A carreira que nos está proposta.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Há quem acredite que a vida é como um livro em branco, onde as pessoas escrevem a cada dia a própria história. Mas nós, cristãos, no que acreditamos?

Hebreus 12
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

Há uma carreira que nos está proposta por Deus, uma carreira não individual, mas coletiva.
Não devemos andar esta carreira, mas correr com perseverança esta carreira.
Como devemos correr a nossa carreira com Deus?
– Desembaraçando-nos de todo peso e pecado.
– Olhando firmemente para Jesus.
– Considerando atentamente a Jesus e tudo o que Ele suportou.
Nuvem de testemunhas: Todos os heróis da fé citados no capítulo anterior (11).
Desembaraçando-nos: Livrando-nos de tudo o que embaraça e atrapalha a nossa carreira.
Tenazmente: De maneira persistente.
Assedia: Que tenta nos conquistar com insistência.
Ignomínia: Desonra e degradação extremas.

Salmos 139
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Deus tem um livro onde escreveu todos os nossos dias, cada um deles, quando nem um deles havia ainda. Portanto, não somos nós que escrevemos a nossa história, porque ela já foi escrita pelo nosso Deus e Pai, antes mesmo de nascermos.
O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo são exemplos desta verdade irrefutável:

Jeremias 1.5: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Deus já tinha escrito em Seu livro que Jeremias seria profeta para as nações.

Gálatas 1
15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, …

Atos 13
2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre

Deus já tinha escrito em Seu livro que Paulo seria apóstolo dos gentios.
E pelo Espírito Santo, que jamais contraria a Deus, Saulo, que é Paulo, foi separado e enviado para correr com perseverança a carreira que estava proposta para ele antes mesmo de ele nascer.

Como sabemos qual é a carreira que nos está proposta por Deus? Ou, como sabemos o que Deus escreveu em Seu livro a nosso respeito?
Através dos nossos olhos carnais não conseguiremos ver, nem ouvir com os nossos ouvidos carnais, tampouco imaginar com o nosso coração humano. Somente por revelação do Espírito Santo é que podemos saber o que Deus escreveu sobre nós em Seu livro.

1 Coríntios 2
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

Efésios 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Na realidade não conquistamos nada, mas encontramos o que de antemão Deus preparou para nós.
Tornamo-nos ingratos para com Deus e O entristecemos quando fazemos campanhas para pedir-Lhe o que Ele já nos deu em Cristo Jesus. Na verdade, não devemos orar para recebê-las, mas vigiar para não perdê-las.

Mas há a possibilidade de não vivermos a história que Deus escreveu em Seu livro para nós. Como? Fazendo a nossa vontade e não a Dele.

Deuteronômio 30
19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

Assim como o Senhor exortou Israel a escolher a vida e não a morte, hoje, Ele nos exorta a não fazermos a nossa vontade, mas a vontade Dele, vivendo a cada dia a história que Ele escreveu para nós, pois ela já está pronta e escrita em Seu livro celestial.
Infelizmente, o fazer a própria vontade e buscar os prazeres da vida têm sido os principais objetivos da vida de muitos crentes, do que fazer a vontade de Deus.
Por exemplo: Há quem venha para as celebrações aos domingos e para a célula somente quando deseja ou quando dá. Há o que se envolve com o ministério e a visão somente se lhe convier. Há o que sempre está disposto para satisfazer seus inúmeros prazeres, mas que sempre está ocupado e indisposto para obedecer a Deus e fazer a Sua vontade.

Hoje, o Senhor nos fala de dois livros: O livro da história da nossa vida que está sendo escrito a cada dia por nós mesmos; e o livro da história da nossa vida que foi escrito por Deus antes mesmo de nós nascermos. Qual deles nós vamos escolher? Escolhemos o livro da história da nossa vida que foi escrito por Deus antes mesmo de nós nascermos.
Jamais se esqueçam: As coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. É pelo Seu Espírito que Deus revela a nós as Suas coisas.
Portanto, qual deve ser o nosso compromisso e prazer a partir de hoje? Pedir ao Espírito Santo, todos os dias, para nos revelar o que está escrito no livro de Deus a nosso respeito, para corrermos com perseverança a carreira que nos está proposta por Deus antes mesmo de nascermos.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 27/10/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!