Deus prova o nosso coração.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

22 de novembro de 2020
“Deus prova o nosso coração.”
Clique nos links abaixo para acessar o vídeo desta ministração.
Facebook   –   YouTube

Vamos ler “1 Tessalonicenses 2.1-6”.

O Espírito do Senhor já nos disse que Deus conhece o nosso coração. E hoje, Ele nos diz que Deus também prova o nosso coração.
Todas as palavras e frases de todos os versículos da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, obviamente, fazem parte do contexto do capítulo e do livro em que se encontram, como também do contexto geral da Bíblia.
Vamos então, com a preciosa e imprescindível ajuda do Espírito Santo, meditar a seguinte frase que se encontra em 1 Tessalonicenses 2.4: “não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração”.

Deus nos confiou o Evangelho; portanto, devemos vivê-lo e anunciá-lo, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. Mas para isso devemos, assim como Paulo, Silvano e Timóteo, por exemplo, ter ousada confiança em Deus e uma disposição corajosa, mesmo que em meio a muita luta formos maltratados e ultrajados, como eles foram.
Maltratado = Tratado mal; espancado; etc.
Ultrajado = Ofendido na dignidade; afrontado; difamado; insultado; etc.
Assim como eles foram provados em tudo, nós também seremos. Eles foram provados e aprovados. Deus deseja que sejamos aprovados; aliás, Ele já fez tudo para que isso aconteça; só precisamos fazer a nossa parte, individual e coletivamente.

Os apóstolos e discípulos de Jesus, em suas pregações, não usavam linguagem de bajulação e nem artimanhas e intuitos gananciosos, pois suas pregações não tinham qualquer intenção de enganar àqueles que os ouviam, visto serem homens de Deus, aprovados por Deus para pregar o Evangelho, não para agradar as pessoas, mas para agradar a Deus, que prova os corações. Eles também jamais buscaram glória de homens.

Linguagem de bajulação: mensagem que adula as pessoas com a pretensão de obter ganhos; trata-se de uma mensagem que dá prazer àqueles que a ouvem, mas que na realidade seu intuito é enganá-las. Os pregadores bajuladores pregam uma coisa, mas sentem e vivem outra.
Intuitos gananciosos: são artifícios fraudulentos e enganosos que têm em vista lucros e ganhos; o desejo de quem usa tais artifícios é cobiçar e despojar aquilo que as pessoas possuem, e o pior, também aquilo que as pessoas não possuem. Um exemplo disso é o marketing evangélico, onde a bênção é o produto e Jesus o garoto propaganda.
Glória de homens: pregar para alcançar a glória e o prestígio dos homens. O culto à personalidade favorece, e muito, tal objetivo. Mas tal prática é reprovável diante de Deus. O culto à personalidade é um pecado. Toda glória não direcionada e dada a Deus é vanglória (soberba; arrogância; amor-próprio; orgulho; etc).

Para Deus é o nosso caráter e a nossa conduta que importam. Deus olha o nosso coração e com que motivação realizamos a Sua obra.

Ao meditarmos a frase (em seu contexto) “não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração”, concluímos que ela também se refere às provas do nosso caráter e da nossa conduta; pois Deus também prova o nosso coração através do nosso caráter e da nossa conduta.

A Palavra de Deus não deixa dúvidas de que o caráter é uma das coisas mais importante na vida de um filho e servo de Deus. O que somos fala muito mais alto do aquilo que dizemos.

Lá no mundo, em todos os seguimentos da sociedade, há muitas pessoas mau-caráter: governantes; autoridades; políticos; escritores; compositores; cantores; poetas; esportistas; artistas; profissionais liberais; empresários; patrões; empregados; etc. No entanto, são aplaudidos, idolatrados, ovacionados, invejados e imitados; porque lá no mundo, o que mais importa é o que as pessoas fazem, não o que elas são.
Mas na igreja do Deus vivo o mau-caratismo e a má conduta são inadmissíveis; pois Deus é Santo, e ordena que Seus filhos e servos sejam santos e andem em santidade. 1 Pedro 1.13-16
O que importa para Deus é o que somos.
Imaginem um mau-caráter à frente de um ministério; ou um obreiro do ministério que na vida se conduz inconvenientemente!

A estada de Paulo, Silvano e Timóteo entre os tessalonicenses não se tornou infrutífera, pois eles eram homens de Deus, de caráter e de conduta exemplar; e apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, tiveram ousada confiança em Deus e anunciaram o Evangelho de Deus em Tessalônica em meio a muita luta.
Eles não somente anunciavam o Evangelho, como também viviam o Evangelho. Eles viviam em conformidade com a mensagem que pregavam. Por isso que os tessalonicenses se tornaram imitadores deles e do Senhor; como também se tornaram o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia (1 Tessalonicenses 1.6,7).
Portanto, é correto afirmar que a melhor pregação é a vida santa.

Todo filho e servo de Deus deve ter caráter e se comportar por modo digno do Senhor e do Evangelho. Efésios 4.1; Filipenses 1.27; Colossenses 1.10; 1 Tessalonicenses 2.12; 1 Timóteo 3.1-13; Tito 1.5-9

Por diversas ocasiões o ministério do apóstolo Paulo foi questionado e colocado à prova. Em 2 Coríntios 13.3, por exemplo, os falsos mestres levaram os coríntios a duvidar da autenticidade de seu apostolado. Mas pela graça de Deus e na unção do Espírito Santo, seu ministério sempre se confirmava por seu caráter irrepreensível e pelo seu modo santo de viver.

Cuidado com os falsos mestres. Mais uma vez o Espírito nos exorta a sermos criteriosos em relação a tudo o que lemos, ouvimos e assistimos, principalmente na Internet; pois são os falsos mestres que depreciam, menosprezam e colocam em dúvida a Palavra de Deus e a sã doutrina. Cuidado com os tais, pois andam entre nós, isto é, se apresentam como irmãos. Filipenses 3.18

O caráter, bom ou mau, de uma pessoa, manifesta-se em suas ações e em seu comportamento.
A prova do nosso coração é também a prova do nosso caráter e da nossa conduta, que se manifestam em nosso ministério.
Por que será que há tantos ministérios que começam, terminam ou são interrompidos? Devido ao caráter de seus ministros.

Se alguém pedisse a cada um de nós, por escrito, um histórico detalhado do nosso chamado ministerial, da nossa mensagem e do nosso estilo de vida, e claro que para isso deveríamos ser absolutamente sinceros e verdadeiros, o que escreveríamos?

Nosso coração não passa por uma única prova de Deus; mas por várias ao longo da nossa vida.
O Evangelho de Cristo é poderoso para aniquilar todos os defeitos de caráter que há em nós; mas precisamos crer no Evangelho de Cristo e desejar isso ardentemente.

Jesus está voltando. Breve Ele voltará. Assumamos, portanto, definitivamente, nossa posição em Cristo e nossa condição de santos; andemos em santidade e no temor de Deus; e vivamos, acima de tudo, por modo digno do Senhor e do Evangelho.
Vamos dar total liberdade ao Espírito do Senhor para trabalhar em nossas vidas, para formar em nós o caráter de Jesus; até ser Cristo formado em nós. Gálatas 4.19

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!