O Descendente de Abraão – Parte 3

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Gálatas 3.1-14

A cruz de Cristo nos separa da maldição e da escravidão da lei para sempre.
Ninguém jamais recebeu o Espírito Santo por fazer algo ou guardar a lei, mas sim pela fé, por crer no Filho de Deus.
Se ninguém é salvo por obras, também não pode crescer em santidade ou em maturidade por meio da lei.

Todos que passam a crer unicamente em Jesus, de alguma forma sofrerão perseguições. Um dos objetivos desta perseguição é para que deixem a graça e voltem para a lei e os rudimentos do mundo. Os que voltam, afirmam com esta atitude que tudo o que até então sofreram pela graça foi tudo em vão, pois estão dando mais crédito aos seus perseguidores do que a Jesus, o Salvador.

O Espírito Santo é concedido e milagres são operados, não por obras da lei, mas pela pregação da fé. O Espírito Santo é dado pela graça e recebido pela fé. É o caso de Abraão, que foi justificado da mesma maneira, pela fé.
Só há uma coisa que o homem pode fazer com respeito à salvação: crer em Deus.

A justificação é um ato de Deus pelo qual Ele declara justo todo aquele que Nele crê. Isso não significa que Deus tornou o homem sem pecado e justo em si mesmo, mas que Deus considera o pecador justo com base na obra de Seu Filho, que é o Salvador do mundo.
É por causa de Jesus e de Sua obra redentora que o pecador crente é aceito por Deus no céu.

O que Deus espera de todo pecador que Nele crê? Que viva por modo digno do Senhor e do Evangelho, e que seja grato por tudo o que Deus lhe fez em Cristo Jesus.
A justificação, portanto, é pela fé, não tem nada a ver com guardar a lei.
Os verdadeiros filhos de Abraão são os da fé.

Abraão foi justificado antes de ser circuncidado, quando ainda era gentio, portanto, é pai de todo gentio que crê em Deus, assim como é pai de todo judeu circuncidado que morreu para a lei para viver para Deus. Romanos 4.10,11

A Escritura previu que Deus salvaria tanto os judeus como os gentios. Gênesis 12.3
A lei não requer fé, ela exige total obediência. Tiago 2.10; Gálatas 3.10
O justo viverá pela fé. Justo é aquele que foi justificado, não por obras da lei, mas pela obra de Cristo, o Filho de Deus.
Uma pessoa que está debaixo da lei não vive pela fé.

Todos então que tem fé em Deus, como teve Abraão, são salvos, pois todos os que têm esta fé, recebeu a mesma bênção que Abraão recebeu. Que bênção é esta? A salvação pela graça por meio da fé.
A lei foi dada não para salvar o pecador, mas para revelar o seu pecado, tomá-lo pela mão e conduzi-lo ao Salvador, a fim de que seja justificado por fé. Gálatas 3.24

Gálatas 3.16,29

Por Abraão, mais precisamente, pelo seu Descendente, Jesus Cristo, uma quantidade incontável de pessoas é alcançada com a salvação.
Por meio de Jesus, Deus proveu salvação a toda a humanidade, primeiro para os judeus, e imediatamente para os gentios de todas as nações, tribos, povos e línguas.
Com Seu sangue, Jesus comprou para Deus os que precedem de toda tribo, língua, povo e nação, e os constituiu para Deus reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Apocalipse 5.10
Jesus, sozinho, por toda a humanidade, tomou o cálice da ira de Deus sobre o pecado.

A única maneira para receber a bênção de Abraão é pela fé. Fé no Cristo crucificado. Porque foi no Calvário que a ira de Deus sobre o pecado foi apagada para sempre.

Tanto a Velha como a Nova Aliança, não foram feitas entre iguais, mas entre Deus e o Seu povo; porque não há nenhum ser igual a Deus.
Um segredo da Nova Aliança é que tudo vem de Deus, e nada vem do homem.

Vamos ver em 2 Coríntios 3.1-11, alguns contrastes entre a Velha Aliança e a Nova:

Velha: Tábuas de pedra (fora do homem) | Nova: Tábuas de carne (coração do homem)
Velha: Ministério da morte | Nova: Ministério do Espírito
Velha: Ministério da condenação | Nova: Ministério da justiça
Velha: O que desvanecia | Nova: O que permanente

A lei revela o pecado e condena à morte os que a transgridem.
O ministério da lei teve seu fim em Cristo. No entanto, a lei expressa a vontade de Deus para a nossa conduta, não para que por ela nos justifiquemos diante de Deus, mas para que andemos em novidade de vida. Romanos 6.4
Embora salvos pela graça, mediante a fé, não estamos sem lei, mas vivemos sob a Lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, que nos livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8.2
O viver que, agora, temos no corpo, vivemos pela fé no Filho de Deus, que nos amou e se sacrificou por nós. Gálatas 2.20

Não há nenhuma condenação de pecado sobre nós, que estamos em Cristo, porque esta condenação caiu sobre Jesus.
Já que a lei teve seu fim em Jesus, e a justiça de Deus completamente satisfeita em Cristo, Deus, agora, nos declara inocentes, inculpáveis e salvos.

Todo aquele que permanece nele [Jesus] não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. 1 João 3.6
Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 1 João 3.9
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8.14
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Gálatas 5.18

O Espírito de Deus não guia ninguém a procurar na lei um meio de justificar-se diante de Deus. Antes, o Espírito Santo trabalha em nossas vidas para que o eterno propósito de Deus se cumpra, que é formar em nós o caráter santo de Jesus. Romanos 8.29; 2 Coríntios 3.18; Gálatas 4.19

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos amei uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13.8-10

O encargo do meu coração com as três mensagens sobre o Descendente de Abraão, é encorajar você a crescer na graça e no conhecimento do Senhor, e também a discernir o caráter, a essência e o papel da lei e do mandamento, que são santos e justos. Romanos 7.12

O cumprimento da lei é o amor. Seja na Velha Aliança ou na Nova, na Lei ou na Graça, se não houver amor, nada terá valor ou proveito. 1 Coríntios 13.1-13

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 21/07/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!