Imitadores de Jesus Cristo

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Imitadores de Jesus Cristo

Filipenses 3:17,18: 17 Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. 18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
No versículo 17, o Senhor nos diz a quem devemos seguir e imitar; e no versículo 18, a quem não devemos seguir e imitar.

Lucas 19:48 nos revela que todo o povo, ao ouvir Jesus, ficava dominado por Ele.
Saulo foi alcançado por Jesus na estrada para Damasco, onde também ficou dominado por Jesus e por Suas Palavras. Atos 9:1-19
Qual foi o propósito de Jesus nesse encontro maravilhoso com Saulo? Tornar Saulo um crente exemplar; um crente que poderia ser tomado como modelo de servo e de discípulo do Senhor; etc.

Penso que todos aqui nos lembramos do primeiro encontro que tivemos com Jesus; quando também ficamos dominados por Ele e por Suas Palavras.
Mas será que também nos lembramos do propósito para o qual Ele nos encontrou?
O propósito de Jesus quando nos encontrou é o mesmo que foi para Paulo e todos os apóstolos e discípulos: Nos tornar crentes exemplares; crentes que podem ser tomados como modelos de servos e de discípulos do Senhor; etc.

Talvez alguém aqui ainda não discerniu o que significa sofrer uma total transformação (metamorfose) de vida, que se dá pela da renovação da mente pela Palavra de Deus. Romanos 12:2
Se você ainda não discerniu isso, saiba que por amar você incondicionalmente, Deus mais uma vez diz a você que o único meio pelo qual a sua mente pode ser renovada é a Palavra Dele vivificada pelo Espírito Santo.
Uma vez renovada a sua mente pela Palavra de Deus, consequentemente, sua vida sofrerá uma total transformação (metamorfose).

Na vida de Saulo (que a partir de Atos 13:9 é chamado de Paulo, que é o nome romano equivalente para o nome hebraico “Saulo”), o propósito para o qual Jesus o alcançou e o dominou se cumpriu, pois ele se tornou um apóstolo de Jesus e um exemplo de servo e de discípulo do Senhor.

A partir de seu encontro com Jesus, a mente e a visão de Paulo em relação à vida; em relação a si mesmo; em relação às pessoas; ao mundo; aos bens materiais e intelectuais; à religião; ao passado; ao presente; ao futuro; etc.; começaram a ser renovadas.
À medida em que Paulo ouvia Jesus, também cria no que Jesus lhe falava; daí sua visão e mente eram renovadas; consequentemente, ele obedecia a Palavra e as ordens do Senhor e tomava suas decisões.

Quando Jesus encontrou Saulo na estrada para Damasco, ali ele já começou a discernir o que estava acontecendo em sua vida, e a decisão que, inevitavelmente, teria que tomar.
O apóstolo Paulo amava Jesus. E seu maior anelo (desejo intenso) passou a ser: Conhecer Jesus mais e mais; ganhar a Cristo Jesus; ser achado em Cristo Jesus; etc.

O amor de Paulo por Jesus e este seu maior anelo o levaram a tomar a inevitável decisão de perder tudo o que tinha na vida; todo o seu patrimônio; todo lucro que possuía; todos os seus feitos e realizações pessoais; tudo aquilo em que confiava; pois considerou tudo isso perda, refugo e esterco por causa de Cristo Jesus. Filipenses 3:7-11

Se tem alguém que poderia confiar na carne, este era Paulo, pois era um nobre e tinha um currículo invejável. Filipenses 3:4-6
Paulo tomou esta decisão porque descobriu que a renúncia é o único meio para se conhecer a Cristo; e o poder da ressurreição de Cristo; e a comunhão dos sofrimentos de Cristo; e identificar-se com Jesus na Sua morte na cruz. Filipenses 3:10

Se desejamos realmente imitar o apóstolo Paulo, creio que a primeira coisa que devemos fazer é tomar a mesma decisão que ele tomou, de renunciar tudo na vida por causa de Jesus. Lucas 14:26,27,33

Mas por que Paulo queria tanto conhecer a Cristo intimamente, e o poder da ressurreição de Cristo, e a comunhão dos sofrimentos de Cristo, e igualmente identificar-se com Jesus na Sua morte na cruz? Para se parecer cada vez mais com Jesus.

O desejo de Paulo era ser semelhante a Jesus e viver como Jesus viveu.
Jesus sofreu? Sim! Paulo também quis sofrer no serviço a Cristo.
Jesus morreu? Sim! Paulo também quis morrer como mártir no serviço a Cristo.
Jesus ressuscitou dos mortos? Sim! Paulo também quis ressuscitar dos mortos.
Para Paulo havia apenas esse caminho e esse estilo de vida.
Foi assim que ele se tornou um apóstolo de Cristo Jesus.

Lembram-se da palavra profética que o Senhor revelou a Ananias a respeito de Saulo?
Atos 9:15,16: 15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.

Irmãos amados, se ainda não tomamos, definitivamente, a decisão de renunciar tudo na vida, inclusive a nossa própria vida, por amor a Cristo e à Sua obra, precisamos nos despertar, pois o propósito de Cristo Jesus para nossas vidas é nos tornar crentes exemplares; crentes que podem ser tomados como modelos de servos e de discípulos do Senhor; etc.

Por isso que a Palavra de Deus nos admoesta e nos encoraja a não imitarmos apenas o Senhor, mas também o apóstolo Paulo, Timóteo e os que andam segundo o modelo de vida que estes tiveram. 1 Coríntios 4:16; 1 Coríntios 11:1; Efésios 5:1; Filipenses 3:17; 1 Tessalonicenses 1:6; 2 Tessalonicenses 3:7,9; Hebreus 6:12; Hebreus 13:7

Quando Paulo comparou a glória de Cristo Jesus que havia comtemplado, com a glória dos seus privilégios naturais e carnais, da sua religião, do seu status como fariseu, das suas finanças, dos seus bens materiais, da sua saúde física e mental, da sua intelectualidade, da sua capacidade, da sua moral, da sua autoconfiança, da sua justiça própria, etc., descobriu que tudo não passava de refugo, perda e esterco.

Foi por amor a Cristo Jesus que Paulo decidiu perder todas estas coisas. Filipenses 3:8

Amados irmãos, que renovemos a nossa mente e façamos o mesmo; tudo por amor a Jesus e para a glória do nosso Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!