“Tribulação – Provação – Depressão” versus “O chamado de Deus”

COMPARTILHE esta MENSAGEM

08/08/2021
Tema da mensagem de hoje: “Tribulação – Provação – Depressão” versus “O chamado de Deus”
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2 Timóteo 4.5

Tenho notado, de modo geral, que há crentes que estão desinteressados pelo chamado e desanimados no ministério onde o Senhor os plantou. Será que é porque estão sentindo na pele os efeitos da pandemia? Ou será porque estão sofrendo por outras causas?
O Senhor tem nos falado insistentemente acerca do nosso chamado e da nossa missão.
No dia 30 de maio de 2021, o tema da mensagem foi “A figueira infrutífera”.
Naquela ocasião, Ele nos advertiu para que aqueles que não estavam cumprindo o chamado e a missão se arrependessem. Falou também que nada, absolutamente, poderia nos desanimar, nos impedir, nos paralisar e nos fazer desistir Dele e do chamado que Ele nos fez.
Há crentes que não entendem que quando estão desanimados no seu ministério local e desinteressados pelo chamado e pela missão, é porque, na verdade, estão desinteressados do próprio Senhor e desanimados com Ele.

Amados irmãos: Estamos nos tornando praticantes da Palavra de Deus, ou apenas ouvintes, enganando-nos a nós mesmos? Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1.22
O verbo “tornar” está transmitindo a ideia de continuidade; isto quer dizer que, à medida que ouvimos a Palavra de Deus, também A obedecemos. Praticar a Palavra de Deus significa obedecê-La.

Sabemos que Jesus é o Verbo de Deus (o Logos de Deus; a Palavra de Deus) que se fez carne e habitou entre nós. João 1.14
Somos nascidos de Deus? O que mais deseja alguém que nasceu de novo em Cristo? Orar e se alimentar da Palavra de Deus.

  • Orar sem cessar para ser cada vez mais temente a Deus e íntimo Dele.
  • Se alimentar da Palavra de Cristo para que Ela habite ricamente em sua vida.

E, assim, ser cada vez mais conformado à imagem do Filho de Deus.
Salmos 25.14; Romanos 8.29; Colossenses 3.16; 1 Tessalonicenses 5.17

Jesus, nos dias da Sua carne, vivia por causa do Pai, pois Seu alimento era fazer a vontade de Seu Pai e realizar a Sua obra. João 4.34; 6.57
Jesus e o Pai viviam em estreita intimidade. O Pai foi o centro da vida de Jesus; O Pai foi a única razão e ocupação da vida de Jesus.
É assim que nós, crentes, temos que viver com Jesus, intimamente, depositando Nele toda a nossa fé e esperança, pois vivemos por causa Dele.
Jesus tem que ser para nós o centro da nossa vida; a única razão e ocupação da nossa vida.
Se verdadeiramente nos alimentamos de Jesus, então, verdadeiramente viveremos por Ele.
Quem é nascido de Deus, naturalmente se alimenta de Jesus, vive Dele, por Ele e para Ele. Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. Romanos 11.36a

Por isso que: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;… Colossenses 3.23,24
Muitos crentes ainda não entenderam que não existem duas maneiras para se viver, uma com o Senhor e Sua igreja, e outra secular.
Para o verdadeiro cristão, por exemplo, não existe o trabalho secular e a obra do Senhor; tudo o que ele faz na vida é para servir a Cristo, seu Senhor; porque para ele tudo pertence ao seu Senhor, tudo é por meio do seu Senhor, e tudo é para o seu Senhor.
“Senhor” significa Dono, Proprietário. Deus é o nosso Dono, o nosso Proprietário. Somos o povo de propriedade exclusiva do Senhor. 1 Pedro 2.9

A depressão tem causado em algumas pessoas desânimo pelo ministério local, e também desinteresse pelo chamado de Deus. Geralmente, quem está depressivo acaba deixando seus encargos ministeriais e também de congregar aos domingos e nas células; sem contar aqueles que até do seu ministério local se desligam.
Amados irmãos, de repente, a depressão até nos atinge, seja por causa de pecado ou não, mas ela não pode nos parar e nem fazer com que a gente desista de Deus, da igreja, dos irmãos, do chamado, da missão, dos nossos encargos ministeriais e de servir.

O profeta Elias, por exemplo, era homem semelhante a nós. Tiago 5.17
Ele dependia totalmente de Deus e fazia grandes milagres em nome do Senhor.
Ele confrontou os pecados do rei Acabe; enfrentou e venceu os profetas de Baal; etc. Mas tirou os olhos do Senhor e passou a olhar para as circunstâncias e para as ameaças de Jezabel, mulher do rei Acabe; o que o levou a fugir.
De repente, ele estava em uma caverna escura, sozinho e deprimido, pedindo para si a morte. Deus perguntou a ele: Que fazes aqui, Elias? 1 Reis 19.4,13b
Mas Deus não desistiu de Elias. Deus cuidou dele.
E qual foi o remédio que Deus deu a Elias para curá-lo da depressão? Ordenou-lhe que cumprisse o seu chamado: Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 1 Reis 19.15,16
Elias foi e obedeceu ao Senhor.

Jesus tendo plenamente a natureza de Deus, tornou-se semelhante a nós, seres humanos.
Jesus nunca deixou de ser Deus. Ele nasceu 100% Deus e 100% homem. Filipenses 2.5-8
Creio que o momento mais difícil pelo qual Jesus passou em Sua vida foi no Getsêmani, quando por estar apavorado, agoniado e profundamente angustiado, Seu suor se tornou como gotas de sangue que caiam sobre a terra. Marcos 14.33; Lucas 22.44
Mas por que Jesus estava assim? Porque Ele sabia que o Pai O desampararia, O abandonaria, quando Ele assumisse a culpa pelo nosso pecado. Mateus 27.46
Jesus é o nosso exemplo maior. Mesmo passando por tudo que passou, Ele não desistiu do Seu ministério, pois foi até o fim. E graças a Jesus, somos salvos.

A depressão faz com que as pessoas se isolem, quando elas mais precisam de ajuda.
O melhor lugar para os depressivos estarem é no seu ministério local, em comunhão com seu Senhor e irmãos em Cristo, cumprindo cabalmente seu chamado e suas responsabilidades ministeriais.
Então, que fazes aí, trancado em seu quarto, deitado em sua cama? Vai e cumpre teu chamado.

Por outro lado, há crentes que por estarem passando por várias tribulações e provações, deixam seus encargos ministeriais e também de congregar aos domingos e nas células; sem contar aqueles que até se desligam do seu ministério local. Estes ouvem a voz de suas almas e também o diabo, e lhes obedecem, ao invés de obedecerem ao Senhor e Salvador de suas almas.
Se as tribulações e provações pelas quais passamos não forem por causa de Jesus e do Evangelho, então, precisamos urgentemente nos arrepender; mas se forem, devemos nos gloriar e nos alegrar, e muito, por todas elas, pois elas produzirão em nós perseverança, experiência (caráter aprovado) e esperança (confiança). Romanos 5.3,4; Tiago 1.2-4

Muito se alegra quem é provado e passa por tribulações por causa de sua fé em Cristo e pelos interesses do reino de Deus. Já quem passa por provações e tribulações por causa de seus próprios interesses, e não pelos interesses de Deus, vive chorando e murando.

O melhor lugar para os atribulados estarem é no seu ministério local, em comunhão com seu Senhor e irmãos em Cristo, cumprindo cabalmente seu chamado e suas responsabilidades ministeriais.
Está escrito que em tudo somos atribulados, porém não angustiados. 2 Coríntios 4.8
Por tanto, importa que cumpramos o nosso chamado mesmo em meio a muitas lutas e tribulações. 1 Tessalonicenses 2.1,2

Deus concede a cada um de nós determinados dons e ministérios. No entanto, entendo que o chamado de Deus não se restringe apenas a esses dons e ministérios.
Embora eu seja um pastor, o Senhor me chamou, antes de tudo, para servir; servir onde for preciso.
Mesmo que fiquemos sobrecarregados e fatigados, ainda assim, precisamos sempre estar dispostos a fazer o que for preciso na obra do Senhor; caso contrário, seremos servos inúteis (sem serventia; imprestáveis). Servo inútil é aquele que faz apenas o que o Senhor lhe ordena. Lucas 17.10
O que dizer, então, daquele que não faz nem aquilo que o Senhor lhe ordena? Será que este é realmente crente em Jesus? Será que é verdadeiramente servo do Senhor?

Temos obedecido ao que o Senhor tem nos ordenado através das pregações aos domingos? E para que a gente não se esqueça do que Ele tem nos ordenado, temos lido e relido os esboços das  pregações e compartilhado com nossos irmãos nas células?

Que a partir de hoje, todos estejam bem certos de que nem as tribulações, nem as provações, nem a depressão, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor, e impedir-nos de cumprir o nosso chamado e a nossa missão. Amém?

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!