência da obra de Deus, para que o ocorrido com os discípulos em Samaria não aconteça com a gente.
Que estejamos sempre atentos a tudo aquilo que o Senhor está falando e fazendo, para, assim, cooperarmos com Ele em Sua obra.

Irmãos: Este é o nosso tempo e esta é a nossa oportunidade. Não podemos desperdiça-los.

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 13/01/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!