Os sete candeeiros de ouro

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Os sete candeeiros de ouro | Apocalipse 1:9-20

 

A mensagem de hoje começa com três perguntas:

  1. Você lembra o que o Senhor falou na pregação do domingo passado?
  2. E quanto às pregações dos domingos anteriores, você lembra o que o Senhor falou?
  3. Você leu o esboço e assistiu ao vídeo da mensagem do domingo passado para fazer o que o Senhor ordenou naquela ocasião?

Se você não lembra o que o Senhor falou no domingo passado, e também não leu e não assistiu ao vídeo da pregação do domingo passado, é justamente sobre isso que o Senhor quer tratar conosco hoje.

Meus amados irmãos, Deus é fiel, e graças a Ele não nos tem faltado a Palavra Dele, que nos edifica, nos exorta e nos consola.
Mas pergunto: Não nos têm faltado, também, a obediência ao que Deus tem nos falado e ordenado?

Nós, pastores e líderes, temos nos esforçado para que Cristo seja formado em vocês; porque a semelhança a Cristo é o que Deus deseja para a igreja. Efésios 4:13; Colossenses 1:28
Por isso que não podemos pregar o que as pessoas gostam e desejam ouvir, segundo suas próprias cobiças; mas pregamos a Verdade que liberta, o Evangelho da graça e verdade. 2 Timóteo 4:1-4
Sobre nós, pregadores, pesa a obrigação de anunciar o Evangelho.
Ai de mim se não pregar o Evangelho. 1 Coríntios 9:16
E claro, tem a responsabilidade de vocês também, que é ouvir o Senhor e obedecê-Lo.
Portanto, a responsabilidade não é só de quem prega, mas também de quem ouve a pregação.

2024 será para nós o ano do profético.
Mas antes das ministrações específicas relacionadas ao profético, o Senhor me encarregou de ministrar para a igreja dois temas: No partir do pão, que foi o tema da mensagem do domingo passado; e, Os sete candeeiros de ouro, que é o tema da mensagem de hoje.

O Senhor deseja que todos os irmãos do ministério creiam, se envolvam, façam e avancem naquilo que Ele aqui fala e ordena, e não apenas uma parte dos irmãos.
O Senhor não se agrada quando uns creem, e outros não; quando uns se envolvem; e outros não; quando uns fazem, e outros não; quando uns avançam, e outros não.

Jamais podemos nos esquecer e negar, que coisas grandiosas o Senhor fez e está fazendo por nós. Salmo 126:3

 Vamos ler Apocalipse 1:9-20:

  • ⁹ Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
  • ¹⁰ Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
  • ¹¹ dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.
  • ¹² Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
  • ¹³ e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
  • ¹⁴ A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
  • ¹⁵ os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
  • ¹⁶ Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
  • ¹⁷ Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
  • ¹⁸ e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
  • ¹⁹ Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
  • ²⁰ Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.

Jesus Cristo, glorificado, revelou a João o mistério das sete estrelas que Ele tinha em Sua mão direita e dos sete candeeiros. Ou seja, o mistério passou a ser uma revelação para João.
Os sete candeeiros de ouro representam as igrejas, e Jesus está no meio delas.
Na mão direita, Jesus tem os anjos das igrejas, que representam os pastores das igrejas.
A afiada espada de dois gumes que sai da boca de Jesus é a Palavra de Deus, conforme Hebreus 4:12.
O brilho no rosto de Jesus, como o sol na sua força, é a glória de Deus na face de Cristo, conforme 2 Coríntios 4:6.

Após João receber de Jesus Cristo essa revelação, o Senhor ordenou João a escrever cartas aos anjos dos sete candeeiros de ouro; ou melhor, aos pastores das sete igrejas da Ásia.
E assim, o assunto principal dos capítulos 2 e 3 de Apocalipse passa a ser os candeeiros de ouro; ou seja, as igrejas.

Jesus mostrou a João sete candeeiros de ouro, e revelou-lhe que representam as igrejas.
A palavra hebraica usada no Velho Testamento para candelabro ou candeeiro é menorah; e a grega, em Apocalipse 1:20, lychniai.

O candelabro e todos os seus utensílios eram feitos de um talento de ouro puro batido (Êxodo 25:31,39; 37:17,24). Um talento de ouro puro pesava aproximadamente 35 quilos.
O candelabro com seus utensílios fazia parte do Tabernáculo, no qual eram realizados os atos de adoração a Deus durante o tempo em que os israelitas andavam pelo deserto logo após a saída deles do Egito.

Jesus está no meio dos candeeiros de ouro; Ele está entre as igrejas para cuidar delas; para que tudo aquilo que toca e tem a ver com a vida Dele, com a natureza Dele e com a glória Dele, possam ser preservados e mantidos na igreja.

Jesus Cristo, o nosso grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus e que está no meio das igrejas, o que Ele tem buscado aqui em nossa igreja e em todas as igrejas? A vida Dele, a natureza Dele, a glória.

Meus queridos e amados irmãos, será que existe em algum lugar do mundo uma igreja local perfeita? Será que existe um modelo de igreja local perfeita, que se nos amoldarmos a ela seremos também uma igreja local perfeita?Tomando como base os sete candeeiros de ouro de localidades diferentes, que representam as igrejas, entendo que não, pois cada igreja local tem suas particularidades e condição espiritual; e, assim, o Senhor trata particularmente com cada uma delas. Foi o que Jesus fez com as sete igrejas da Ásia (Apocalipse, capítulos 2 e 3).

Como você está na presença do Senhor?
Qual é a sua condição espiritual na presença do Senhor?
Como a nossa igreja local está na presença do Senhor?
Qual é a condição espiritual da nossa igreja local na presença do Senhor?

O que o Senhor trata aqui conosco é das nossas particularidades e da nossa condição espiritual, e não das particularidades e da condição espiritual de outros ministérios. Isto é tão óbvio que nem precisaria ser dito.

Como vimos, o candeeiro era feito de um talento de ouro puro batido.
Mas como era feito o candeeiro de ouro puro?
O candeeiro era feito com golpes de martelo sobre um talento de ouro puro.
O ouro deveria ser batido até formar o candeeiro.
O talento de ouro puro não era derretido e colocado em um molde para fazer candeeiros idênticos, quantos fossem necessários.
Assim como é com o candeeiro, assim também é com as igrejas: Elas não são “derretidas” e colocadas em um molde para se tornarem, rapidamente, igrejas perfeitas; mas “marteladas” inúmeras vezes para se tornarem santas, irrepreensíveis, gloriosas, sem mácula, sem ruga, sem defeito algum; para serem aperfeiçoadas e cumprir os propósitos de Deus; para serem preparadas para a gloriosa volta de Jesus Cristo, o Senhor.

E quanto ao bezerro de ouro, como era feito? De ouro fundido. Ou seja, o ouro era derretido e colocado em um molde, com o qual poderiam ser feitos vários bezerros de ouro idênticos.
Percebem a diferença entre o candeeiro de ouro e o bezerro de ouro?
O bezerro, embora também seja de ouro, não tem nada de Jesus, não tem a vida de Jesus, não tem a natureza de Jesus, não tem a glória de Jesus.

Do que o Senhor, mais uma vez, está nos falando: Do trabalho da cruz em nossas vidas.
É através do trabalho da cruz que Cristo é formado em nós.
A igreja não pode ser formada sem o trabalho da cruz em nossas vidas.
Quando a cruz de Cristo trabalha em nossas vidas: A nossa vontade submete-se totalmente à vontade de Deus, isto é, deixamos de fazer a nossa vontade para fazer a vontade de Deus; desistimos da nossa vida para viver a vida de Cristo.

A igreja também não pode ser formada se não colocarmos o nosso pescoço no jugo de Jesus, conforme Mateus 11:29; para caminharmos com Ele e aprendermos Dele; para sermos como Ele é, manso e humilde de coração.
Este colocar de pescoço não é forçado, mas voluntário, por conhecer Jesus; é desejar voluntariamente ser discipulado por Jesus.

O trabalhar da cruz em nossas vidas é semelhante as marteladas que eram dadas no talento de ouro puro até formar o candeeiro, que representa as igrejas, como vimos anteriormente.

Quantas “marteladas” o Senhor precisou dar para formar cada um dos sete candeeiros da Ásia? Quantas foram necessárias para cada um.
Os sete candeeiros de ouro, isto é, as sete igrejas, receberam o mesmo número de “martelas” até serem formados? É claro que não.
O que isso quer dizer? Que Jesus, que está no meio das igrejas, trata individualmente com cada uma delas, em suas particularidades e condições espirituais.
Portanto, o que o Senhor tem falado e ordenado aqui no nosso ministério é o que precisamos ouvir e fazer. O que o Senhor aqui nos fala tem a ver com as nossas particularidades e a nossa condição espiritual.

Nós não somos no mundo um bezerro de ouro moldado pelos homens segundo suas crenças, paixões e cobiças.
Nós somos no mundo um dos muitos candeeiros de ouro puro do Senhor Jesus, no qual Ele está “martelando” a cada dia.
Este “martelar” é a cruz de Cristo trabalhando em nós; é a Palavra de Deus sendo ministrada a nós, segundo as nossas necessidades, para formar Cristo em nós; para que em nós o mundo veja a vida de Cristo, a natureza de Cristo, a glória de Cristo, as virtudes de Cristo, o amor de Cristo, a graça de Cristo, a mansidão Cristo, a humildade de Cristo, a bondade de Cristo, a misericórdia de Cristo, a santidade de Cristo, o poder de Cristo etc.

Você entende e tem plena convicção de que Deus plantou você aqui na nossa igreja local?
Você também entende que é aqui que o Senhor vai “martelar” as nossas vidas até Cristo ser formado em nós?

Irmãos amados, eu não sou contra ouvir Deus através de pregadores de outros ministérios, seja de que forma for. Mas após ouvi-los, você obedece ao que Deus ordenou através deles?
Eu não sei quantas ministrações de outros ministérios você ouviu no rádio ou assistiu no YouTube.
Também não sei quantos vídeos do Tik Tok e do Instagram você assistiu desde a última ministração, cujo tema foi “No partir do pão”.
Mas de uma coisa eu sei, você não leu o esboço e também não assistiu ao vídeo da mensagem do domingo passado.

Responda: Você leu o esboço e assistiu ao vídeo da mensagem do domingo passado? Você lembra o que o Senhor nos falou e nos ordenou a fazer na ministração do domingo passado? E quanto as ministrações anteriores, você fez o que o Senhor ordenou?
Caso você não lembra o que o Senhor ordenou no domingo passado, e também não leu o esboço e não assistiu ao vídeo daquela ministração, então, você não obedeceu ao que Ele ordenou.
Mas porque será que você não lembra, não leu o esboço e não assistiu ao vídeo? Responda em seu coração para Deus

Mais duas perguntas: O que você viu e ouviu no Tik Tok e no Instagram durante a semana, edificou a sua vida? E o que você ouviu de Deus no rádio ou no YouTube, através de outros homens de Deus, você obedeceu?
Meus amados irmãos, se não obedecemos ao que Deus nos ordena aqui, que dirá o que Ele fala e ordena em outras igrejas locais!

Eu entendo que sempre vamos precisar da cooperação de homens de Deus de outros ministérios; e quem irá nos conectar a eles é o Espírito Santo.
Esta conexão pelo Espírito Santo sempre visa os interesses do reino de Deus e jamais os interesses próprios das partes.
Por exemplo: O Espírito Santo nos conectou ao apóstolo João do Verbo Vivo – RAMIS; e através dele, a outros homens de Deus de outros ministérios, com os quais caminhamos e temos comunhão. De todos eles temos recebido ajuda e apoio para o nosso ministério.

Se o Senhor nos plantou aqui, é óbvio que é aqui que Ele vai nos aperfeiçoar para cumprirmos os propósitos Dele.

Nós nunca fomos contra os avanços tecnológicos. Mas se o seu celular, por exemplo, tem distraído você e roubado o seu tempo, então, pergunte ao Espírito Santo como você deve usar o seu celular. Eu penso que uma das primeiras coisas que Ele vai falar para você é para desligá-lo no culto, na intercessão e na célula.

Ouvir de muitas fontes, se não formos criteriosos e se não tomarmos cuidado, pode nos deixar confusos. Vou dar alguns exemplos.
Talvez você já tenha ouvido ou lido:

    • Que os dons do Espírito Santo eram somente para a época dos apóstolos. E nós entendemos que são para todas as épocas.
    • Que “igreja em células” não é bíblica. E nós somos uma igreja em células.
    • Que entregar o dízimo é errado, pois o dízimo é da Lei. E nós entregamos o nosso dízimo para Cristo Jesus, o nosso Sumo Sacerdote.
    • Que honrar a Deus através da entrega das nossas primícias ao nosso líder imediato não é bíblico. E nós honramos a Deus entregando as nossas primícias a Ele na pessoa do nosso líder imediato.
    • Que para ser pastor é necessário ser teólogo. E para nós não é necessário, e sim, ter o chamado pastoral.
    • Que não é necessário viver e andar em comunhão com os irmãos. E nós entendemos que é necessário.
    • Que a igreja precisa ter um pastor virtual para que as pessoas possam interagir com ele a qualquer hora através de inteligência artificial. E nós não compactamos com isso.
    • Etc.

Se alguém está confuso em relação aos exemplos supracitados, ou em relação a outros pontos, então, penso que a melhor atitude a tomar é concordar com o ministério onde Deus o plantou.
Deus nos plantou aqui? Sim. Então, concordemos com o que Ele tem aqui falado e ordenado para nós.
Agora, onde não há concordância, também não há como caminhar junto com o pastor e os irmãos. Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? Amós 3:3

Fala-se muito de um grande avivamento que virá em breve sobre a igreja.
Você quer fazer parte desse grande avivamento?
O que os irmãos acham desse tão grande e aguardado avivamento começar aqui na nossa igreja local?
Mas o que é preciso para que isso aconteça?

    • Que os pregadores da nossa igreja local, pelo Espírito Santo, preguem a Palavra de Deus, Cristo e Sua Obra, Cristo e a Cruz, o Evangelho da Graça e Verdade, a Sã Doutrina.
    • Que todos se despertem para o que o Espírito Santo diz aqui.
    • Que todos reconheçam seus pecados, se arrependam deles e deixe-os.
    • Que todos creiam, obedeçam e vivam o que o Senhor fala aqui através dos pregadores; porque o que o Senhor fala aqui é o que precisamos ouvir, obedecer e viver.
    • Que todos andem por modo digno do Senhor e do Evangelho.
    • Que todos tenham suas vidas totalmente comprometidas com Deus e com Seu reino.
    • Que todos se santifiquem e se consagrem a Deus a cada dia.
    • Que todos perseverem na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
    • Que todos tenham um bom testemunho não só perante o Senhor, mas também diante dos homens.
    • Que o assunto da semana para todos nós não seja outro, senão, a palavra pregada aqui aos domingos, para que efetivamente obedeçamos ao que o Senhor nos ordena.
    • Etc.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!