Será que eu estou amando verdadeiramente?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O Espírito Santo tem colocado no meu coração a respeito do amor que me levou a seguinte passagem:
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13.34,35

Sabemos que todos nós que fazemos parte deste ministério temos um propósito, uma visão: ALCANÇAR, DISCIPULAR E ENVIAR. E por isso eu busco no Senhor me aproximar para receber revelações que me façam atingir este objetivo.
É incrível que cada vez mais que busco saber o que posso fazer, vejo que  Deus  já fez tudo. Para fazermos parte deste plano eterno temos que amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Mateus 22.37-39

Porém vejo que o amor está muito mais em nossas bocas do que em nosso coração, pode ser que você ache que estou exagerando, mas tenho notado atitudes e comportamentos que mostra que não somos tão amáveis assim como pensamos ser, na verdade amamos mais a nossas vidas e um pequeno grupo de pessoas, que estão mais próximas, que chamamos de família. Isso não é para criar uma desconfiança para com o irmão, mas sim para nos fazer pensar. Será que eu estou amando verdadeiramente?
Busquei responder a essa pergunta procurando alguma base bíblica e o Espírito Santo me revelou uma passagem que pode nos levar a ter esse amor que Jesus apresenta como novo mandamento.

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. 1 Pedro 1.13-21

Fazendo uma análise nessa passagem podemos começar a refletir como está o nosso relacionamento com o Pai, que por sinal, vai nos mostrar se estamos amando de verdade.
Estamos tendo o temor em nossa caminha, pois não foi qualquer coisa que nos resgatou, fomos resgatados pelo precioso sangue de Jesus Cristo.
Estamos tendo entendimento, somos sóbrios e estamos esperando na graça que Jesus tem revelado?
Quando digo que tudo o Senhor já fez por nós é justamente isso, precisamos agora estar ligados inteiramente nesta graça.

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1.22-25

E agora, estamos sendo obedientes à verdade – senão estamos vivendo um amor fraternal fingido. Esse amor que falamos que temos pelo irmão é de coração, é um amor ardente?

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2.1-10

Irmãos, o Senhor nos quer santo, somos templo do Espírito Santo. Nossa vida é Dele e precisamos entender isso e nos livrar de toda a maldade, da má fé, hipocrisias e invejas e desejar ardentemente a nova vida e crescimento que recebemos do nosso Senhor Jesus.

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. 1 Pedro 2.11-17

Precisamos ser exemplos para aqueles que desejamos ganhar para Cristo, não podemos viver as paixões carnais que o nosso “eu” sempre procura centralizar em nossos corações, nos paralisando no crescimento espiritual. O cristão maduro tem Cristo centralizado no coração.

É o nosso modo de vida que será observado pelos incrédulos para que a glória de Deus seja revelada. Devemos nos sujeitar a todas às autoridades, seja quem for, como se fossem enviados pelo Senhor, porque assim é a vontade de Deus.

Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma. 1 Pedro 2.18-25

Falando de servo, tenhamos consciência de quem somos, servos do Senhor. Servo tem que ser submisso e a nossa servidão tem que ser parte do nosso viver. Nascemos para servir, mas a palavra diz que servir aqueles que são bons é fácil, o que é grato à Deus é servir aos perversos, pois para isto mesmo fomos chamados.

Jesus é o nosso exemplo, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.

Agora podemos refletir um pouco mais sobre o amor que estamos praticando hoje em dia. Peço perdão a Deus, pois muito que foi revelado aqui tenho falhado em minha caminhada e isso tem dificultado o andamento da obra de Deus no ministério, mas creio que a palavra de Deus nos liberta e pelo amor que Ele tem por mim irei renovar as minhas forças e continuarei firme para amar incondicionalmente.

Se você também de alguma forma tenha se sentido em falta no mandamento creio que essa palavra traz detalhes que certamente te ajudará a cumpri-lo, muitas vidas serão alcançadas e o propósito de Deus será realizado em nosso ministério.

Deus os abençoe!!!

Esta mensagem foi pregada por Alexandre de Oliveira Papini, diácono, no dia 22/09/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!