Oportunidades e dificuldades.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Coríntios 16.5-9

O apóstolo Paulo estava na cidade de Éfeso quando escreveu sua primeira carta à igreja em Corinto. 1 Coríntios 16.8
Em Éfeso, Paulo planejava ir à Macedônia e depois visitar a igreja em Corinto.
Paulo utilizava o tempo e o dinheiro com sabedoria. Por exemplo: Na carta que ele escreveu à igreja em Éfeso, ele a exortou a não perder tempo. Efésios 5.15-17
Quando procuramos compreender qual é a vontade de Deus, dificilmente perderemos tempo. Nunca é bom perder tempo.
Atualmente, como as pessoas têm desperdiçado seu tempo? Diante da tela de um smartfone.

O plano de Paulo era passar o inverno com os irmãos de Corinto, para que eles também o encaminhassem nas viagens que ele teria que fazer.
O desejo de Paulo era passar algum tempo com os irmãos de Corinto. Ele então os informa por carta  o seu plano de viagem para visitá-los. Mas só cumpriria esse plano se o Senhor permitisse.
Paulo reconhece que todos os seus planos somente serão cumpridos se Deus permitir. É claro que isso só é possível àqueles que vivem e morrem por Jesus e pelo Evangelho; por aqueles que renunciam tudo e submetem sua própria vontade à vontade de Deus.

Em relação a planos, podemos agir de três maneiras:
1ª – Não fazer planos.
2ª – Fazer planos e não submetê-los à vontade Deus. Desconsiderar Deus em nossos planos.
3ª – Fazer planos e submetê-los à vontade de Deus.

O nosso coração pode fazer planos, mas a resposta certa, a palavra certa, a direção certa a todos eles vem dos lábios do Senhor. Provérbios 16.1
Nós, que somos discípulos do Senhor Jesus; que renunciamos tudo na vida por Ele e pelo Evangelho; que estamos dispostos a viver e a morrer por Ele e pelo Evangelho; sim, devemos submeter todos os nossos planos ao nosso Deus e Pai, e procurar conhecer a Sua vontade em relação a todos eles. Tiago 4.13-17
Na carta de Tiago está escrito sobre o pecado de se fazer planos sem submetê-los a Deus, isto é, fazer planos sem Deus, planejar a vida sem conhecer a Sua vontade.
Mas será que ainda há cristãos que fazem planos sem submetê-los a Deus; que se vangloriam de seus planos; que se mostram arrogantes na certeza de que nada poderá interferir nas suas pretensões, nem mesmo Deus?
Toda jactância (arrogância) semelhante a esta é pecado e maligna. Tiago 4.16

Após compartilhar com a igreja em Corinto os seus planos, projetos e agenda, Paulo compartilha também sobre uma porta grande e oportuna para ele trabalhar. 1 Coríntios 16.9. Neste versículo, o Espírito Santo nos revela que há duas coisas que caminham juntas, lado a lado: a oportunidade e a dificuldade.
Geralmente cremos que oportunidade e dificuldade não se combinam. Assim, acabamos crendo que oportunidade é sinônimo de algo que é fácil, não difícil. Nossa tendência, então, é crer que oportunidades são aquelas em que não há dificuldades. Tendemos a pensar assim: Se há dificuldade, então não é uma oportunidade de Deus.

Como vimos, o plano de Paulo era visitar os irmãos de Corinto, mas somente quando o Senhor permitisse. Por isso, ele permaneceu em Éfeso. E também por outro motivo, porque uma oportunidade para “o trabalho” se lhe abriu, só que havia muitas dificuldades.
Em 1 Coríntios 16.9, O Espírito Santo trata uma oportunidade de “uma porta grande e oportuna”; e muitas dificuldades, de “muitos adversários”; e também deixa claro que oportunidades e dificuldades caminham juntas, lado a lado.
Esta porta para “o trabalho” que se abriu diante de Paulo era para ele pregar Jesus entre os gentios. Tudo o que Paulo fazia na vida era serviço e trabalho para Jesus.

Assim como o Senhor abriu portas grandes e oportunas para o trabalho para os Seus primeiros discípulos, Ele continua fazendo o mesmo em nossa geração.
Em tudo Paulo servia e trabalhava para Jesus e o Evangelho, independentemente da atividade que fizesse.
Embora em Éfeso houvesse muitos adversários, dificuldades e obstáculos para o trabalho de Paulo, ainda assim ele permaneceu lá enquanto a porta se manteve aberta.

Resumidamente, Paulo enfrentou três grandes dificuldades:
1ª – Oposição das forças espirituais do mau. Éfeso era uma cidade extremamente marcada por práticas de ocultismo e feitiçaria. Éfeso era a cidade guardiã do templo da deusa Diana. Atos 19.35
2ª – Oposição daqueles que fabricavam objetos idolátricos à deusa Diana. A venda destes objetos não daria mais lucros aos seus fabricantes e comerciantes.
3ª – Oposição dos judaizantes que não acreditavam na pregação de Paulo, e que também falavam mal do Caminho diante da multidão.
Judaizante: Judeu-cristão que insistia que para alguém ser salvo era necessário também guardar as leis básicas do judaísmo, principalmente a circuncisão. Atos 15

O fato de Deus abrir portas grandes e oportunas diante de nós para servi-Lo e trabalhar para Ele, não significa que tudo será fácil e a jornada tranquila.
Na verdade, todas as oportunidades de Deus são com dificuldades e adversários.
Por isso, em vez de murmurarmos e reclamarmos das dificuldades e dos adversários, deveríamos aproveitar as oportunidades e deixar que o Senhor produza os respectivos resultados e frutos.

Hoje, aprendemos pelo menos duas lições com o nosso Senhor:
1ª – Submeter a Ele todos os nossos planos e não fazer nada sem a Sua permissão.
2ª – Dificuldades, obstáculos e adversários não indicam que devemos desistir ou desviar das portas que o Senhor abre diante de nós. Quando não entramos pelas portas que o Senhor nos abre, desperdiçamos tempo. Desperdiçar: gastar sem proveito.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 15/09/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!