Se Deus quiser.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Provérbios 16.1-3; Tiago 4.13-17

À meia noite da próxima terça-feira, o ano de 2019 terá passado e o de 2020 chegado.
Será o final de um ciclo e o início de outro.
Nesse exato horário, a esperança de todos será renovada.
Temos muito a agradecer ao Senhor por tudo o que Ele realizou em nossas vidas no ano de 2019.
A maioria de nós já tem projetos e planos para 2020, e muitos sonhos a realizar.
O sonho faz parte da vida de qualquer ser humano.
Antes de qualquer realização vem o sonho (a visão), e com ele o planejamento, as estratégias, as condições e os recursos para realizá-lo.
Portanto, a visão é o primeiro passo para a sua própria realização.

Como cristãos, a nossa vida, os nossos sonhos, planos e projetos, devem estar alinhados à vontade de Deus. É bom sonhar e planejar, mas ouvir a voz do nosso Senhor, antes de fazer qualquer coisa, é fundamental e imprescindível para um discípulo e servo do Senhor.

Provérbios 16: 1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. 3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16.1-3

A nós foi concedida a capacidade de planejar, porém, é o SENHOR, a quem seguimos e servimos, que aprova cada um dos nossos planos.
Tudo o que fazemos pode até parecer bom e certo aos nossos olhos, mas o Senhor julga as verdadeiras motivações do nosso coração em relação a tudo que fazemos.
Confiar e consagrar ao SENHOR as nossas obras significa obter Dele a aprovação para realizá-las, pois só assim elas serão bem-sucedidas e estabelecidas.

Há aquele que faz tudo sem orar. Há também o que primeiro faz e só depois ora.
Mas há o que procura conhecer a vontade de Deus antes de fazer qualquer coisa.
Com qual desses a gente mais se identifica?
Todos nós seremos mais eficazes, produtivos e felizes se primeiro ouvirmos o que o nosso SENHOR tem a nos dizer acerca do nosso cotidiano, do nosso chamado, do nosso ministério, das nossas obras, afazeres, planos, sonhos e realizações.

Hoje, último domingo do ano, o Senhor quer nos mostrar que é errado planejar, seja lá o que for, com presunção, autoconfiança e por vontade própria, sem levar em conta a vontade Dele, pois sem Ele nada podemos fazer. João 15.5
Todas as coisas que fazemos sem Ele são obras mortas.

Uma coisa é agir por fé, outra bem diferente é agir por presunção, autoconfiança ou pensamento positivo.
O que é presunção? É supor, imaginar, suspeitar, que algo vai acontecer ou dar certo.
O que é autoconfiança? Confiar em si mesmo.
O que é fé? Ora, a fé é a certeza, o firme fundamento, de coisas que se esperam; a convicção, a prova de fatos e coisas que se não veem. Hebreus 11.1
Cuidado: Pensamento positivo não é fé, pois a fonte do pensamento positivo é o ego ou o diabo.

Tiago 4: 13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

Neste versículo, o Senhor quer corrigir (2 Timóteo 3.16) os crentes que planejam e dizem: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Note que Tiago 4.13 detalha o plano de muitos crentes:

  • O início do plano: Hoje ou amanhã.
  • As pessoas envolvidas: (Nós) iremos.
  • O lugar: Para a cidade tal.
  • A duração: Lá passaremos um ano.
  • A atividade: Negociaremos.
  • O objetivo: Teremos lucros.

Este plano parece muito bom, mas precisa ser revisto, pois está faltando o fundamental e o imprescindível: DEUS.
Observe que em nenhum momento Deus é considerado no plano. Trata-se de um plano do ego.

Pecamos todas as vezes que fazemos alguma coisa sem antes conhecer a vontade de Deus para ela.
Tiago 4.14: Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Os discípulos e servos do Senhor não podem planejar o próprio futuro como se o amanhã fosse certo, pois não sabem o que sucederá daqui a um segundo, que dirá amanhã.
Então, o que devem fazer?

Tiago 4.15: Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Em todos os nossos planos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo, devemos conhecer a vontade do nosso Senhor para cada um deles, afinal de contas somos discípulos e servos Dele.

  • “Se o Senhor quiser” não significa: Se realizarmos algo que planejamos e correr tudo bem, é porque o Senhor quis, pois esta era a Sua vontade.
  • “Se o Senhor quiser” também não significa: Se realizarmos algo que planejamos e não correr tudo bem, é porque o Senhor não quis, pois esta não era a Sua vontade.

Efésios 5.17: Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Quando compartilhamos nossos planos com irmãos, geralmente eles dizem: Se Deus quiser vai dar tudo certo. E nós replicamos: Ele quer. Mas será que Ele quer mesmo, ou é a nossa presunção, ou a nossa autoconfiança, ou um pensamento positivo que estão fazendo esta afirmação?
“Se o Senhor quiser” significa submeter plenamente nossa vida e todos os nossos sonhos, planos e obras ao Senhor e à Sua vontade.
E não há como conhecer a vontade de Deus sem buscá-la em oração e meditação de Sua Palavra.

Mas não podemos ter vontades? Sim. Mas é a vontade do nosso Senhor que sempre deve prevalecer, não a nossa.
Lucas 22.42: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
Se nossas vontades e desejos prevalecem sobre a vontade do Senhor, então, somos ouvintes negligentes, egoístas e descrentes.

Tiago 4.16: Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
Quando deixamos Deus de fora dos nossos planos e projetos, na realidade, estamos nos orgulhando de nossas capacidades, estamos sendo arrogantes, nos vangloriando, exercendo a nossa própria justiça; e tais jactâncias são malignas, pois deixam Deus de fora.
Jesus disse: João 15.5: Porque sem mim nada podeis fazer.

Tiago 4.17: Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
“Fazer o bem”, nesse contexto, significa depender totalmente de Deus em todas as áreas e planos da nossa vida; significa conhecer a vontade de Deus para tudo o que planejarmos e realizarmos na vida. Se não fizermos isso estaremos pecando contra o Senhor.

Oramos para conhecer a vontade de Deus em tudo que fazemos e à Sua vontade nos submetemos?
Ou será que é a nossa vontade que tem prevalecido sobre a vontade do Senhor?

2 Timóteo 3: 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

O objetivo desta mensagem é ensinar, repreender, corrigir e educar os homens e as mulheres de Deus, para que sejam perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra.

1 Timóteo 4.15: Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 29/12/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!