Não entristeçais e não apagueis o Espírito de Deus

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Não entristeçais e não apagueis o Espírito de Deus

Efésios 4:30 | 1 Tessalonicenses 5:19

A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, nos revela que os apóstolos nada fizeram sem antes receberem poder com a descida do Espírito Santo sobre eles no dia de Pentecostes. Atos 1 e 2
É óbvio que eles nada fizeram porque nada conseguiriam fazer sem a Pessoa e o poder do Espírito Santo.
No dia de Pentecostes, todos foram cheios do Espírito Santo e receberam poder, autoridade, unção, dons espirituais, intrepidez etc., para cumprirem a missão dada a eles pelo Senhor Jesus.
É evidente que nós também jamais conseguiremos cumprir as ordens de Jesus sem a Pessoa e o poder do Espírito Santo.

Nós também ouvimos a Palavra da Verdade, o Evangelho da nossa salvação, e cremos Nele, e fomos selados com o Santo Espírito da promessa. Efésios 1:13
Mas por qual motivo não tem acontecido hoje o que frequentemente acontecia na igreja primitiva, como nos é revelado no Novo Testamento?
Penso que uma das respostas é: Porque temos entristecido e apagado o Espírito Santo de Deus.

Efésios 4:30: E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
O fato da possibilidade de entristecermos o Espírito Santo comprova que Ele é uma Pessoa, a terceira Pessoa da Trindade.
Podemos entristecer o Espírito Santo quando pecamos contra Deus. Primeiramente, todo pecado é sempre contra Deus.
No contexto imediato de Efésios 4:30, para não entristecermos o Espírito Santo, a Palavra de Deus nos exorta:

  • A nos despojarmos do velho homem e nos revestirmos do novo homem. Efésios 4:20-24
  • A deixarmos a mentira e falarmos a verdade com o nosso irmão. Efésios 4:25
    • Mentira inclui toda espécie de desonestidade, de fraude, de engano, de falsidade, de hipocrisia, do não cumprimento de promessas e compromissos etc.
  • A não pecarmos quando estamos irados. Podemos nos irar, mas não pecar. Efésios 4:26,27
    • Não pecamos quando a nossa ira provém, por exemplo, de injustiça e contra o mal.
    • Pecamos quando a nossa ira provém, por exemplo, da malícia, da inveja, do ressentimento, da vingança, do rancor, do ódio etc.
    • Pecados de ira não confessados e não arrependidos fornecem ao diabo uma porta de entrada e uma base para operar em nossas vidas. Por isso que na sequência o Senhor nos ordena: não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.
  • A não furtarmos mais, e sim, a trabalharmos para acudir aos necessitados. Efésios 4:28
    • O roubo tem várias formas: apropriar-se de bens alheios; deixar de pagar dívidas; enganar o patrão quanto ao trabalho e a saúde; enganar o empregado quanto ao salário e a situação da empresa; plagiar; falsificar; cobrar despesas não gastas; etc.
    • Não devemos apenas deixar de furtar, mas também trabalhar em um emprego honesto a fim de poder acudir os menos afortunados.
  • A não falarmos nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmitir graça aos que nos ouvem. Efésios 4:29
    • Palavra torpe inclui conversas insinuantes; piadas imorais; profanações; histórias indecentes; conversas frívolas (de pouca importância), vãs, ociosas (inúteis e que não levam a nada) e sem valor; linguagem vil (de pouco valor) e obscena (sem pudor e vulgar); etc.
  • A eliminarmos de nossas vidas toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e malícia; e sermos uns para com os outros benignos e compassivos, perdoando-nos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, nos perdoou. Efésios 4:31,32
    • Amargura: Ressentimento que não se extingue. Não ter vontade alguma de perdoar. Guardar rancor.
    • Cólera: Mau gênio; animosidade (antipatia, aversão, ódio, rancor); hostilidade (agressivo, opositor).
    • Ira: Explosões de cólera e de violência. Vive mal-humorado (irritado, ranzinza).
    • Gritaria: Gritar com ira; discutir em alta voz.
    • Blasfêmias: Maledicências (maldizente; fofoqueiro); linguagem que insulta; calúnias; palavras abusivas.
    • Malícia: Desejar mal aos outros; rancor; mesquinhez.
    • Após eliminarmos estes pecados de nossas vidas, devemos ser benignos, compassivos, e perdoar uns aos outros como Deus, em Cristo, nos perdoou.
    • Ser benigno: Desejar, sem interesse algum, o bem-estar dos outros. Desejar ajudar, mesmo com grande sacrifício pessoal.
    • Ser compassivo: Ter interesse demonstrado na compaixão pelos outros. Ter afeição genuína pelos outros. Manifestar prontidão em ajudar as pessoas a levarem seus fardos.
    • Ser perdoador: Perdoar prontamente ofensas sem conservar qualquer desejo de vingança. Quanto ao perdão, o nosso maior exemplo é o nosso Deus que, em Cristo, nos perdoa de todos os nossos pecados. É com o amor de Deus que devemos perdoar uns aos outros.

1 Tessalonicenses 5:19: Não apagueis o Espírito.
Podemos também apagar o Espírito Santo. Como?

  • Quando o nosso eu e a nossa vontade sobrepõem à VONTADE de Deus.
  • Limitando ou impedindo Sua obra em nosso meio.
  • Com nossas tradições e regras humanas.
  • Não vivendo em unidade e em comunhão.
  • Não fazendo ou fazendo de qualquer maneira a obra de Deus.
  • Com a nossa falta de perdão.
  • Quando desprezamos e criticamos as profecias.

Amados irmãos, há muito mais para aprendermos sobre este tema, mas creio que os pontos aqui destacados já nos ajudarão, e muito, a não entristecer e nem apagar o Espírito Santo de Deus que habita em nós.

Se não fizermos o que o Deus ordena a não fazer, e fizermos o que Ele ordena a fazer, é claro que não entristeceremos e nem apagaremos o Espírito Santo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!