Procura apresentar-te a Deus aprovado – Parte 1

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Procura apresentar-te a Deus aprovado – Parte 1


2 Timóteo 2:15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Procura significa “se esforce; se empenhe”.

Quem nos aprova, ou nos reprova, é Deus, através das provações pelas quais passamos ao longo da nossa jornada cristã.
O desejo de Deus é que a gente sempre se esforce, se empenhe, para ser aprovado em Sua presença.
Se este é o desejo de Deus, é claro que tem que ser o nosso também.

É maravilhoso ser usado por Deus.
Mas não podemos desejar apenas ser usados por Deus, muito mais ser aprovados em Sua presença, corresponder com Ele, cooperar com Ele, discernir e manejar bem a Sua Palavra, cumprir o que Ele espera de nós etc.
Porque Deus usa quem Ele quer: mula, pedras, ímpios etc.; mas apresentar-se aprovado em Sua presença é o que Ele deseja de cada um de nós.

Saiba que tudo será provado na nossa vida e jornada cristã: O nosso relacionamento e a nossa aliança com Deus; o nosso caráter; o nosso comprometimento com a obra de Deus; a nossa lealdade; a nossa fidelidade; os nossos relacionamentos com as pessoas em geral; etc.
Ou seja, a nossa fé em Deus será provada, de todas as formas e em todas as circunstâncias.
Tiago 1:3: …sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
1 Pedro 1:7: …para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo…

É claro que a nossa fé será provada durante esta mensagem.

Precisamos, então, discernir esse processo de ser provado e aprovado na presença de Deus, para nos correspondermos com Deus e cooperar com Ele. 1 Coríntios 3:9

A primeira coisa que precisamos discernir é que a provação e a aprovação não ocorrem em um contexto fácil, mas em um contexto difícil; por exemplo: nas dificuldades; nas faltas; nas lutas; nas tribulações; nas aflições; nos problemas; nas perdas; nas traições; etc.
É em um contexto difícil que Deus espera que sejamos aprovados em Sua presença.

Para discernirmos esse processo de ser provado e aprovado na presença de Deus, vamos tomar como exemplo a vida de José, um dos filhos de Jacó, que foi provado e aprovado por Deus.
A história de José nos revela alguns princípios que nos ajudam a discernir esse processo de ser provado e aprovado diante de Deus.
Penso que todos aqui conhecem a história de José com Deus.
José era filho de Jacó com Raquel. Sua história está registrada no livro de Gênesis, capítulos 37 a 50.

1 – Os aprovados vivem em função dos planos de Deus.

Os aprovados recebem e compreendem os planos de Deus para suas vidas, e passam a viver radicalmente em função destes planos.
José teve um sonho, mas um sonho de Deus. E através deste sonho ele recebeu e compreendeu o plano de Deus para sua vida, que era o de governar.

É claro que o Espírito Santo não precisa nos revelar os nossos planos e os nossos sonhos, pois já os conhecemos todos. O que Ele nos revela é o plano de Deus para nossas vidas.
O Espírito Santo nos dá visões e sonhos. Pelo Espírito Santo também profetizamos. Joel 2:28,29
Precisamos, pelo Espírito Santo, receber e discernir o plano de Deus para nossas vidas. Caso contrário, em relação a tudo que diz respeito a Deus, ficaremos perdidos, não teremos paixão, motivação, esperança etc.
É o Espírito Santo que nos revela o que Deus, em Cristo, preparou para nós antes mesmo de nascermos.

É importante entendermos que receber de Deus um sonho, uma visão ou uma palavra de sabedoria acerca do plano de Deus, é apenas o começo do processo.
Compreenda que o plano que Deus tem para nossas vidas, Ele não executará da noite para o dia, mas ao longo de nossas vidas, dia após dia.
José teve um sonho. A partir deste sonho Deus começou a executar o plano que tinha na vida dele.

Que jamais tentemos realizar o plano de Deus pelos nossos méritos, pelo nosso conhecimento, capacidade, habilidade, inteligência e na força do nosso braço.
Na verdade, precisamos apenas corresponder com Deus e cooperar com Ele, ser fiéis e perseverantes. Porque é Deus que executa Seu plano em nossas vidas.

O que precisamos discernir é que Deus realiza Seu plano em nossas vidas simultaneamente com os nossos problemas, dificuldades, faltas, lutas, tribulações, perdas, traições etc.
No espírito, recebemos e discernimos o plano de Deus para nossas vidas; mas de repente o que estamos vivendo, passando e sentindo é o contrário do que Deus nos revelou. É assim mesmo que acontece.

O fato de Deus ter revelado Seu plano para nós não significa que tudo irá se encaixar e que tudo dará certo.
Gênesis 37:5: Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
É importante entendermos isso, que o plano de Deus e as dificuldades ocorrem juntos, simultaneamente.
Nunca quebre com seus irmãos, ainda que te odeiem; antes, abençoe e ore por eles.

Os aprovados vivem em função dos sonhos e planos de Deus, mas sabem que os planos de Deus e as dificuldades ocorrem simultaneamente.

Todo envio legítimo se dá através de autoridade.
Quem enviou José para seus irmãos? Seu pai, Jacó. Mas será que esse envio foi de Deus ou do inimigo?
Quando analisamos de forma humana, questionamos e suspeitamos que foi do inimigo: Se fosse mesmo de Deus, será que Deus permitiria que José sofresse tanto nas mãos de seus irmãos e que se tornasse um escravo no Egito?
Mas quando discernimos no espírito a partir do plano de Deus, vemos Deus executando Seu plano na vida de José.

Vamos ver mais dois exemplos de envios legítimos:
Quem enviou Davi para seus irmãos, que também não gostavam dele? Seu pai, Jessé.
Quem enviou Jesus para os Seus e os Seus não O receberam? Seu Pai, Deus.
É importante discernir isso, porque, geralmente, só queremos o que é agradável e conveniente para nós, a ponto até de dizermos ao nosso pastor ou ao nosso líder: Para tal lugar eu não vou; com tal pessoa eu não ando; com aquela eu não falo; com tal líder eu não me identifico; naquela célula eu não participo; a isso eu não me submeto; etc.

O que aconteceu com José após sonhar e discernir o plano de Deus para sua vida?
Seus irmãos conspiraram contra ele para o matar, mas depois desistiram. Eles o despiram de sua túnica talar e o lançaram em uma cisterna. Cisterna é um poço usado para captar água da chuva.
Quem abre uma cova nela cairá…Provérbios 26:27a. Este não foi o caso de José.
Aos olhos humanos, parece que tudo estava dando errado para José.

Há um detalhe que não pode passar desapercebido: Na cisterna onde José foi lançado não havia água. Gênesis 37:24
Neste simples detalhe vemos a proteção de Deus. Sim, seus irmãos o odiavam; tinham a intensão de matá-lo; mas havia a mão de Deus guardando, livrando e protegendo José.

Dentro da cisterna, por um lado, José fica em uma situação dificílima, mas por outro, em uma situação de completa dependência de Deus.
Mas a mão de Deus estava com José na cisterna.
O que importa é que Deus sempre esteja conosco em situações como essa.
Dentro de uma cisterna como a que José estava, sem água, não tem o que fazer, não tem para onde correr.
Mas dentro de uma cisterna como esta, o nosso caráter é moldado; o nosso orgulho, a nossa arrogância e a nossa soberba são quebrados; temos consciência da nossa fragilidade; etc.
É em condições como esta que a nossa fé é forjada (moldada); que valores e princípios da nossa vida são provados.

A cisterna (o poço) tem algumas características; por exemplo: Não temos para onde correr; olhamos constantemente para o alto.
Há situações em que não temos para onde correr e olhar, a não ser para Deus.
Conhecendo o relato bíblico, sabemos que Deus estava executando seu plano na vida de José.
José estava aprendendo com as dificuldades da vida as lições básicas para que pudesse governar para Deus no futuro, conforme o sonho que recebera de Deus.
Ele estava sendo aperfeiçoado segundo o plano de Deus; estava sendo forjado para ser aprovado por Deus.

Como Jesus, nosso Exemplo maior, foi aperfeiçoado? Pelas coisas que sofreu. Hebreus 5:7-9
No caminho do aperfeiçoamento de Jesus para o cumprimento do plano de Deus, Ele teve que enfrentar dificuldades, perseguições, sofrimentos, dores, tribulações, aflições, ofensas, injúrias, calúnias etc., e por fim, a morte.
Foi perseverando por este caminho que Ele se tornou o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem.
Irmão amados, assim como foi com o nosso Senhor; assim como foi com José e com tantos outros; assim tambe´m será com a gente.

Aprovados são aqueles que vivem em função dos planos de Deus, dos sonhos de Deus, das coisas que compreendem em Deus, do caminho que eles têm em Deus.
Aprovados são aqueles que também compreendem que o plano de Deus e as dificuldades da vida ocorrem simultaneamente; e que é justamente nas dificuldades que eles têm que corresponder e cooperar com Deus, porque é assim que serão provados e aprovados.

2 – Os aprovados sempre têm uma atitude de excelência e nobreza, mesmo nas dificuldades.

Os aprovados entendem que devem ter uma atitude de excelência em todo tempo; que devem fazer tudo de maneira excelente, mesmo em meio às dificuldades.
Assim devemos ser: Escravos de excelência.

Os irmãos de José não o mataram, mas o venderam como escravo aos ismaelitas.
Os ismaelitas o venderam para Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.
Mas a mão de Deus estava sobre José, e Potifar o colocou como administrador de sua casa e de tudo o que possuía.
Na casa de Potifar, José se torna um escravo administrador, mas um escravo de excelência.
Para com Potifar, José age com lealdade, fidelidade e nobreza, e faz tudo com excelência.

Muitas situações podem nos prender, nos escravizar; por exemplo: Problemas familiares ou financeiros; enfermidade prolongada; perdas; falecimento de familiares e parentes; etc.
Mas para sermos aprovados, precisamos ter uma atitude de excelência mesmo em situações como estas.
Até que tais situações mudem, permaneça sempre tendo a melhor atitude, sendo sempre um escravo de excelência.

Como podemos ser escravos de excelência como José foi?

  • Sendo fonte de alegria para os outros, mesmo quando estamos tristes.
  • Reconhecendo e honrando aqueles que estão ao nosso lado, mesmo quando não somos honrados e reconhecidos.
  • Fazendo os outros prosperarem, mesmo quando não temos nada.
  • Sabendo que Cristo, o Senhor, nos conhece.

O apóstolo Paulo também foi um servo de excelência, pois não mudava sua atitude diante das circunstâncias. Nas privações, ou mesmo perseguido, escarnecido, preso, açoitado, ele nunca deixou de servir a Deus com excelência; nunca mudou a disposição do seu coração para com Deus.
2 Coríntios 6:8-10: … 8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Temos que ter sempre uma atitude de nobreza e excelência em toda e qualquer circunstância, porque Jesus Cristo é o nosso Senhor; porque Ele é o nosso Rei; Ele é o Rei dos reis.
Temos que ter sempre a melhor atitude em todo tempo, pois somos escravos do Rei Jesus em toda e qualquer circunstância; porque somos escravos de excelência.
Assim, nada irá prender e mudar a nossa vida, o nosso coração, os nossos valores e princípios, a nossa atitude, a nossa palavra etc.
Situações podem nos prender por fora, mas nada pode nos prender por dentro.
É assim que somos aprovados diante de Deus.

3 – Os aprovados aprenderam a servir no alheio.

Os aprovados aprenderam a servir outras pessoas; porque compreenderam que tudo o que fazem não fazem para pessoas, mas para Cristo, o Senhor.
José serviu com excelência e nobreza a Potifar em toda a sua casa; também ao carcereiro e aos presos quando esteve preso injustamente; igualmente, quando foi colocado como administrador da casa de Faraó e como governador do Egito.

Em tudo o que José fazia o Senhor era com ele, porque ele era um escravo que servia a todos com excelência e nobreza.
Ele fez Potifar prosperar; organizou a prisão; fez o Faraó e o Egito prosperarem.
Assim, José desenvolveu com seus senhores uma relação de confiança, pois tudo confiaram a ele.

José não foi um simples escravo, que pensava em fazer apenas o que lhe mandavam. Não.
Ele foi um escravo de excelência e nobreza, pois fazia sempre o melhor e além do que lhe mandavam. Ele aprendeu a servir aos outros com excelência e nobreza.
Antes que Deus entregue o que Ele tem para nós, precisamos ser aprovados servindo outras pessoas.
O nosso Senhor nos diz em Lucas 16:12: Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?

Precisamos aprender a servir as pessoas, mas servi-las com excelência e nobreza. Nisto todos nós somos provados, em todo tempo e em todas as áreas da nossa vida.
Há irmãos que têm dificuldade nisso, de servir e fazer o melhor para os outros. Por quê?
Porque estão pensando em si: em suas vidas; em suas famílias; em suas finanças; em seus trabalhos; em suas carreiras; em seus sonhos; em seus lazeres; em suas férias; em seus ministérios; etc.
Eles costumam dizer: Eu vou correr atrás do que é meu. Neste caso, tudo o que fizerem será na força de seus braços, e será canseira e enfado.

Não é apenas servir ou trabalhar para pessoas, seja na família, no trabalho, na igreja, ou em qualquer outro lugar ou circunstância, mas servir e trabalhar com lealdade, fidelidade e dedicação, sempre fazendo a elas o melhor com excelência e nobreza. Trabalhe e sirva assim todas as pessoas.
Não paralise, mesmo que não haja reconhecimento; mesmo que haja injustiça e dificuldades; mesmo que esteja demorando a chegar aquilo que é seu; etc.
Se de fato formos fiéis no alheio, Deus entregará o que é nosso, o que Ele preparou para nós.

Os aprovados não têm dificuldade em servir aos outros por uma razão: Porque compreenderam que tudo o que fazem não fazem para pessoas, não fazem para os outros, não fazem para si mesmos, mas fazem unicamente para Deus.
Para os aprovados não importa se são injustiçados ou desprezados, se não são reconhecidos ou aceitos; porque tudo o que fazem, fazem com excelência e nobreza para Deus, e não para homens. Este é um princípio da vida cristã.
Colossenses 3:23-25: 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Faço tudo para o meu cônjuge e ele não reconhece. Pare de fazer para o seu cônjuge e comece a fazer para Deus, mas de todo o coração, com excelência e nobreza.
Me esforço tanto no meu trabalho e meu patrão não reconhece. Pare de trabalhar para o seu patrão e comece a trabalhar para Deus, mas de todo o coração, com excelência e nobreza.
Me esforço tanto em minha empresa e não consigo crescer e avançar. Pare de trabalhar para você mesmo e comece a trabalhar para Deus, mas de todo o coração, com excelência e nobreza.

Quando servimos pessoas ou trabalhamos para elas, seja qual for o ambiente e as circunstâncias, todos nós seremos provados; e Deus espera que sejamos aprovados em Sua presença.
Os aprovados receberão de Deus aquilo que é deles. E quando Deus lhes entrega o que é deles, compreendem também que não é deles, mas que é também para abençoar os outros. Sempre é para abençoar os outros.
O princípio de Deus é servir, e não ser servido. Marcos 10:45

4 – Os aprovados vivem por princípios e sempre fogem de toda a aparência do mal.

Sempre surgirão tentações e situações em que a nossa fé e os nossos princípios e valores serão provados.
José foi tentado pela esposa de Potifar, mas fugiu dela. Ele guardou sua fé e permaneceu firme em seus princípios e valores.
As tentações têm muitas formas; cuidado com seus ardis, pois elas nos assediam a todo momento: no trabalho, nas amizades, na igreja etc.
Por isso, guarde a sua fé e não negocie seus princípios e valores. Fuja de tudo que é errado, duvidoso e obscuro.
1 Tessalonicenses 5:22: …abstende-vos [fuja; afaste-se] de toda forma de mal.

Sabe aquela oportunidade ou aquele convite que não é tão certo, mas também não é tão errado, e que vai fazer você se dar bem na vida? Fuja deles correndo.
E também as palavras que aconselham você a caminhar sozinho, a não precisar dos irmãos e de ninguém, a lutar pelo seu sonho, a não participar da comunhão do corpo de Cristo etc.? Fuja também delas.
2 Timóteo 2:5: Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
Deus está dizendo que não receberemos Dele o galardão, a recompensa da herança, se não fizermos tudo da maneira correta, com os princípios e os valores corretos, segundo a Sua Palavra, alinhados com Sua Palavra.

C O N T I N U A em 16/07/2023.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!