Obreiro aprovado.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

2 Timóteo 2:
1. Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
2. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Devemos nos fortalecer plenamente na graça de Deus que está em Cristo Jesus.
Na verdade, tudo na vida de um cristão verdadeiro é pela graça de Deus. Tudo mesmo!
Tudo para nós vem única e exclusivamente pela graça de Deus que está em Cristo Jesus.
No Salmo 63.3, o rei Davi cantava assim ao Senhor: Porque a Tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios Te louvam.

Mas não devemos fortalecer apenas a nós mesmos.
“Cada um por si e Deus por todos” e “cada um com os seus problemas”, são frases que não devem fazer parte do vocabulário de um cristão verdadeiro.
Devemos também nos preocupar e prover crescimento e fortalecimento espiritual àqueles que o Pai nos dá.

Nós, cristãos, somos responsáveis por pregar o Evangelho da graça de Deus que está em Cristo Jesus. Somos responsáveis por transmitir a doutrina dos apóstolos que nos é ensinada pelo Espírito Santo do Senhor.

Para que nada se interrompa ou cesse no ministério, inclusive a missão de evangelizar e ensinar a sã doutrina, é necessário perseverança na preparação das próximas gerações.

2 Timóteo 2.2 nos apresenta quatro gerações de discípulos:
1.ª geração – Apóstolo Paulo: Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei… 1 Coríntios 11.23
2.ª geração – Timóteo e muitas testemunhas (instruídos pelo apóstolo Paulo).

3.ª geração – Homens fiéis e também idôneos (instruídos por Timóteo e por muitas testemunhas).
4.ª geração – Outros (instruídos pelos homens fiéis e também idôneos).

Este é o sistema ensinado por Jesus a Seus discípulos: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações… Mateus 28.19
Foi através deste sistema que o Evangelho chegou até nós e que também chegará às próximas gerações. E cada um de nós é responsável para que isso aconteça.

Logo, a responsabilidade de cada cristão é evangelizar e ensinar aos novos discípulos a perseverança na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2.42
A doutrina dos apóstolos é a sã doutrina.

Sabemos que houve e que sempre haverá oposição à sã doutrina. 1 Timóteo 1.10
Seremos bons discípulos e ministros de Deus se nos alimentarmos com as palavras da fé e da boa doutrina. 1 Timóteo 4.6
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2 Timóteo 4.3-5
Portanto, só podemos falar o que convém à sã doutrina. Tito 2.1

Por isso que para anunciar o Evangelho da graça de Deus que está em Cristo Jesus, não basta ser fiel, tem que ser também idôneo; fiel e também idôneo para com o Senhor e Sua Palavra.
Fiel: Que não trai; que não abandona por nada.
Idôneo: Muito honesto; confiável; correto.
Fazer discípulos pressupõe ser um discípulo fiel e também idôneo.

Olha o que acontecia na época do apóstolo Paulo e que também acontece em nossos dias (o apóstolo Paulo escreveu para crentes, não para incrédulos):
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Gálatas 1.6,7
Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. 2 Coríntios 11.4

O discípulo que não é fiel e também idôneo, mais cedo ou mais tarde, adulterará a sã doutrina.
Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando [negociando; falsificando; adulterando] a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus. 2 Coríntios 2.17

Assim como os profetas da Velha Aliança, os apóstolos do Cordeiro também foram fiéis e idôneos em tudo o que escreveram, pois transmitiram com exatidão a Palavra que receberam do próprio Deus.
Por isso, não há como conhecer a Deus senão através da Bíblia Sagrada.
Para nós, discípulos e servos do Senhor Jesus, a Bíblia Sagrada não é simplesmente uma obra literária, Ela é a Palavra do nosso Deus.

É pregando, ensinando e com a nossa vida transformada, que transmitimos o Evangelho da graça de Deus que está em Cristo Jesus.
Os principais aspectos da nossa pregação são: Evangelismo e aperfeiçoamento.
Evangelismo: Pregar as boas-novas aos não salvos. Ide… Mateus 28.19
Aperfeiçoamento: Aperfeiçoar os discípulos, em todo tempo, através de discipulado, que não se limita apenas à transmissão de conhecimentos e fatos bíblicos, mas também da vida de Jesus Cristo que vive em nós. Gálatas 2.20

Portanto, não basta ao discípulo conhecer a Palavra de Deus, é imprescindível que também conheça e tenha intimidade com o Deus da Palavra, viva por Ele e para Ele.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15
O que podemos fazer para alcançar a aprovação de Deus? Nada!

Então, como podemos nos apresentar a Deus aprovado?
Tudo o que somos, e temos, e fazemos, é única e exclusivamente pela graça de Deus.
Neste sentido, somos aprovados por Deus quando os efeitos da graça de Deus, que está em Cristo Jesus, se manifestam em nós, nos quais não temos mérito algum, pois todo mérito é do nosso Senhor.

Quando sou convencido pelo Espírito Santo de que sou um pobre e miserável pecador, e que não mereço absolutamente nada de Deus, é aí que a graça de Deus, que está em Cristo Jesus, se manifesta em minha vida.
O que o rei Davi cantava mesmo ao Senhor? Porque a Tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios Te louvam. Salmo 63.3

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11.36

Como vimos, podemos fazer muito mais para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 11/11/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!