Fé.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Deus sempre quer nos levar além de onde estamos espiritualmente, sempre a um nível acima, sempre a um patamar acima.
À medida que alcançamos novos níveis em Deus, consequentemente vamos melhorando o nosso modo de viver e andar, inclusive os nossos relacionamentos com Deus e com as pessoas, principalmente com nossos irmãos em Cristo.

Precisamos aprender a nos relacionar com Deus e com todas as pessoas, principalmente com nossos irmãos em Cristo; aprender a ver o nosso próximo como Deus vê; em outras palavras, conhecer o nosso próximo no espírito e não na carne ou de maneira superficial.
Para isso é necessário ouvir, discernir e obedecer ao que o Senhor fala, para que nossas mentes sejam renovadas e nossas vidas e corações transformados.

É pela fé que alcançamos tudo de Deus, porque sem fé é impossível agradá-Lo. Hebreus 11.6. É imprescindível, portanto, que saibamos o que é fé. Mas o que é fé?
A definição bíblica mais básica e conhecida de fé está escrita em Hebreus 11.1:
– Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Almeida Revista e Atualizada.
– Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Almeida Corrigida e Revisada
Esta definição de fé é desafiadora para qualquer mente humana; porque esta fé é sobrenatural; é crer que algo é verdadeiro e real, mas que não se vê.

Como posso ter certeza que aquilo que espero, mas não o percebo através dos sentidos, é real e verdadeiro?
Como posso ter convicção de fatos, isto é, que coisas já aconteceram e são reais, se não as percebo através dos sentidos?
Como posso provar, isto é, vivenciar e experimentar coisas que não percebo através dos sentidos, mas que são reais e verdadeiras?
Só há uma maneira: Pela fé.
A fé não tem nada a ver com os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Você já notou que na maioria das vezes, o que vemos, ouvimos, sentimos, experimentamos e tocamos com os sentidos, contrariam completamente aquilo que, pela fé, cremos e esperamos? Neste sentido, fé é crer em algo contrário a tudo aquilo que percebemos através dos sentidos. Em outras palavras, estamos percebendo uma coisa, mas crendo em outra.

O Senhor nos chama para crermos além das circunstâncias, além do que percebemos através dos sentidos.
No que cremos? De forma geral, nós cremos em Deus, cremos em Jesus, cremos no Espírito Santo, na Palavra de Deus, em todas as promessas de Deus, no poder de Deus, no plano de Deus revelado a nós, no eterno propósito que Deus estabeleceu etc.

Geralmente, no dia a dia, percebemos as coisas acontecendo de uma forma diferente daquilo que o Senhor nos promete na Sua Palavra. Percebemos o mundo e até as pessoas que nos cercam, contrariando o que Deus estabeleceu.

O que o Senhor nos manda fazer quando as circunstâncias e tudo o que está acontecendo ao nosso redor contrariam aquilo que cremos e esperamos? Perseverança na fé; viver pela fé.
Visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5.7
O cristão vê uma coisa, mas crê em outra coisa.

Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. Romanos 1.17
Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hebreus 10.38

Precisamos compreender também que tudo o que acontece ao nosso redor e que contraria o que cremos, realmente está acontecendo, existe e é verdadeiro. A vida é assim. O mundo é assim.
Mas o que nós cremos é maior do que aquilo que vemos e percebemos. Isso é viver por fé e não pelo que vemos.

Vamos ver alguns exemplos de como o justo de Deus vive:
O justo de Deus vê o problema crendo na solução. Vê a necessidade crendo na provisão. Vê a doença crendo na cura. Vê a dificuldade crendo na saída. Vê a injustiça crendo na justiça. Vê a tristeza crendo na alegria. Vê a guerra crendo na paz. Vê a escravidão crendo na liberdade. Vê a perdição crendo na salvação. Vê a morte crendo na ressurreição. Etc.
Os justos de Deus vivem pela fé.
O que percebemos com os sentidos é passageiro e transitório, mas o que cremos é eterno.

Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hebreus 10.38
Se temos fé em Deus, devemos então viver por esta fé, e o Senhor terá prazer em nós; consequentemente, viveremos por modo digno do Senhor e da vocação a que fomos chamados, e alcançaremos níveis mais elevados de santidade e de relacionamento com Deus e com todas as pessoas, principalmente com nossos irmãos em Cristo.

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 24/02/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!