Perdi todas as coisas por amor a Cristo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 09/12/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Filipenses 3.2-11

O contexto histórico revela que o apóstolo Paulo estava preso quando escreveu a carta aos filipenses. E este fato torna o conteúdo da carta ainda mais extraordinário e maravilhoso.
Por exemplo: Como ele foi capaz, mesmo estando preso por causa de Jesus e do Evangelho, de dizer por três vezes aos filipenses: Alegrai-vos no Senhor? Filipenses 3.1;4.4.
Mas ao ler a carta descobre-se a origem desta capacidade.

O apóstolo Paulo inicia a porção das Escrituras que acabamos de ler exortando a igreja a tomar cuidado (acautelai-vos) com os cães, os maus obreiros e a falsa circuncisão.
Provavelmente, “cães” se referem àqueles que procuravam corromper a igreja com os ensinos do judaísmo; “maus obreiros”, àqueles que propagavam tais ensinos na igreja; e “falsa circuncisão”, às práticas religiosas e rituais exigidos para se observar tais ensinos.

Para Paulo a verdadeira circuncisão é a que é do coração, no espírito. Romanos 2.29
Por isso está escrito: Porque nós [crentes] é que somos a circuncisão. Filipenses 3.3
E Paulo apresenta três características da verdadeira circuncisão; são elas: Adorar a Deus no Espírito, gloriar-se em Cristo e não confiar na carne. Filipenses 3.3

Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: Filipenses 3.4
Por que Paulo, assim como os falsos mestres, poderia confiar também na carne?
Porque seu currículo era excepcional, pois ele tinha todas as qualidades necessárias pelas quais os judeus costumavam gloriarem em si mesmos: Circuncidado ao oitavo dia; da linhagem de Israel; da tribo de Benjamim; hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que está na lei, irrepreensível. Filipenses 3.5,6

Bem que Paulo poderia confiar também na carne, mas não confiou; antes, renunciou a tudo quanto tinha por amor a Jesus e ao Evangelho, para tornar-se Seu discípulo e servo. Lucas 14.33

E para ilustrar essa renúncia, imaginei Paulo colocando de um lado tudo o que mais amava e julgava importante em todas as áreas de sua vida: família; saúde; bem-estar; prazeres; lazeres; posição social; trabalho; finanças; bens materiais; propriedades; projetos; sonhos; amizades; intelecto; moral; religião; crença; etc.; e de outro, apenas Cristo; e considerando perda tudo o que mais amava e julgava importante em sua vida por causa de Cristo, por amor a Cristo.
Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo… Filipenses 3.7,8

Por amor a Jesus, Paulo perdeu todas as coisas que amava para ganhar a Cristo.
Mas como alguém como Saulo, um aristocrata, um fariseu, que se considerava autossuficiente, que era arrogante, egocêntrico, religioso, extremamente zeloso quanto às leis de Deus, tornou-se um servo de Jesus, humilde, amoroso e manso?
Tudo começou quando Cristo o encontrou na estrada de Damasco.

Quando Cristo encontra alguém, essa pessoa precisa tomar uma decisão: Continuar vivendo sua própria vida sem Cristo; ou, reconhecer a Cristo como seu Senhor e Salvador e desistir de sua vida para viver a vida de Cristo.
Agora, condição enganosa e desastrosa é a daqueles que supõem estar vivendo a vida de Cristo, quando na verdade não estão.

Quantas horas por dia dedicamos a Jesus e ao Evangelho?
Acredito que a resposta que Jesus gostaria de ouvir de cada um de nós é: 24 horas por dia.
Mas alguém pode dizer: Isso é impossível. Pode ser para alguns, mas não para aqueles que verdadeiramente amam a Jesus e O reconhecem como seu Senhor (Dono) e Salvador. Para estes, viver e morrer por amor a Cristo e ao Evangelho é o verdadeiro sentido da vida.

Por isso que: Todo aquele que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser discípulo de Jesus. Lucas 14.33
Quando alguém renuncia a tudo quanto tem para ser discípulo de Jesus, obviamente que esta pessoa passa a ter uma única coisa na vida: O SENHOR JESUS, que é o que lhe basta.

O estilo de vida que Paulo e dos demais apóstolos vivia atendia exclusivamente aos interesses de Jesus, Senhor deles.
E o nosso estilo de vida, satisfaz aos nossos próprios interesses e anseios ou satisfaz exclusivamente aos interesses do nosso Senhor?
Quando Jesus nos comprou para Deus, nossas vidas e tudo o que tínhamos passaram a pertencer ao Senhor.
O que perdemos por amor a Jesus automaticamente passa a ser Dele.
O verdadeiro servo de Jesus jamais perderá algo na vida, porque tudo é do Senhor e nada é seu.

Por isso que a melhor decisão que alguém pode tomar na vida é perder tudo quanto tem por amor a Jesus, porque o Senhor só zela por aquilo que é Dele.
A vida do servo de Jesus é do Senhor, por isso Ele zela por ela.
A família do servo de Jesus é do Senhor, por isso Ele zela por ela.
E assim também com: saúde; bem-estar; prazeres; lazeres; posição social; trabalho; finanças; bens materiais; propriedades; projetos; sonhos; amizades; intelecto; moral; etc.

Como que o Espírito Santo formará Cristo em nós se não perdermos tudo quanto temos por amor a Jesus? E também como cumpriremos nossa missão de fazer discípulos de todas as nações se não perdermos tudo quanto temos por amor a Jesus?

Obrigado Senhor!

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!