Sim. Não. Espere.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

11/07/2021
Tema da mensagem de hoje: Sim. Não. Espere.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Salmos 5.3: De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando [a resposta do Senhor à minha oração].

Domingo passado, uma das coisas que o Senhor nos disse foi que devemos orar corretamente. Em nossas orações devemos: adorar, suplicar e dar graças a Deus. Filipenses 4.6
É claro que a nossa expectativa quando oramos a Deus é que Ele atenda rapidamente as nossas petições; que Ele sempre nos diga sim ao que Lhe pedimos. A propósito, reagimos muito bem quando o Senhor nos diz sim.
Mas como reagimos quando, ao invés do sim, Ele nos diz não ou espera?

Para Jabez, descendente de Judá, filho de Jacó, Deus disse sim à sua petição.
1 Crônicas 4.10: Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
Jabez invocou o Deus de Israel e implorou-Lhe que atendesse seu desejo.
Basicamente, ele pediu a Deus que o abençoasse em tudo o que ele fizesse; e que preservasse sua vida do mal, de sofrimentos e aflições. E Deus disse sim para Jabez.
Jabez foi humilde e depositou toda a sua confiança em Deus.

Agora imagine se Deus aparecesse a você em sonho e lhe dissesse: Pede-me o que queres que eu te dê. O que você pediria a Deus?
Foi exatamente isso que aconteceu com o rei Salomão: 1 Reis 3.5: Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.
Salomão pediu ao Senhor um coração sábio e compreensivo para, prudentemente, governar e julgar o povo de Deus, e discernir entre o bem e o mal. E Deus disse sim a Salomão, dando também a ele o que não havia pedido, como riquezas e glória. 1 Reis 3.10-13

Uma coisa que também precisamos aprender com Deus é esperar; porque esperar em Deus também faz parte dos planos Dele para nossas vidas e do nosso discipulado.
Deus não tem pressa e nunca se atrasa. Por isso, quando Deus nos faz esperar; quando Ele nos pede para esperar Nele, é porque Ele ainda tem algo a tratar com a gente.

Abrão tinha setenta e cinco anos quando o Senhor Deus prometeu fazer dele uma grande nação. Após vinte e cinco anos, o Senhor cumpriu o que prometera a Abrão, dando-lhe um filho, Isaque. E por intermédio de Isaque, a descendência de Abraão foi estabelecida. Gênesis 12.2,4; 21.5; Hebreus 11.18
Noé esperou muitos anos pelo dilúvio.
Jacó esperou sete anos para se casar com Raquel. Gênesis 29.20
José esperou muitos anos para ver seus sonhos cumpridos por Deus.

Encontramos muitos versículos, por exemplo, no livro dos Salmos, que nos exortam a esperar confiantemente no Senhor:
Salmos 27.14: Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.
Salmos 40.1: Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmos 42.5: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmos 66.19,20: Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.

O apóstolo Paulo foi um fiel servo de Deus. Praticamente metade do Novo Testamento foi escrito por ele. No entanto, Deus não se viu obrigado a responder sim a três de suas orações: Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.8,9a
O Senhor respondeu a essas três petições, mas não como o apóstolo Paulo desejava.
O não de Deus também deixa claro Quem é que governa e cuida de nós com amor.
Em outras palavras, o Senhor lhe disse: Não o afastarei de ti; mas darei a você graça para suportá-lo.
A resposta do Senhor alegrou o coração de Paulo, pois ele declarou: De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12.9b,10

Somente quando temos consciência da nossa fraqueza, inutilidade e incapacidade, é que nos tornamos dependentes do poder e da graça do nosso Deus.
Se acreditarmos que somos fortes, úteis e capazes, é porque também acreditamos que não precisamos do poder e da graça de Deus.

Nosso exemplo Maior é o nosso Senhor, Jesus Cristo.
No Getsêmani, por três vezes, Jesus pediu ao Seu Aba, Pai (Papaizinho; Paizinho; Papai querido) (Marcos 14.36; Mateus 26.44), que passasse Dele aquele cálice.
Mas Seu Aba Pai não O poupou daquela hora. Seu Deus e Pai o desamparou: Mateus 27.46.
Quando Deus, o Justo Juiz, olhou para Jesus na cruz e viu Nele todos os nossos pecados, se retirou do Filho do Seu amor. Este foi o cálice que Jesus pediu ao Pai que passasse Dele.
Jesus orou por três vezes, contudo, foi feita a vontade do Pai, pela qual fomos salvos do pecado e da condenação eterna.
Por isso que, agora, somos: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.1,2

Não há fórmulas que nos assegurem o sim de Deus às nossas orações.
Na verdade o que deve haver é vida com Deus; é Cristo vivendo em nós. Isso implica em um relacionamento correto com Deus (amor; santidade; obediência; compromisso; aliança; temor; intimidade; etc.).
Portanto, não importa se Deus nos diz sim, não ou espera, quando apresentamos a Ele as nossas petições; porque, independentemente de qual seja a Sua resposta, sempre seremos por Ele abençoados.

Precisamos, sim, nos alegrar e agradecer a Deus por responder nossas petições, não somente quando Ele nos diz sim, mas também quando Ele nos diz não ou espera.

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como compartilhar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!