Aliançados.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Todos nós sabemos que conflitos e dificuldades podem ocorrer em todos os níveis de relacionamentos.
Talvez você já tenha tido algum conflito com seus familiares; com seus parentes; com amigos; vizinhos; colegas de trabalho ou de escola; professores; autoridades; conhecidos; desconhecidos; irmãos em Cristo; etc.
É bem provável que você também já tenha presenciado pessoas em conflito; por exemplo: casais discutindo a relação; discussão entre pais e filhos; discussão entre irmãos; discussão entre motoristas no trânsito; etc.

Quanto aos conflitos e as dificuldades que ocorrem nos relacionamentos, como cristãos, precisamos aprender a lidar com todos eles.
Nós, discípulos de Jesus, temos aprendido com Ele que é com amor, humildade, mansidão e a verdade que devemos lidar com todas as questões da vida, inclusive esta.
Há diversas maneiras de relacionamentos: íntimos; de amizade; superficiais; ocasionais; profissionais; por interesses; etc.
Acredito que os momentos de relacionamentos mais íntimos entre os seres humanos são o da relação sexual do marido com sua esposa; e o da mamãe amamentando o seu bebê. Estes dois relacionamentos demonstram extrema intimidade.

Efésios 5.31,32: Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
Em Efésios 5.22, o apóstolo Paulo começou a escrever sobre o lar cristão: marido e mulher, para chegar ao tema central, em Efésios 5.31,32, do que realmente queria ensinar à igreja, que é o relacionamento de Cristo com a Igreja.
Portanto, o modelo da relação entre o marido e sua mulher encontra-se na relação que há entre Cristo e a igreja.
Por que o homem e a mulher devem se casar para se tornarem os dois uma só carne? Para expressarem ao mundo a relação que existe entre Cristo e a igreja. Que relação é esta? De aliança.
Um casal só começa a viver realmente a relação matrimonial quando começa a discernir a revelação do mistério entre Cristo e a igreja.
…o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;… Colossenses 1.26

Ministérios têm se dividido ao invés de se multiplicarem. Isto por que um dos princípios do reino de Deus que mais tem sido negligenciado pela igreja há anos é justamente o relacionamento de aliança, com Deus e uns com os outros.

Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. Lucas 22.20

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. 1 Timóteo 2.5,6

Por isso mesmo, ele é o mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. Hebreus 9.15

Mediador é aquele que intervém entre duas pessoas para promover a paz entre elas.
O que separa o homem de Deus é o pecado. E Jesus age como Mediador entre o pecador e Deus; e, pela Sua morte na cruz, remove o pecado que causava a separação entre o homem e Deus. Isso só acontece quando o pecador aceita o sacrifício que Jesus fez por ele na cruz.
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.1,2

Se por meio de Jesus Cristo Deus firmou com os que creem uma eterna aliança, é óbvio que Ele deseja que a base do relacionamento entre os que creem em Jesus seja esta aliança.
É Cristo Jesus, nosso Senhor, que nos considera fiéis e que nos designa para o ministério; mas sem este relacionamento de aliança não há como construir um ministério para a glória de Deus.

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4.15,16
Não somos membros de uma organização, de uma associação ou de um clube; somos partes interligadas de um único Corpo, o Corpo de Cristo, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Portanto, cada um de nós é uma dessas juntas; cada um de nós uma dessas partes; cada um de nós é inseparável um do outro e de Cristo. É assim que, em amor, crescemos e somos edificados.

A nossa aliança com o Senhor e uns com os outros é espiritual. Portanto, juntos ou não, fisicamente, estamos aliançados com Deus e uns com os outros.
Nesse relacionamento de aliança o Senhor é glorificado. É na aliança que aprendemos a confiar uns nos outros; a perdoar uns aos outros; a cuidar uns dos outros; a carregar o fardo uns dos outros; a morrer uns pelos outros; etc. Não há como servir a Deus e uns aos outros a não ser desta maneira. É assim que se constrói um ministério para a glória de Deus.

Sabemos que todos os homens pecam, e também que podem passar por problemas na vida. Mas o que fazer quando um irmão peca? O que fazer quando temos conflito com irmãos em Cristo?
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3.12-14

Estamos vivendo dias difíceis. Mas aliançados como estamos, com o Senhor e uns com os outros, enfrentaremos juntos todas as provas e tribulações que nos sobrevierem.
As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus. Mateus 16.18

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 17/05/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário