Evangelismo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

09/01/2022
Tema da mensagem de hoje: Evangelismo.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Em épocas passadas, convidar alguém para ir à igreja tinha um impacto.
Hoje, convidar alguém para ir à igreja tem outro impacto; isto devido a tantas divisões, confusões, contendas, polêmicas e distorções doutrinárias que há nas igrejas.
Diante deste quadro, torna-se ainda mais dificultosa a evangelização do mundo.
Mas mesmo diante desta triste realidade, creio que Cristo Jesus, glorificado, fará o que Ele sempre fez e faz: tocar a vida das pessoas com Seu poder através do Espírito Santo que habita na igreja, que habita na vida daqueles que estão unidos a Ele e O servem neste mundo que jaz no maligno (1 João 5.19).

Cristo Jesus, glorificado, tem um corpo aqui na Terra que é habitado pelo Seu Espírito, que somos nós, a igreja, por meio da qual Ele demonstra o Seu poder às pessoas e ao mundo.
Portanto, o Senhor toca e impacta as pessoas com Seu poder através da igreja, que é a habitação do Seu Espírito. 1 Coríntios 3.16

O livro dos Atos nos revela que o poder de Deus se manifestava tanto nas pregações quanto nos evangelismos, pois tais elementos são inseparáveis.
Na pregação e no evangelismo há demonstração do poder de Deus.

O alvo da evangelização são as pessoas que estão sem Cristo, sem esperança, sem Deus no mundo, mortas em seus delitos e pecados; como outrora todos nós estávamos.
Evangelizar, em princípio, não é pregar toda a Bíblia a tais pessoas, ou tentar convencê-las com argumentos e teologias sistemáticas etc.; mas fazer com que a vida de Cristo que habita em nós, a igreja, toque e impacte suas vidas.
Primeiro elas são tocadas e impactadas com o poder de Deus; e, somente depois, doutrinadas.

De que maneira a vida dessas pessoas são tocadas e impactadas pelo poder de Deus? Por exemplo: através de uma palavra profética, de uma palavra de conhecimento, de uma palavra de sabedoria, de uma cura, de uma operação de milagre, pela expulsão de demônios etc.
O Senhor toca e impacta as pessoas com Seu poder por meio do Espírito Santo, através de nós, Seu corpo aqui na Terra.

Não somos contra as cruzadas evangelísticas. Mas o que o Senhor quer tratar conosco hoje está relacionado ao evangelismo diário, que faz parte do estilo de vida daqueles que estão unidos a Cristo Jesus glorificado, o Cabeça da igreja.
Porque evangelizar é uma ordem de Jesus que Seus discípulos têm que obedecer a cada dia (Mateus 28.19,20).
Esta ordem de Jesus para evangelizar, por exemplo, no livro dos Atos, não era planejada e agendada, pois se dava naturalmente, todos os dias, através da comunhão dos discípulos, pelo Espírito Santo, com Cristo Jesus glorificado.
Vamos ver alguns exemplos de pregações e evangelismos que se encontram no livro dos Atos, e suas respectivas manifestações do Espírito e do poder de Deus.

1 – Atos 2.14-36. A primeira pregação da igreja.
Após serem cheios do Espírito Santo, Pedro, com os onze, pregou aos judeus e a todos os habitantes de Jerusalém.
Os que aceitaram a palavra foram quase três mil pessoas, que se arrependeram de seus pecados e foram batizadas.

2 – Atos 3.11 a 4.4. A cura de um coxo de nascença.
Após Jesus curar um coxo de nascença através de Pedro e João, Pedro pregou no templo.
Muitos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.

3 – Atos 8.1-17. A primeira perseguição à igreja. Felipe prega em Samaria.
Levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos os discípulos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.
Filipe, o diácono, desceu à cidade de Samaria e ali anunciou a Cristo. Multidões atenderam ao que ele dizia.
Jesus, através dele, libertou pessoas de espíritos imundos e curou muitos paralíticos e coxos.
Os de Samaria que se uniram a Cristo receberam o Espírito Santo pela oração e a imposição das mãos de Pedro e João, que de Jerusalém foram enviados para Samaria.

4 – Atos 8.25. Pedro e João, quando voltavam de Samaria para Jerusalém, evangelizaram muitas aldeias dos samaritanos.

5 – Atos 8.26-40. Felipe e o eunuco.
Um anjo do Senhor dirigiu Felipe, o diácono, a uma nova tarefa. Sem questionar, ele viajou de Samaria para Jerusalém.
Chegando ao lugar indicado pelo anjo, o Espírito Santo ordenou que Felipe se aproximasse de um carro e o acompanhasse. Neste carro estava um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, que havia se convertido ao judaísmo, e que tinha ido adorar em Jerusalém.
Felipe ouviu o etíope lendo o profeta Isaías. Felipe perguntou-lhe se entendia o que estava lendo, e ele respondeu que não. Então Felipe explicou-lhe e, começando por esta Escritura, anunciou-lhe Jesus.
O eunuco creu que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e Felipe o batizou nas águas.

6 – Atos 9.1-19. A visita de Ananias a Saulo.
Saulo, após Jesus o encontrar na estrada de Damasco, ficou cego e foi levado para a casa de Judas, na Rua Direita, em Damasco, onde esteve por três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. Nestas condições, Saulo orava. E teve uma visão. Ele viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor ordenou-lhe que fosse onde Saulo estava, e impusesse as mãos sobre ele para que recuperasse a vista.
Ananias obedeceu ao Senhor. Saulo recuperou a vista, foi cheio de Espírito Santo, foi batizado; e logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que Este é o Filho de Deus.

7 – Atos 10.1-48. A conversão do centurião Cornélio, de seus parentes e amigos íntimos.
Um anjo de Deus falou com um centurião chamado Cornélio, que não era judeu, que mandasse mensageiros à cidade de Jope para chamar Pedro.
Quando os mensageiros já estavam perto de Jope, Pedro subiu ao terraço da casa onde estava hospedado para orar. Foi quando sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E o Senhor lhe disse: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
Pedro disse ao Senhor que jamais havia comido coisa comum e imunda.
Mas o Senhor lhe disse: Ao que Deus purificou não consideres comum.
Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito que havia enviado até ele alguns mensageiros, e que ele deveria acompanhá-los, nada duvidando.
Ele foi e pregou na casa de Cornélio. Todos ali se converteram, foram cheios do Espírito Santo e batizados nas águas.

Vimos então que os doze apóstolos, bem como Felipe e Ananias, além de terem sido crentes em Jesus, foram também Seus servos e discípulos, pois serviram ao Senhor com inteireza de coração, todos os dias, 24 horas por dia.
Eles sempre disseram ao Senhor de suas vidas: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Hoje, há muitos crentes em Jesus, mas poucos servos e discípulos de Jesus.

Deus não trabalha apenas na vida de Seus servos e discípulos, mas também na vida daqueles que ainda não foram alcançados pela Sua graça salvadora. Por exemplo: o Senhor trabalhou na vida de Felipe e do eunuco; na vida de Ananias e de Saulo; na vida de Pedro e de Cornélio.
Não foi o centurião Cornélio que enviou mensageiros até Pedro, mas foi o Espírito Santo. Atos 10.20

Quem serve ao Senhor e está sempre pronto a obedecê-Lo, ouve a Sua voz e é levado àquelas pessoas com as quais o Senhor já está tratando.
É o Espírito Santo que nos move a alcançar as pessoas com as quais Ele já está tratando. Ou seja, o Espírito Santo está trabalhando tanto na nossa vida quanto na vida daqueles que serão alcançados.
Mas quem não serve ao Senhor, obviamente, nunca está pronto a obedecê-Lo; porque, na verdade, serve a si mesmo.
O que o Senhor diz a você, que serve a si mesmo? Se você não renunciar a tudo quanto tem, você não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33

Nossas células retornarão no dia 3 de fevereiro. Até lá, orem e peçam ao Espírito Santo para levá-los às pessoas com quem Ele já está trabalhando; não para pregar toda a Bíblia a elas, ou tentar convencê-las com argumentos e teologias sistemáticas; mas fazer com que elas, primeiramente, sejam tocadas e impactadas com o poder de Deus.
Para isso, um princípio fundamental é o amor. Se Deus ama os que ainda estão sem Cristo, sem esperança, sem Deus no mundo, mortos em seus delitos e pecados, nós também temos que amá-los.

Peçam ao Espírito Santo que lhes dê impressões e características a respeito dessas pessoas e, quando encontrá-las, compartilhe com elas e, se houver testificação, orem por elas e comecem a investir na vida delas, para que sejam salvas, discipuladas e enviadas por Jesus.

Peçam a Deus, o Soberano Senhor, não para livrá-los de possíveis lutas e tribulações, mas peçam a Ele intrepidez para anunciar o Evangelho em meio às lutas e tribulações; sempre na expectativa de que enquanto vocês anunciam o Evangelho, Ele está estendendo a mão Dele para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do Seu santo servo Jesus. Atos 4.23-31

Quando você estiver saindo de casa, diga ao Senhor: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Diga também ao Senhor: Eis-me aqui, envia-me a mim: no seu trabalho, na escola, no shopping, no mercado, nos passeios, e seja lá onde for. Sempre diga ao Senhor: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!