A fé não retrocede.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

10 de janeiro de 2021
O tema da mensagem de hoje é: A fé não retrocede.
Abaixo estão os links dos nossos canais para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Hebreus 10.39

Assim como Jesus, o apóstolo Paulo também usou coisas terrenas e do cotidiano do povo para ensinar coisas espirituais. Por exemplo: a carta aos Efésios é uma das chamadas “epístolas da prisão”. Nela o apóstolo detalha a armadura de Deus, com a qual todo cristão verdadeiro deve lutar. É bem provável que ele estivesse sendo vigiado por um soldado romano, vestido com sua armadura, e tenha usado essa figura para ensinar sobre a armadura de Deus, que representa o revestimento espiritual que todo crente deve ter para poder ficar firme contra as ciladas do diabo.
Todo aquele que professa o nome do Senhor Jesus deve aprender bem depressa que a vida cristã é uma guerra, com batalhas que são travadas diariamente, não contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.10

O autor da carta aos Hebreus também usou coisas terrenas e do cotidiano do povo para ensinar coisas espirituais. Por exemplo: ele compara a vida cristã a uma corrida olímpica: o local da corrida é o mundo; os corredores somos nós, cristãos; os que estão nas arquibancadas torcendo por nós para que vençamos essa corrida não são meros espectadores, mas heróis da fé; e o nosso prêmio é Cristo.  Hebreus 12.1,2

Nos jogos olímpicos gregos, o alvo de cada corredor, obviamente, era a vitória e o prêmio (uma grinalda de folhas e um alto valor em dinheiro). Mas o alvo do cristão é Cristo.
Nosso alvo é Jesus. Nosso foco está Nele. Não desviamos Dele o nosso olhar. Olhamos firmemente para Ele, Autor e Consumador da fé.
Nossa vida cristã aqui no mundo começou em Cristo, está sendo aperfeiçoada em Cristo e terminará em Cristo.
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados [alicerçados; enraizados], e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Colossenses 2:6-7

Os que são da fé não retrocedem. Hebreus 10.39. A fé não retrocede.
Mas talvez sua fé esteja fraca. Mas glória a Deus, porque embora fraca, você ainda tem fé.
A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. A fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo. Romanos 10.17

Mas o que tem enfraquecido a sua fé? Problemas familiares? Situações no trabalho? Situações no ministério? Uma situação que você não vê saída? Decepção com pessoas, inclusive com irmãos em Cristo? Planos frustrados? Um sonho não realizado? O coronavírus? A pandemia? O isolamento social? A situação do mundo? O medo? Uma doença? Um pecado costumaz? Um possível desemprego? Muitas necessidades e pouco dinheiro? Dívidas? Etc.

Se há em nosso meio irmãos que estão fracos na fé, ou irmãos que estão sendo tentados a abandonar a fé e desistir de tudo, glória a Deus por estarem aqui hoje, porque Deus convocou alguns irmãos para dar testemunho acerca de sua fé. Na verdade é uma nuvem de testemunhas, isto é, uma multidão de pessoas de fé. Todos eles, pela fé em Deus, venceram a corrida; e hoje, querem nos encorajar para que conservemos firme a nossa confissão. Todos eles obtiveram bom testemunho por sua fé. Eles já morreram, mas o Espírito Santo nos dirá o que eles vivenciaram pela fé que tiveram em Deus. Vamos ouvir então, através do Espírito Santo, o testemunho deles. Hebreus 11.4-38

O Espírito nos lembra, após esses testemunhos, que a fé nem sempre nos livra do sofrimento e da perseguição; que a fé nem sempre nos livra de sermos mortos; no entanto, a fé sempre honra a Deus, e Deus sempre honra quem vive pela fé.
Aqueles que pela fé escaparam do sofrimento e da morte, não tinham mais fé do que aqueles que pela fé sofreram e foram mortos, porque ambos tinham fé.
Penso que deveríamos meditar aos pés do Senhor o fato de que nenhum dos testemunhos que acabamos de ouvir tem a ver com os interesses pessoais das testemunhas, mas unicamente com os interesses de Deus. E também: se no regime da Lei essa nuvem de testemunhas vivenciou tudo isso pela fé; o que então podemos vivenciar pela fé, nós que vivemos na graça e somos cheios do Espírito do Senhor?

O que é fé? Hebreus 11.1: Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Disse Jesus a Seus discípulos: Tende fé em Deus. Marcos 11.22
Nossa fé é em Deus e em Sua Palavra.
Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11.6
Fé não é pensamento positivo; tampouco crendice.
A fé não lida com a dúvida, mas se apoia numa certeza inabalável.
A fé não tem nada a ver com os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Fé não é a certeza do que não existe ou do que é desconhecido, mas a certeza de coisas e fatos que são reais, porém, invisíveis.
Fé é a nossa resposta à Palavra de Deus.

Hebreus 11.1: Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

Como posso ter certeza que as coisas que espero, embora não as veja, são reais e verdadeiras? Como posso ter convicção de fatos que já aconteceram, ainda que não os veja, são reais e verdadeiros? Somente de uma maneira: Pela fé.
Para aqueles que têm fé, Deus, como não poderia deixar de ser, jamais mente e jamais falha.

Apesar de passarmos por situações adversas, o Senhor sempre nos encoraja a permanecermos firmes na fé. Ele sempre quer nos levar além de onde estamos espiritualmente, sempre a um nível acima, sempre a um patamar acima.

Embora Jesus tenha dito aos Seus discípulos que eles eram homens de pequena fé, eles não retrocederam; antes, O seguiram até o fim, e se tornaram homens de grande fé.
Somente pessoas que vivem pela fé estarão no céu. Nós somos da fé; e os que são da fé jamais retrocedem, porque da fraqueza tiram força.
O apóstolo Paulo escreveu assim em 2 Coríntios 12.10b: Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Nota: Para que sua fé cresça ainda mais, medite também na mensagem do dia 24/02/2019, cujo tema foi: FÉ. Clique aqui para acessá-la.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!