Em tudo, dai graças.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

27 de dezembro de 2020
O tema da mensagem de hoje é: Em tudo, dai graças.
Clique nos links dos nossos canais para acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

1 Tessalonicenses 5.12-22
Nestes 11 versículos, o Senhor nos faz várias exortações, inclusive a que é tema desta mensagem: Em tudo, dai graças.

Rogar não significa um simples pedido, mas uma súplica. Foi com este sentimento que o apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses.
O que o apóstolo suplicou aos santos de Tessalônica? E quais súplicas o Espírito nos faz nesta noite? As mesmas. Vamos a elas.

12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam.
Esta exortação é tanto para líderes como para liderados.

  • A liderança da igreja é espiritual.
    • Os líderes são dádivas de Deus para a igreja.
    • Eles devem trabalhar, isto é, exercer cabalmente (como deve ser; de maneira satisfatória) seu chamado. Devem guiar, dirigir e aconselhar seus liderados; quando necessário, devem repreendê-los com amor e brandura.
    • Os líderes trabalham entre os irmãos, não acima deles.
  • Os liderados, por sua vez, devem acatar com apreço seus líderes, e tê-los com amor em máxima consideração.
    • Acatar significa respeitar e obedecer.
    • Com apreço significa em máxima consideração, no mais alto conceito, reconhecendo o trabalho que desempenham.
    • Ter significa posse; portanto, são os nossos líderes; aqueles que o Senhor nos deu, e devemos tê-los com amor.
    • Neste assunto, é sempre bom lembrar as Palavras de Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. João 13.20
    • Os guias da igreja são representantes do Senhor e devemos amá-los, respeitá-los e obedecê-los. Hebreus 13.7,17

13b Vivei em paz uns com os outros.
Quando os líderes não são acatados e nem dado a eles a devida honra, a desarmonia e a murmuração se instalam na igreja. Quando isso acontece, dificilmente líderes e liderados vivem em paz.
Por isso que críticas, reclamações e murmurações contra líderes não devem fazer parte da vida de nenhum crente.
O maior problema entre os seres humanos é o de relacionamento.
E entre nós, crentes em Jesus, este é também o nosso maior problema; se não fosse, não precisaríamos ser exortados a viver em paz uns com os outros.
Quando não se vive em paz é porque a carne está no controle, não o Espírito.
Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8.8
É por isso que somos exortados por Deus a nos enchermos do Espírito Dele. Efésios 5.18
Para se encher do Espírito de Deus é preciso esvaziar-se do “eu”.
A ameaça à paz está na nossa carne, no nosso “eu”, que é cheio de orgulho, soberba, egoísmo, inveja, justiça própria, autoconfiança, mente meritória etc.
Irmãos, será que há em nós carne suficiente para brigarmos?
Somente pelo Espírito Santo em nós é que podemos amar, ter alegria, viver em paz, suportar adversidades, ser bom, fiel, leal, verdadeiro, manso, ter domínio próprio etc.

14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
Em princípio, a exortação deste versículo é dirigida aos líderes do ministério local, de como devem tratar irmãos problemáticos.
O líder deve ser longânimo para com todos, isto é, demonstrar amor e graça para com todos, inclusive para com os insubmissos, desanimados, fracos, irritantes e provocadores.
Se há insubmissos na igreja, precisam ser admoestados (repreendidos com amor e brandura), para que respeitem e se submetam às lideranças e concordem com a visão do ministério e trabalhem em prol do reino de Deus.
Se há desanimados na igreja, precisam ser consolados (confortados e aliviados de seus sofrimentos) e exortados, para que superem suas dificuldades e permaneçam fiéis ao Senhor.
Se há fracos na igreja, precisam ser amparados e ajudados, espiritual, moral e materialmente.

15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
Como não poderia deixar de ser, somos exortados a não nos vingarmos de ninguém, em hipótese nenhuma; antes, devemos ser bondosos uns para com os outros.

16 Regozijai-vos sempre.
Regozijo é uma alegria muito grande; e sempre significa em todo tempo.
Qualquer um se alegra quando tudo está bem, até o ímpio.
Este mandamento de alegrar-se sempre não depende de circunstâncias, porque a nossa alegria é Jesus Cristo, que está conosco todos os dias, até a consumação do século. Mateus 28.20b
Portanto, em todo tempo, inclusive nas adversidades, devemos nos alegrar.
Porque Cristo é o motivo da nossa alegria; e cremos que Ele está no controle de tudo o que envolve e acontece em nossa vida.

17 Orai sem cessar.
A oração na vida do cristão deve ser tão necessária quanto sua respiração. Assim como ninguém vive sem respirar, assim também nenhum crente vive sem orar.
Todos os dias necessitamos de um horário marcado (sem interrupções) para falar com Deus e ouvi-Lo. Assim mantemos nossa conexão e comunhão com Ele sempre ativa.
Mas não estamos confinados a lugares e horários para orar. Podemos clamar a Deus em todo tempo e em qualquer lugar.
Quando surgem adversidades, onde quer que estejamos, clamamos a Deus e Ele nos ouve.
Orando sem cessar é que mantemos comunhão contínua e íntima com o nosso Senhor, consequentemente, com os nossos irmãos.

18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Dar graças em tudo, não por tudo.
Dar graças a Deus em tudo deve ser algo natural na vida de todo cristão.
Em tudo, obviamente, não significa que podemos dar graças para tentar justificar os nossos pecados.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
Temos motivos suficientes para adorar a Deus e confiar Nele em todas as situações, sejam elas boas ou ruins. Logo, devemos dar graças em todo tempo.
Nem todas as coisas que acontecem com a gente são boas em si mesmas.
Mas sabemos que o nosso Deus irá usar qualquer situação aparentemente ruim para trabalhar o nosso caráter e nos santificar. Ele também usa as coisas boas para nos provar.
Nenhum de nós gosta de sofrer; no entanto, sabemos que Deus, generosamente, irá transformar todo sofrimento em bênçãos para nós.
Portanto, na vida do cristão, qualquer sofrimento é um sinal de que bênçãos estão chegando.

19 Não apagueis o Espírito.
Sabemos que é possível apagar o Espírito. Como se apaga o Espírito?
Apagar o Espírito significa impedi-Lo de cumprir o Seu ministério.
O Espírito pode ser apagado de diversas formas; por exemplo:
Pela falta de amor; pelo pecado; por não orar sem cessar; por não obedecer à Palavra de Deus; pelos preceitos, regras e tradições de homens; pela falta de comunhão e de aliança; pelas críticas maldosas a irmãos e ao ministério; pela frieza e indiferença para com os irmãos; pela negligência ao chamado e à obra de Deus; por envergonhar irmãos; pelo desprezo às profecias; etc.

20 Não desprezeis as profecias; 21 julgai todas as coisas, retende o que é bom;
Assim como não devemos apagar o Espírito, também somos exortados a não desprezarmos as profecias.
A profecia nos edifica, nos exorta e nos consola. 1 Coríntios 14.3
Desprezar as profecias é não dar a elas a devida importância; é não levá-las em consideração; é desdenhar delas; etc.
Toda profecia deve estar fundamentada na Bíblia, a Palavra de Deus. Por isso que toda profecia deve ser julgada, mas julgada pela Palavra de Deus. 1 Coríntios 14.29
Julgar significa examinar. Devemos examinar todas as coisas e guardar e conservar com a gente o que é bom.
Não se examina o profeta; examina-se com base na Palavra de Deus o que por ele foi profetizado.
Cuidado, porque bom não é o que eu acho que é bom; bom é o que a Palavra de Deus diz que é bom.
Hoje, no mundo, o certo e o bom passou a ser errado e mau, e o errado e o mau passou a ser certo e bom.
Cuidado também, porque pecado não é aquilo que acham que é pecado; pecado é o que a Palavra de Deus diz que é pecado.
Sem a revelação da Palavra de Deus e o discernimento espiritual não é possível julgar todas as coisas.
Por isso, precisamos ler e meditar a Palavra de Deus todos os dias; e pedir ao Espírito Santo que nos revele toda graça e verdade contida em Cristo, o Filho de Deus, o nosso Senhor e nosso Salvador.

22 abstende-vos de toda forma de mal.
Abster-se significa privar-se de algo; no caso, de toda forma de mal.
Precisamos ter cuidado e zelo com o nosso testemunho.
Por isso, devemos fugir de tudo o que é errado e que tem aparência de mal.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!