As primeiras igrejas locais

COMPARTILHE esta MENSAGEM

03/04/2022
Tema da mensagem de hoje: As primeiras igrejas locais
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Quando lemos o livro dos Atos, nos é revelado que Cristo Jesus não parou de ensinar Sua igreja, de falar aos perdidos, e de realizar Sua obra no mundo de maneira maravilhosa e sobrenatural; e tudo isso através do Seu Espírito, por meio do Seu Corpo no mundo que é Sua igreja. Atos 1.1

O Evangelho de Cristo nos ensina que há uma só igreja e um só Espírito (Efésios 4.4). E que há também igrejas locais; ministérios locais; assembleias locais.
A primeira igreja local estava localizada na cidade de Jerusalém. Depois desta, surgiram as igrejas locais de Antioquia, Roma, Corinto, Galácia, Filipos, Colossos, Tessalônica, Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, etc.
E com cada uma delas Jesus tratava de uma maneira particular, de acordo com a realidade, o contexto e a condição espiritual de cada uma.
Por exemplo, o livro do Apocalipse nos revela que Cristo Jesus ordenou que João escrevesse cartas individuais para cada um dos anjos das sete igrejas locais da Ásia, que ficavam nas cidades de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, todas localizadas no território da Turquia.
Embora as cartas tenham sido endereçadas aos anjos de cada igreja, não há dúvidas de que foram dirigidas a todos os irmãos das respectivas igrejas.

Em cada carta, o Senhor Jesus Cristo se apresentou de uma maneira diferente. Por exemplo:
À igreja em Éfeso: Como Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas (que são os anjos das sete igrejas) e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro (que são as sete igrejas).
À igreja em Filadélfia: Como o Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.
Jesus Cristo também disse que conhecia as obras de cada uma daquelas igrejas locais, tanto as boas quanto as más; o que tinha a favor e contra cada uma delas; e o que receberiam aqueles que ouvissem e obedecessem ao que o Espírito Dele disse à igreja. Como exemplo, vamos ler Apocalipse 2.2-7; 3.15-22

É claro que no princípio da igreja, na época dos primeiros apóstolos do Senhor Jesus, os discípulos de Jesus compartilhavam uns com os outros o que ouviam do Espírito de Jesus nas reuniões; porque como vimos, o Espírito do Senhor fala nas igrejas.
Naquela época, ninguém tinha uma Bíblia impressa e organizada como hoje nós temos. Também não havia, como hoje há, uma igreja local em cada esquina. Tampouco não havia tanta facilidade, como hoje há, para se locomover até ao lugar onde os irmãos se reuniam para adorar ao Senhor e ouvir Seu Espírito falar.

Nota: Os primeiros livros do Novo Testamento foram escritos por volta do ano 49 d.C.; e os últimos, dos anos 90 a 96 d.C.
Os anos do nosso calendário começaram a ser contados a partir do nascimento de Jesus Cristo. A história da humanidade foi dividida em antes Dele (a.C.) e depois Dele (d.C.).
Concluímos, então, que os primeiros livros do Novo Testamento foram escritos, aproximadamente, 16 anos após a ascensão de Cristo ao céu; e os últimos, após 63 anos. E mesmo depois de escritos, é claro que não havia quantidade de cópias suficientes para todos os irmãos em Cristo de todas as igrejas locais existentes.

Se os discípulos de Cristo Jesus que O serviram nas primeiras igrejas locais não tinham toda a facilidade que temos hoje, como explicar, então:
– A vida abnegada (de renúncias) e santificada que tinham?
– O fato de desistirem totalmente de suas vidas para viverem a vida de Cristo? De viverem unicamente de Cristo, por Cristo e para Cristo?
– A alegria deles quando sofriam e eram mortos por amor a Cristo e ao Evangelho?
– O total desprendimento deles de bens materiais e dos prazeres da carne?
– A perseverança deles na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações?
– Tudo o que Cristo Jesus ensinou e fez através das primeiras igrejas locais?
– As experiências gloriosas e sobrenaturais que tiveram com Cristo Jesus glorificado?
– Etc.
Como entender e explicar tudo isso se eles não tinham, como já vimos, todas as facilidades e comodidades que temos hoje à nossa disposição? Penso que há diversas respostas para tal indagação. Mas hoje, o Espírito de Jesus quer tratar conosco apenas sobre duas delas, a saber, a “intimidade com Cristo por meio do Espírito Santo” e “foco”.

Embora as primeiras igrejas locais tivessem seus problemas e diversas áreas a serem tratadas, ainda assim, tinham um relacionamento íntimo com Cristo Jesus glorificado, através do Espírito Santo, que habitava em cada um daqueles discípulos.
Aqueles discípulos, pelo Espírito Santo, viviam e caminhavam a cada segundo com Cristo Jesus; viviam de Cristo, por Cristo e para Cristo.
Nota: Lembrando que discípulo é alguém que renuncia a tudo quanto tem, inclusive a própria vida; que toma todos os dias a própria cruz e vai após Jesus; que toma sobre si o jugo de Jesus para caminhar com Ele e com Ele aprender a ser manso e humilde de coração; etc. Lucas 14.27,33; Mateus 11.29

Portanto, a ordem do Senhor para Seus discípulos é: Enchei-vos do Espírito. Efésios 5.18b
Por exemplo, nos enchemos com o Espírito perseverando na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações, meditando a Palavra de Deus, esvaziando-se do nosso eu, etc.
Quanto mais cheios do Espírito Santo estivermos, mais íntimos seremos de Cristo Jesus glorificado, nosso Senhor e nosso Salvador.
E quanto mais íntimos de Cristo Jesus sermos, mais parecidos com Ele ficamos. Romanos 8.29; Gálatas 4.19
O Noivo disse às cinco virgens néscias (imprudentes; irresponsáveis; levianas): Em verdade vos digo que não vos conheço. Mateus 25.12
Está escrito em 2 Timóteo 2.19: Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

Então, a intimidade com Cristo Jesus glorificado, por meio do Espírito Santo, é imprescindível, indispensável para a igreja.

E quanto ao foco? O que é focar? Focar, em resumo, segundo os dicionários, significa concentrar-se em algo.
Como vimos, os discípulos de Cristo Jesus que O serviram nas primeiras igrejas locais não tinham toda a facilidade e comodidade que temos hoje; no entanto, Cristo Jesus glorificado fazia grandes coisas através da igreja.
Jesus fazia e ensinava devido a intimidade que a igreja tinha com Ele por meio do Espírito Santo; e também porque os discípulos eram focados. Focados em que? Naquilo que ouviam do Senhor para suas vidas e comunidades; focados na obra de Cristo; focados na missão; focados no chamado; focados nas coisas espirituais, não nas carnais; focados nas coisas celestiais, não nas terrenas; focados nos interesses de Deus, não nos próprios e nos do mundo; etc.
Será que nós, discípulos de Cristo Jesus, que servimos a Ele aqui no Ministério Águia de Cristo, estamos focados? Pode ser que não. Como saber? Penso que cada um de nós deve examinar-se para saber. Mas permitam-me falar algumas coisas a respeito.

Ao participar das células nas últimas semanas, o comentário que ouvi de vários irmãos foi que as últimas mensagens foram impactantes, a saber: A reconstrução do muro; Os verdadeiros discípulos de Jesus; Agora é a nossa vez, igreja de Jesus; A reconstrução do templo; A edificação do altar; Despertardes do sono.
Mas estas mensagens nos impactaram um pouco, mais ou menos, ou muito, a ponto de não focarmos em outras coisas, senão, em fazer o que o Senhor nos ordenou através delas?
E quanto as mensagens anteriores a estas, não nos impactaram?
Na verdade, irmãos, todas as mensagens, de alguma forma, têm que nos impactar.

O que as primeiras igrejas locais faziam quando recebiam uma carta de um apóstolo de Cristo? Faziam o que o Senhor lhes ordenava através da carta. Por exemplo, o que o Senhor ordenou à igreja em Éfeso? Apocalipse 2.5: Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Todos os domingos, aqui neste lugar, o nosso Deus abre a Sua Palavra para nós, e Cristo Jesus fala conosco através do Espírito Santo, por meio do pregador, seja ele quem for.
Devemos focar, então, no que Cristo Jesus nos ordena aqui, na nossa igreja local.
É o que faziam as primeiras igrejas locais no poder do Espírito Santo. Até a próxima reunião eles não falavam e não compartilhavam outra coisa, senão, o que Jesus lhes havia falado e ordenado, pelo Espírito, através dos apóstolos, pessoalmente ou por cartas, e dos pastores locais. E por estarem assim focados, não se distraíam e não perdiam tempo com outras coisas.
Não somos contra a Internet. Mas se ela, ou qualquer outra coisa, tem nos distraído a ponto de negligenciarmos o chamado e não obedecermos ao que o Senhor tem nos ordenado aqui, então, precisamos nos arrepender. Hoje é o dia de nos arrependermos.
Hoje, infelizmente, muitos crentes estão confusos, perdidos e infrutíferos por seguirem vários ministros. Seriam realmente muito felizes se submetessem àqueles que Deus lhes concedeu. Efésios 4.11; Hebreus 13.17
Os primeiros discípulos de Cristo Jesus não seguiam vários pastores como muitos hoje seguem, por exemplo, pela Internet.
Cada igreja local tinha o seu próprio pastor, por meio de quem Jesus falava pelo Espírito Santo. Jesus, pelo Seu Espírito, falava palavras específicas (Rhema) a cada igreja local através de seu pastor.

Também não somos contra em se ter comunhão com outros ministérios (1 Coríntios 12.21). Mas entendo que o próprio Espírito Santo é Quem promove esta comunhão para a edificação da igreja. Cremos que foi o Espírito Santo que nos uniu, através do apóstolo João Staub, às igrejas locais da RAMIS, com as quais temos comunhão próxima.

“Intimidade com Cristo por meio do Espírito Santo” e “Foco”: Esta é a Palavra do Senhor para nós hoje.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!