Coisas e coisas.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

“Coisas e Coisas” é o tema da mensagem de hoje.
Clique abaixo para acessar o vídeo desta ministração.
Facebook   –   YouTube

Vamos ler Colossenses 3: 1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Já de início o Espírito nos diz: buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus; pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.
Há, então, “coisas lá do alto” e “coisas aqui da terra”.
As coisas lá do alto são as coisas de Deus; as coisas que importam a Ele.
As coisas aqui da terra são as coisas do mundo; as coisas que importam aos homens.
Segundo Filipenses 3.17-19, os que se preocupam com as coisas terrenas são os inimigos da cruz de Cristo; o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, pois o orgulho que eles ostentam fundamenta-se no que é vergonhoso.

Por que o Senhor ordena a nós, convertidos, pensar nas coisas lá do alto e não nas coisas que são aqui da terra? Porque morremos com Cristo e com Ele ressuscitamos, e as nossas vidas estão ocultas juntamente com Cristo, em Deus.
Uma das características de um convertido é desejar e buscar a Deus e as coisas de Deus (as coisas lá do alto), onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Os pés de um convertido estão na terra, mas seu coração está no céu, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. João 17.16: Eles (os discípulos) não são do mundo, como também eu não sou.

Sim, Jesus, com Sua morte vicária (morte substitutiva), pagou a nossa dívida de pecado, e também aniquilou o poder que o pecado exercia sobre nós; mas não podemos jamais nos esquecer de que nós também morremos com Ele na cruz. Cristo morreu por nós, e nós morremos com Ele. Por isso, todos nós que recebemos a Cristo nos identificamos com Ele na Sua morte, no Seu sepultamento, na Sua ressurreição e na Sua ascensão.

Romanos 6: 3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado.

Efésios 2.6: …e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;…
Esta é, pela fé, a nossa posição espiritual: estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Essa é a nossa gloriosa posição, que é o resultado da nossa união com Cristo. É assim que Deus nos vê.

Portanto, não pode haver contradições entre a minha fé em Cristo e o meu estilo de vida. Não pode haver um abismo entre a minha fé em Cristo e a vida que levo e as coisas que faço.
Filipenses 1.27a: Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, …
Romanos 6.2b: Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

Apenas por uma questão de ênfase, o ano de 2020 tem sido para nós o ano do Espírito Santo. Atos 1.8: …mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
No dia de Pentecostes, Jesus cumpriu Sua promessa e enviou o Espírito Santo. Atos 2.1-4

Não somente nas mensagens até aqui pregadas em 2020, mas em todas as mensagens, quem falou e fala à Igreja é o Espírito; e quem O ouve são aqueles que têm ouvidos para ouvi-Lo. Apocalipse 2.7,11,17,29; 3.6,13,22

João 14.26: …mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Como vimos, é o Espírito que fala à igreja; é Ele que nos ensina todas as coisas; é Ele que nos faz lembrar de todas as Palavras de Cristo.
João 16.13: …quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
É o Espírito que nos guia a toda a verdade; é Ele que nos revela toda a realidade espiritual em Cristo.

É o Espírito Santo que nos ajuda a distinguirmos entre coisas e coisas. Por exemplo:
Que há coisas boas e coisas más (Mateus 12.35).
Que há coisas de Deus e coisas dos homens (Mateus 16.23; 1 Coríntios 2.11).
Que há coisas terrenas e coisas celestiais (João 3.12).
Coisas que estão encobertas e coisas que estão claras (João 16.25)
Coisas da carne e coisas do Espírito (Romanos 8.5).
Coisas do Espírito de Deus e coisas do espírito do homem (1 Coríntios 2.13-15).
Coisas presentes e coisas futuras (1 Coríntios 3.22).
Coisas exteriores e coisas interiores (2 Coríntios 11.28).
Coisas que para trás ficam e coisas que adiante estão (Filipenses 3.13).
Coisas lá do alto e coisas aqui da terra (Colossenses 3.2).
Coisas do mundo e coisas do reino de Deus (1 João 2.15-17).

Ainda há crentes que, por não ouvirem o Espírito, não conseguem distinguir as coisas; por exemplo: necessidades; prioridades; atividades; entretenimentos; lazeres; amizades; festas; comemorações; celebrações (Halloween: dia das bruxas); etc.
No dia 31 de outubro (sábado), houve crentes que participaram da celebração do dia das bruxas (Halloween); e no dia seguinte, dia 1 de novembro (domingo), foram à igreja que frequentam e participaram da celebração da Ceia do Senhor.
1 Coríntios 10.21: Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Entre o Espírito Santo, a nossa Bíblia, o nosso celular e a nossa TV, com qual deles passamos mais tempo? Com qual deles temos mais comunhão?
Tomem muito cuidado com as coisas que não glorificam a Deus e não edificam, a nós e aos nossos próximos.
Como distinguimos entre coisas e coisas? Ouvindo o Espírito, não a nossa alma. Os que têm ouvidos ouvem o Espírito, acreditam Nele e O obedecem.

Se realmente queremos ser cheios do Espírito e aprender com Ele; para que Ele forme em nós o caráter de Cristo; que nos lembre de tudo o que Jesus nos fala; que nos guie a toda a verdade; que nos revele toda a realidade espiritual em Cristo; é claro que precisamos ter comunhão íntima com Ele, ouvi-Lo e obedecê-Lo; e para obedecê-Lo, precisamos ouvi-Lo e crer no que Ele diz; e para ouvi-Lo, precisamos ter ouvidos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à Igreja.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!