Ser como criança, mas não ser uma criança!

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Mateus 18.3-5: Disse Jesus: Com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. E quem recebe uma destas crianças, em meu nome, a mim me recebe.

Nesta ocasião os discípulos estavam querendo saber quem era maior no Reino de Deus, o mais sábio, o mais chegado de Cristo, disputando posições; e Jesus os exorta-os dizendo que precisam ser como crianças.
Que profunda lição de humildade Jesus está dando a eles, talvez numa concepção equivocada da maneira de enxergar o fato de ser criança, poderia ser uma ofensa, pois ser comparado a uma criança poderia ser algo como falta de maturidade, experiências e sabedoria, que são coisas que vem com o passar do tempo.
Imaginem a cena… Um grupo de homens sérios ao redor de uma criancinha.

Ser como criança é ser simples, ela não faz acepção de pessoas (a não ser que ensinaram), ela brinca com as pessoas independente da classe social, da cor ou religião, não precisa de um brinquedo caro para se divertir, ela é  pura de coração, vive intensamente o amor, é carinhosa, trata os outros com respeito, ela abraça, beija e diz que ama de verdade.
É sincera em suas opiniões e afirmações, é confiante,  tem uma inocência, certamente acredita nas pessoas, entende que todos estão dizendo a verdade, não tem espírito competitivo e malícia.

A criança tem facilidade em exercitar a fé, pois é pura e verdadeira e crê em milagres.
Tem persistência, não desiste fácil das coisas.
Tem alegria, pode até ficar tristes, ou magoadas por alguma razão, mas logo passa e levantam a cabeça, estão sorrindo e brincando, como se não estivesse acontecido nada.
Creio que por isso Jesus tinha alegria de tê-las por perto.

No Reino de Deus não há lugar para rivalidade ou orgulho, pois foram essas características que induziram Satanás a se rebelar contra Deus.
Jesus mostra o AMOR, CONFIANÇA PLENA e PUREZA

Eu aprendo muito com meus filhos, vejo claramente como eles confiam e dependem de nós.
Quando estão com fome, pedem e andam atrás de nós querendo se alimentar, não vão sozinhos para a cozinha e ficam lá  esperando. Quando brincamos de pular, eles têm a certeza de que estão seguros e não vão cair. Sabem que quando estão doentinhos estamos ali, para dar toda a atenção que necessitam.

Veja o que Pedro nos ensina:
1 Pedro 2.2: …desejai ardentemente o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação…
Pedro nos mostra que temos que ter esse apetite para buscarmos o Senhor.
A criança recém- nascida precisa se alimentar de 3 em 3 horas.
Ter a pureza, a essência, o amor, a dependência de uma criança.
Porque se não formos como crianças seremos adultos condenados a não entrar no reino de Deus.

Jesus convida a nos converterem de todo coração.
Certa ocasião Jesus ora ao Pai da seguinte forma:
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11.25
Aqui Jesus repreende severamente 3 cidades, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, por não se arrependerem e de não ter entendido os grandes feitos que Jesus havia feito naqueles lugares.

Existem coisas que só os pequeninos recebem e podem contemplar

O Evangelho geralmente está oculto daqueles que são sábios a seus próprios olhos, e prudente em seu próprio conceito. Isaías 5.21
O evangelho geralmente é revelado aos humildes e despretensiosos, que estão dispostos a aprender.

Agora, por outro lado, Paulo quando escreve para a cidade de Éfeso, nos exorta através do Espírito de Deus dizendo:
Efésios 4.14-16: O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ( ingênuos – descuidados – imprudentes ) ao erro. Longe disso, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Ele nos exorta a estudar, a conhecer a palavra, pois em João 8.32 está escrito: E conhecereis a verdade, e  a verdade vos libertará.
Será liberto de toda escravidão, de toda heresia, das falsas doutrinas, de falsos mestres e pregadores, de pessoas perversas, egoístas, avarentas e fraudulentas.

Temos a obrigação de sermos COMO crianças, mas não podemos SER crianças. O apóstolo Paulo explica esta questão quando diz: Irmãos, não sejais infantis em vossa maneira de pensar. Porém, quanto ao mal, sede como as crianças, contudo, adultos quanto ao entendimento. 1 Coríntios 14.20

Deseje ser COMO uma criança nos braços do Pai e tenha confiança de que o Pai dará tudo que for necessário e importante para o seu crescimento saudável e abençoado. Mas não seja uma criança que age por meninices prejudiciais à vida cristã adulta.
Devemos ser humildes e dispostos a aprender. Quando nosso espírito se mantém humilde e manso, somos capazes de ser tocados pelas obras de Deus, mas se ficarmos orgulhosos e arrogantes, Deus nos resiste.
Deus deseja levantar seus ministros a um nível mais elevado, alguns em pouco tempo tocará nas coisas mais elevadas de Deus, enquanto outros necessitarão  de muito tempo de tratamento antes de alcança-las.
Qual grupo de pessoas quero ser?

Deus deu 5 ministérios à igreja ( Apóstolo, Profetas, Evangelista, Pastores e Mestres)  para aperfeiçoar, crescimento e edificação do corpo.
Efésios 4.13: …até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

Que possamos ter um coração que agrade à Deus e a sabedoria que vem do alto para o crescimento do corpo de Cristo na terra.

Este é o ano de sermos mais cheios do Espirito Santo, que Deus derrame graça sobre graça em nossas vidas.

Esta mensagem foi pregada por Cristiano Pereira Costa, no dia 12/01/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!