Visão espiritual – parte 1

COMPARTILHE esta MENSAGEM

12/06/2022
Tema da mensagem de hoje: Visão espiritual – parte 1
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Hoje, há muitas pessoas que andam pelas igrejas atrás de revelações e visões de Deus para suas vidas. Mas é triste e lamentável quando elas acabam sendo facilmente ludibriadas e roubadas com falsas revelações e visões espirituais, por serem, por exemplo, ingênuas ou por estarem aflitas e desesperadas com alguma situação.
Está escrito em Mateus 7.15: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Mas há genuínas visões e revelações de Deus que visam o aperfeiçoamento dos Seus santos e a edificação da Sua igreja. Efésios 4.11-16
E penso que João 9 é um texto maravilhoso, onde podemos aprender aspectos importantes sobre visão e revelação de Deus.

Primeiramente, precisamos entender que conhecimento espiritual, entendimento espiritual, visão espiritual, para nós, cristãos, não é uma opção.
Por exemplo: O apóstolo Paulo clamava pelos efésios e pelos colossenses pedindo a Deus que lhes concedesse espírito de sabedoria, de revelação e de entendimento espirituais; clamava para que eles tivessem olhos espirituais abertos, para saberem a respeito de Deus e de Seus propósitos, de Cristo Jesus e do Evangelho da graça e da verdade, do ministério do Espírito Santo, da igreja e sua missão, do chamado deles etc. Efésios 1.15-23; Colossenses 1.9-12

Este saber, em princípio, não é intelectual, mas um saber espiritual, um conhecimento espiritual, uma visão espiritual, uma impressão no nosso interior, no nosso espírito, que é revelado a nós pelo Espírito Santo. Somente depois é que será, até certo ponto, assimilado pela nossa mente, pelo nosso intelecto.
Amados irmãos, penso não ser tarefa fácil expressar, por exemplo, por meio de palavras e textos, uma visão espiritual revelada a nós pelo Espírito do nosso Deus. Por isso é que também precisamos pedir a Deus que nos dê sabedoria para comunicar à igreja e às pessoas as revelações, visões e impressões que Ele nos concede.

Então lembrem-se: Independentemente do termo utilizado, seja “visão espiritual”, “revelação espiritual”, “saber espiritual”, “conhecimento espiritual”, “entendimento espiritual” “etc.”, trata-se de uma dádiva que nós recebemos do Senhor por uma ação direta do Espírito Santo.
E para facilitar, a partir daqui, utilizarei o termo “visão espiritual”.

O capítulo 9 de João inicia dizendo que Jesus, enquanto caminhava, viu um cego de nascença. Humanamente falando, a cegueira de nascença é uma doença incurável.
Amados irmãos, nós éramos, espiritualmente falando, este cego de nascença.
Quando Cristo Jesus nos encontrou, nós éramos escravos do pecado, estávamos mortos em nossos pecados e delitos, éramos trevas, cegos. Romanos 6.17; Efésios 2.1; Efésios 5.8
Mas o nosso Deus nos libertou do império das trevas, onde éramos cegos e escravos, onde estávamos mortos espiritualmente, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor. Colossenses 1.13,14

Está escrito em 2 Coríntios 4.6: Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz [Gênesis 1.3], ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.
O próprio Deus, pessoalmente, resplandeceu em nossos corações por meio do Espírito Santo, e a nossa vida espiritual teve início; porque outrora estávamos mortos espiritualmente.
Esse resplendor, essa luz, que invadiu os nossos corações, é a glória de Deus na face de Cristo.
A glória de Deus na face de Cristo que agora brilha em nós, a igreja, pela graça de Deus, é para ser refletida na vida daqueles que ainda estão em trevas e cegos espiritualmente.

Espiritualmente falando, a história deste cego de nascença é a nossa história.
O que a visão provocou na vida deste cego?

A visão espiritual é a chave do ministério espiritual.
Amados irmãos, não temos autoridade de enviados se os nossos olhos espirituais não estão abertos.
Se não temos visão espiritual pela graça de Deus, então não temos ministério espiritual. Porque ministério espiritual é consequência de visão espiritual.
Na igreja de Deus não existe ministério da alma ou do intelecto, e sim, ministério espiritual. Porque, se o ministério não é espiritual, então, não é ministério; podemos chamá-lo por qualquer outro nome, exceto ministério.

Deus nos libertou das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor; Deus iluminou os nossos corações para que pudéssemos ver a glória Dele na face de Cristo, Seu Filho.
Esta é, em princípio, a visão espiritual que todos nós temos que ter.
O cego de nascença, após ser curado, viu a face de Cristo.

Isaías, por exemplo, viu o Senhor e disse: Ai de mim, estou perdido, porque sou pecador. Em seguida, um serafim tocou-lhe os lábios com uma brasa viva, e seus pecados foram perdoados. Na sequência, Isaías ouviu o chamado de Deus e Lhe disse: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6
Não há como termos uma visão exata e verdadeira de nós mesmos antes de vermos a Cristo.
Isaías viu o Senhor; após o que, viu-se a si mesmo como realmente era: um pecador; um homem de lábios impuros, que habitava no meio de um povo de impuros lábios.

Pergunta: Quem é que realmente reconhece sua condição de pobre, perdido e miserável pecador; e que por reconhecer que é pecador, é perdoado por Deus; e que após ser perdoado por Deus, é chamado por Ele para o ministério; e que ao ser chamado, aceita imediatamente o chamado de Deus para sua vida, dispondo-se a cumpri-lo custe o que custar? Quem? Aquele que tem visão de Deus; aquele que tem visão espiritual.

A chave, o segredo, do ministério espiritual, seja qual for a área, é a visão espiritual.
Onde não há visão, tudo fica desordenado, confuso, desalinhado etc. Provérbios 29.18
Não somos discípulos de Cristo Jesus apenas quando estamos na igreja ou na célula; somos discípulos de Cristo Jesus vinte e quatro horas por dia, cada segundo de nossas vidas.
Então, por exemplo: Se queremos que nossos filhos conheçam ao Senhor, precisamos ser pais espirituais, e servir nossos filhos, orando por eles todos os dias e ministrando na vida deles a Palavra de Deus. Quanto aos pais e filhos espirituais, o princípio é o mesmo.

Agora, rapidamente, quero chamar sua atenção para a insistência dos fariseus em querer saber de que maneira o cego foi curado, de como ele chegara a ver (v. 15); de como seus olhos se abriram (v. 26).
Quem não tem visão espiritual acaba apelando para os métodos e as estratégias que estão dando certo, ou que já deram, em outras denominações. Agir assim não é ser espiritual, mas carnal e pragmático, voltado exclusivamente para coisas práticas, concretas, materiais, que proporcionem resultados a curto prazo, sem maiores considerações aos propósitos e à vontade de Deus. Quem age assim ainda não sabe o que é caminhar com Deus e depender Dele para tudo. Os fariseus agiam assim.
Amados irmãos, será que ainda agimos como os fariseus, atrás de métodos, fórmulas, passos, para servirmos ao Senhor?
Não quero dizer com isso que não possa haver comunhão, conexão e troca de experiências com outros ministérios; sim, pode, desde que seja uma ação promovida diretamente pelo Espírito Santo, e não por interesses.

A visão espiritual é a chave do discipulado espiritual.
Por que chamo de discipulado espiritual? Porque há o discipulado intelectual, que apenas fornece conhecimento intelectual e um diploma àqueles que se submetem a ele. Não que isso seja errado; mas só isso não basta.
Notem a palavra “discípulo” no versículo 27. Percebam que após ser curado de cegueira, o homem imediatamente se tornou um discípulo de Jesus, e passou a pregar para os fariseus, para os doutores da Lei de Deus.
Discipulado espiritual, então, é fruto de visão espiritual.
O cego de nascença, após ser curado, viu a face de Cristo.

Amados irmãos, quando o discipulado é às cegas, sem visão espiritual, o resultado sempre é desastroso.
O discípulo espiritual vê a Cristo; conhece a Cristo, Sua graça, Seu amor, Sua bondade, Sua misericórdia, Suas riquezas etc.
O discípulo espiritual nega-se a si mesmo, renuncia tudo na vida, carrega sua própria cruz.
A visão espiritual genuína nos leva, nos conduz ao caminho da cruz de Cristo, e ao discipulado de Cristo.
Discípulo espiritual é aquele cujo coração pertence a Cristo, seu Senhor; em cujo coração está assentado, soberanamente, Cristo Jesus, seu Senhor.
Na vida do discípulo espiritual, Cristo tem a primazia; e tudo o que é, tem e espera, só encontra sentido, prazer e valor em Cristo, seu Senhor.
Se de fato sou assim, então, sou um discípulo espiritual.
Mas se ainda não sou, então, a minha primeira oração deve ser: Senhor, abre os meus olhos espirituais, para que eu veja como o Senhor vê; para que eu veja a glória de Deus na face de Cristo.

O que aquele que era cego disse aos fariseus (v.25): Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
Ele não sabia nada, apenas uma coisa, que era cego e que agora via. Ele sabia porque sabia; e este saber (espiritual) que tinha o fez discípulo de Jesus.
Visões espirituais genuínas de Deus sempre nos farão discípulos. V.27,28
A visão espiritual genuína produz transformação em nossas vidas.
A visão espiritual genuína transforma a vida do marido e da esposa, dos filhos, dos irmãos, dos líderes, dos ministros, daqueles que são vizinhos, daqueles que são empregados, daqueles que são patrões etc.
Quem lava os olhos no tanque de Siloé (Enviado), recebe visão, é enviado e torna-se um pregador intrépido e ousado. V.30-33

Como já disse, não há como termos uma visão exata e verdadeira de nós mesmos antes de vermos a Cristo.
No versículo 34, os fariseus disseram ao homem: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.
Os fariseus não tinham visão a respeito de si mesmos e acreditavam que não tinham pecado.
Amados irmãos, quando não vemos a Cristo a avaliação que fazemos de nós mesmos sempre é errada e equivocada, tanto na nossa natureza como sendo filhos de Deus.

No próximo domingo, se Deus quiser, darei continuidade a esta mensagem.
Vou encerrar a primeira parte desta mensagem reiterando o seguinte: Se ainda não sou um discípulo espiritual, consequentemente não exerço um ministério espiritual, então, a minha primeira oração deve ser: Senhor, abre os meus olhos espirituais, para que eu veja como o Senhor vê; para que eu veja a glória de Deus na face de Cristo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!