Sempre contente.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Filipenses 4.10-20

O apóstolo Paulo recebia ajuda financeira da igreja de Filipos.
Conforme Gálatas 6.6, todos aqueles que estão sendo instruídos na Palavra de Deus, além de orar pelos seus instrutores, também devem ajudá-los financeiramente.
Em nosso ministério, ajudamos financeiramente os nossos líderes (instrutores) entregando-lhes todos os meses as nossas primícias. É assim que também temos honrado a Deus, entregando os nossos primeiros frutos àqueles que Ele envia para nos instruir na Sua Palavra.
Breve parêntese: Dízimos, ofertas e primícias não tem nada haver com a quantia em si, mas sim com fé, honra e fidelidade. Quem não é fiel no pouco também não será no muito. Lucas 16.10

O apóstolo Paulo não se queixava por não receber ajuda financeira da igreja e dos irmãos. O que realmente importava para ele era viver e morrer por Jesus e pelo Evangelho, independentemente de circunstâncias e de conjunturas sociais e econômicas.
Penso que somente quem vive e morre por Jesus e pelo Evangelho é capaz de viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4.11. Mas o apóstolo Paulo precisou aprender a viver desta maneira.
Será que também temos que aprender a viver contente em toda e qualquer situação? O que vocês acham?

Quando o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses ele tinha em abundância e estava suprido, pois havia recebido deles além do necessário para se manter. Filipenses 4.18
Houve, então, momentos em que o apóstolo Paulo tinha além do que precisava, pois havia fartura em sua vida; mas também houve momentos em que ele não tinha o mínimo necessário, pois até fome passou em sua jornada com Cristo. Filipenses 4.12

Como o apóstolo Paulo aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação? Morrendo para si mesmo e para o mundo, a fim de viver unicamente para Deus. Assim, ele tinha fé e plena convicção de estar no centro da vontade de Deus.
Vivendo unicamente para Deus, se tivesse fartura, ele cria que era pela vontade de Deus; se passasse fome, cria que era pela vontade de Deus; se fosse humilhado, cria que era pela vontade de Deus; se fosse honrado, cria que era pela vontade de Deus; se havia abundância, cria que era pela vontade de Deus; se havia escassez, cria que era pela vontade de Deus; etc.

A situação atual do mundo não nos tem permitido o contato físico. Mas somos a igreja do Deus vivo na Terra; e nada, absolutamente nada, conseguirá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor; e também nos separar uns dos outros, pois somos um corpo, o corpo de Cristo na Terra.
Tenho visto as redes sociais como providenciais neste tempo de pandemia e isolamento social; mas o ideal mesmo é estarmos juntos fisicamente. Creio que em breve isto será possível.
Portanto, até certo ponto, as redes sociais têm nos ajudado a manter a nossa comunhão.
Mas há outras situações que têm deixado muitos cristãos preocupados e até mesmo desesperados. Por exemplo: desemprego – falta de dinheiro – contágio pelo Coronavírus – medo do amanhã.

Tudo que acontece na vida de um cristão, seja bom ou ruim, é também para que ele aprenda a viver contente em toda e qualquer situação.
O contentamento diário e constante do cristão não depende das situações pelas quais ele passa, mas pela presença real e constante de Deus em sua vida.
Mateus 28.20b: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

O apóstolo Paulo morreu para a lei, para si mesmo e para o mundo, a fim de viver para Deus. Portanto, não era ele quem vivia, mas Cristo é quem vivia nele. Gálatas 2.20; 6.14
Será que ainda há coisas em nosso velho homem e no mundo que nos atrai e nos satisfaz?

Será que confiamos mais nos nossos empregos do que em Deus?
Será que confiamos mais no dinheiro do que em Deus?
Será que temos mais temor do Coronavírus e da Covide-19 do que de Deus?
Será que nos preocupamos mais com o amanhã ao invés de amarmos a parousia (a vinda do Senhor)? 2 Timóteo 4.8

Se não estamos vivendo exclusivamente para Deus:
> nossa preocupação por estarmos desempregado é justificável.
> nossa preocupação por estarmos sem dinheiro é justificável.
> nosso medo em contrair alguma doença é justificável.
> nossa preocupação pelo amanhã, e a nossa falta de amor pela vinda do Senhor, são justificáveis.

Ouvi certa vez um pregador dizer: Cuidado! Você pode errar o Caminho para o céu por 30 cm.
A distância média entre a mente do homem e seu coração é de 30 cm.
Ter Jesus na mente é bem diferente de tê-Lo no coração.

Quem vive exclusivamente para Deus não se desespera, não tem medo, nem preocupação; pois sabe que em meio a todas as situações, sejam elas boas ou ruins, o Senhor estará presente para operar um milagre e cumprir o Seu propósito.
Salmos 23.4: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Viver exclusivamente para Deus, resumidamente, é: estar morto para si mesmo e para o mundo; e vivo para Deus, em Cristo Jesus.

Quem de nós já foi lançado em uma fornalha ardente? Ou lançado em uma cova cheia de leões famintos? Quem de nós já foi preso por pregar o Evangelho? Ou açoitado por ser escravo do Senhor?
Quando Hananias, Misael, Azarias, Daniel e os apóstolos passaram por essas situações, eles sabiam quem estava com eles e a quem pertenciam, e nós também sabemos: o Senhor da vida deles.

Igualmente, os servos do Senhor que foram torturados, açoitados, algemados, presos, apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada, afligidos, maltratados (Hebreus 11.35-38), também sabiam quem estava com eles e a quem pertenciam, e nós também sabemos: O Senhor da vida deles.

Cremos que todos estes pertenciam ao Senhor; que o Senhor estava com todos eles em tudo que passaram, pois amavam ao Senhor e viviam unicamente para Ele.
E nós, cremos realmente que pertencemos ao Senhor; que Ele é o nosso Dono; que Ele está conosco todos os dias? Se realmente cremos, então, não há porque se preocupar ou desesperar. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31b

Vamos viver contentes, todos os dias, em toda e qualquer situação, porque sabemos em quem temos crido, a quem pertencemos e para quem vivemos, e sabemos que é Poderoso.

Quero encerrar com dois textos:
Filipenses 4.13: …tudo posso naquele que me fortalece.
Hebreus 13.5,6: Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 19/07/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!