A armadura de Deus

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Efésios 6:10-20

Após o apóstolo Paulo ter discorrido sobre vários pontos essências da vida cristã, tanto individuais como corporativos, tais como a santidade; o fruto da luz e as obras das trevas; o lar cristão: marido e mulher, filhos e pais; a convivência entre patrão e empregado; etc.; ele inicia o próximo parágrafo da seguinte maneira:
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; …

Então, para concluir o que já havia dito aos efésios, o Senhor ordena-lhes que se fortaleçam diariamente, mas que se fortaleçam no Senhor e na força do poder do Senhor; que se revistam de toda a armadura de Deus.
Mas por que o Senhor nos ordena essas coisas? 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Amados irmãos, a vida cristã não se limita apenas às celebrações aos domingos, às células, aos cursos, aos seminários, aos eventos etc. Sim, tudo isso é importante e nós fazemos. Mas a vida cristã não é só isso.
Além de tudo isso, não podemos nos esquecer jamais de que a igreja de Cristo, que somos nós, está numa guerra constante e sem tréguas contra Satanás; contra as trevas; contra os dominadores deste mundo tenebroso; contra as forças espirituais do mal, não nas regiões terrenas, mas nas regiões celestes.
Satanás é o príncipe do mal e dos dominadores da humanidade e do mundo. É ele que lidera em todas as esferas da sociedade a rebelião contra Deus.

O diabo não é uma lenda, não é um ser mitológico, não é uma energia negativa; ele é um espírito maligno cujas principais obras são: roubar, matar e destruir as pessoas. João 10:10
O diabo é invisível, maligno, astuto, persistente e oportunista. Ele sempre procurará uma maneira de nos atacar.
Mas Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Senhor e o nosso Salvador, se manifestou para destruir as obras do diabo. 1 João 3:8
Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Salvador, despojou os principados e as potestades do mal, publicamente os expôs ao desprezo, quando na cruz triunfou sobre todos eles. Colossenses 2:15

Temos que discernir que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, ou seja, não é contra pessoas.
Nossa luta não é física, mas espiritual, pois ela é travada no mundo espiritual contra o próprio Satanás.
Nesta guerra não existe acordo de paz. Também não existe cristão neutro; porque, ou se pertence ao exército de Deus ou ao exército de Satanás.

É o Senhor Quem nos treina, nos fortalece, nos capacita e nos equipa para pelejarmos nesta guerra.
Vamos conhecer, então, a armadura de Deus e suas peças.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Penso que o “dia mau” significa toda ocasião em que somos atacados pelo diabo; toda ocasião em que somos tentados e afligidos a negar o Senhor da nossa vida.
Nossa luta é contra Satanás e seu reino; e para resisti-lo e vencê-lo, e permanecermos inabaláveis, Deus nos ordena que tomemos toda a Sua armadura.
Vamos então, resumidamente, meditar em cada parte de toda a armadura de Deus, quer defensivas, quer ofensivas.

14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; …

Tais partes da armadura de Deus, como não poderiam deixar de ser, não são convencionais e nem carnais, mas espirituais e poderosas em Deus, para destruir todas as obras do diabo. 2 Coríntios 10:4-6

A primeira peça da armadura é a verdade.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos nos cingir com a verdade.
A ideia de cingir-se é a de envolver-se, de cercar-se com a verdade; e também de um cinturão que nos envolve.
O cinturão segura boa parte da armadura de Deus, inclusive a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
Portanto, a verdade tem que envolver, cercar, fundamentar e controlar toda a nossa vida.
Discípulos de Jesus são pessoas verdadeiras, leais, fiéis, morais, corretas, direitas, íntegras, honestas etc.
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem cingir-se com a verdade.

A segunda peça da armadura é a justiça.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos também nos vestir com a couraça da justiça, que simboliza a justiça que temos em Cristo e o caráter justo que vivemos no nosso dia a dia.
A couraça era feita de metal e protegia o pescoço e o peito; protegia os órgãos vitais do soldado.
Quanto a todas as nossas justiças, conforme as palavras do profeta Isaías em sua última oração, são trapos de imundícia. Isaías 64:6
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem vestir-se com a couraça da justiça.

A terceira peça da armadura é o Evangelho.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos também calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz.
Isso significa prontidão em levar o Evangelho da paz onde quer que coloquemos a planta dos nossos pés.
Prontidão significa estar sempre preparado para anunciar a qualquer hora o Evangelho da paz.
O apóstolo Paulo em Romanos 10:15, cita Isaías 52:7, porém, no plural: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz.

A quarta peça da armadura é a fé.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos também embraçar sempre o escudo da fé.
É com a nossa fé em Deus que podemos apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
O escudo protegia todo o corpo do soldado.
A nossa fé em Deus nos protege por inteiro dos dardos inflamados que o diabo lança em nosso coração e mente; tais como: mentiras; dúvidas; desejos de pecar; pensamentos impróprios, blasfemos, obscenos, de vingança; etc.
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem embraçar sempre o escudo da fé.

A quinta peça da armadura é a salvação.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos também tomar o capacete da salvação.
O capacete protegia a cabeça do soldado.
Não podemos ter dúvidas quanto à nossa salvação.
As nossas batalhas espirituais contra Satanás são travadas na nossa mente, nas nossas emoções, nas nossas vontades. São nessas áreas que ele nos ataca.
O capacete da salvação protege a nossa mente, para que sempre seja controlada por Deus; para que sempre tenhamos a mente de Cristo.
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem tomar o capacete da salvação.

A sexta peça da armadura é a Palavra de Deus.
Para que possamos resistir no dia mau, vencer o diabo e permanecermos inabaláveis, precisamos também tomar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
A espada era a arma de ataque do soldado.
Nossa espada é a Palavra de Deus. 2 Timóteo 2:15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
A Palavra de Deus é viva e eficaz. Hebreus 4:12
Manejar bem a Palavra de Deus significa meditar Nela todos os dias; viver e ensinar a Palavra de Deus todos os dias.
No deserto, pela Palavra de Deus, Jesus resistiu e venceu o diabo, e permaneceu inabalável. Lucas 4:1-13
Não há como lutar contra o diabo e vencê-lo, e permanecer inabalável, sem tomar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Agora que já estamos revestidos de toda a armadura de Deus, será que ainda é necessário mais alguma coisa? Sim, é necessário.
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
É necessário que a gente ore em todo tempo no Espírito, de maneira que a oração seja a atmosfera do nosso viver e respirar. Logo, a oração jamais deve ser esporádica, mas contínua, ininterrupta.
A oração deve ser no Espírito, inspirada e encorajada por Ele.
Na oração deve haver vigilância e perseverança.
Devemos orar por todos os santos, pois eles estão lutando lado a lado com a gente a mesma guerra espiritual; e também devemos orar pelos ministros e líderes da igreja.

Irmãos amados, é pelo poder do Espírito Santo em nós e entre nós, que a igreja, que somos nós, está engajada neste conflito espiritual contra Satanás.
Por isso que as nossas armas não são convencionais e nem carnais, mas espirituais.
Nos revestimos, e permanecemos revestidos com toda a armadura espiritual de Deus, ouvindo, obedecendo e vivendo o que Ele nos ordena, e isto, diariamente.

Embora Satanás ainda tenha a liberdade de nos tentar e nos importunar, ele não tem nenhuma autoridade sobre nós.
E a armadura de Deus é a proteção que Jesus nos deu para nos defendermos contra todos os ataques de Satanás.

Já que a nossa guerra espiritual contra Satanás é constante e sem tréguas, não podemos então, jamais, seja qual for a circunstância, nos despirmos da armadura de Deus.
Por isso que o Senhor nos encoraja a, diariamente, orarmos e meditarmos na Sua Palavra, para que a nossa mente seja renovada e a nossa vida transformada.
Quanto mais orarmos e a nossa mente for renovada pela Palavra de Deus, mais equipados espiritualmente estaremos, e menos suscetíveis aos enganos e às tentações de Satanás. Romanos 12:1,2; Colossenses 3:1-3

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!