Se o Senhor quiser.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Textos: Provérbios 16.1-3; Tiago 4.13-17

À meia noite de amanhã o ano de 2018 terá passado, e o de 2019 chegado. Será o final de um ciclo e o início de outro. Nesse exato horário, a esperança de todos será renovada.
Temos muito a agradecer ao Senhor por tudo o que Ele realizou em nossas vidas no ano de 2018.
A maioria de nós já tem projetos e planos para 2019, e sonhos a realizar.
O sonho faz parte da vida de qualquer ser humano.
Antes de qualquer realização vem o sonho (a visão), e com ele o planejamento, as estratégias, as condições e os recursos para realizá-lo.
Portanto, a visão é o primeiro passo para a sua própria realização.

Como cristãos, a nossa vida, os nossos sonhos e planos devem estar alinhados com a vontade de Deus. É bom sonhar e planejar, mas ouvir a voz do nosso Senhor, antes de fazer qualquer coisa, é fundamental e imprescindível para um discípulo e servo do Senhor.

1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. 3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16.1-3

A nós foi concedida a capacidade de planejar, porém, é o SENHOR, a quem seguimos e servimos, quem aprova cada um dos nossos planos.
Tudo o que fazemos pode até parecer bom e certo aos nossos olhos, mas o Senhor julga as verdadeiras motivações do nosso coração em relação a tudo que fazemos.
Confiar e consagrar ao SENHOR as nossas obras significa obter Dele a aprovação para realizá-las, pois só assim elas serão bem-sucedidas e estabelecidas.

Há aquele que faz tudo sem orar. Há também o que primeiro faz e só depois ora.
Mas há o que procura conhecer a vontade de Deus antes de fazer qualquer coisa.
Com qual desses a gente mais se identifica?
Todos nós seremos mais eficazes, produtivos e felizes se primeiro ouvirmos o que o nosso SENHOR tem a nos dizer acerca do nosso cotidiano, do nosso chamado, do nosso ministério, das nossas obras, afazeres, sonhos e realizações.
Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas, quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus. Hans Von Staden
Quando trabalhamos, nós trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha. Hudson Taylor

Hoje, último domingo do ano, o Senhor quer nos mostrar que é errado planejar, seja lá o que for, com presunção e autoconfiança, sem levar em conta a vontade Dele, pois sem Ele nada podemos fazer.
Todas as coisas que fazemos sem Ele são obras mortas.

Uma coisa é agir por fé, outra bem diferente é agir por presunção, autoconfiança ou pensamento positivo.
O que é presunção? É supor, imaginar, suspeitar, que algo vai acontecer ou dar certo.
O que é autoconfiança? Confiar em si mesmo.
O que é fé? Ora, a fé é a certeza, o firme fundamento, de coisas que se esperam, a convicção, a prova de fatos e coisas que se não veem. Hebreus 11.1
Cuidado: Pensamento positivo não é fé, pois a fonte do pensamento positivo é o ego ou o diabo.

Tiago 4.13-17

13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Neste versículo, o Senhor quer corrigir (2 Timóteo 3.16) os crentes que planejam e dizem: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Note que este versículo detalha um plano:
O dia: Hoje ou amanhã – As pessoas envolvidas: Nós iremos – O lugar: para a cidade tal – A duração: lá passaremos um ano – A atividade: negociaremos – O objetivo: teremos lucros.
Este plano parece muito bom, mas precisa ser revisto, pois está faltando o fundamental e o imprescindível: DEUS.
Observe que em nenhum momento Deus é considerado no plano. Trata-se de um plano do ego.
Pecamos todas as vezes que fazemos alguma coisa sem antes conhecer a vontade de Deus para ela.

14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Os cristãos não podem planejar o futuro como se o amanhã fosse certo, pois não sabem o que sucederá daqui a um segundo, que dirá amanhã. Então, o que devem fazer?

15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Em todos os nossos planos para hoje, e também para o futuro, sejam a curto, médio ou longo prazo, devemos conhecer a vontade do nosso Senhor para cada um deles, afinal de contas somos discípulos e servos Dele.
“Se o Senhor quiser” não significa que deva ser feito, e se der certo é porque o Senhor quis, e se não der certo é porque o Senhor não quis. Não é isso mesmo.
Quando compartilhamos nossos planos com os irmãos, geralmente eles dizem: Se Deus quiser vai dar tudo certo. E nós replicamos: Ele quer. Mas será que Ele quer mesmo, ou é a nossa presunção, ou a nossa autoconfiança, ou um pensamento positivo que estão fazendo esta afirmação?
“Se o Senhor quiser” significa submeter plenamente nossa vida e todas as obras que realizamos à vontade do Senhor. E não há como conhecer a vontade de Deus sem buscá-la em oração e meditação de Sua Palavra.
Mas não podemos ter vontades? Sim. Mas é a vontade do nosso Senhor que sempre deve prevalecer, não a nossa. Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Lucas 22.42
Se nossas vontades e desejos prevalecem sobre a vontade do nosso Senhor, então, não somos Seus discípulos e servos, antes, somos ouvintes negligentes, egoístas e descrentes.

16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
Quando deixamos Deus de fora dos nossos planos, na realidade, estamos nos orgulhando de nossas capacidades. E toda vanglória como essa é maligna, pois deixa Deus de fora.
Jesus disse: Porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5

17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
“Fazer o bem”, nesse contexto, significa depender totalmente de Deus em todas as áreas e planos da nossa vida. Se não fizermos isso estaremos pecando contra o Senhor.

Oramos para conhecer a vontade de Deus em tudo que fazemos e a ela nos submetemos? Ou será que é a nossa vontade que tem prevalecido sobre a vontade do nosso Senhor?

O objetivo desta mensagem é ensinar, repreender, corrigir e educar os homens e as mulheres de Deus, para que sejam perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16,17

Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. 1 Timóteo 4.15

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 30/12/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!