Paternidade e honra.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O Senhor tem nos revelado que somos parte de algo bem maior do que nós mesmos.
Cada família tem o seu contexto próprio. E todo filho nasce no contexto de seus pais.
Nascemos de nossos pais biológicos; mas como cristãos morremos para o mundo e seus rudimentos, e também para nós mesmos, e renascemos de Deus para vivermos unicamente para Ele. Renascemos em um novo contexto, o contexto de Deus.

O contexto do mundo não é mais o nosso, pois morremos para ele para vivermos unicamente pela fé no Filho de Deus, Jesus Cristo.
Agora, somos filhos de Deus. Somos da família de Deus. Somos servos do Senhor. Somos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Somos reino e sacerdotes para Deus. De fato, somos tudo isso. Agora, este é, e não outro, o contexto da nossa vida.

Temos pais biológicos, e um Pai celeste.
Somos filhos de nossos pais biológicos, e filhos do nosso Pai celeste.
Temos irmãos biológicos, e irmãos espirituais.
Somos de uma família biológica, e da família de Deus.
Temos uma profissão e um emprego, e um chamado e uma missão em Deus.
Não trabalhamos para homens e nem para nós mesmos, trabalhamos para Deus.
Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
Somos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Deus já havia nos abençoado, antes mesmos de nascermos, com Sua paternidade através de nossos pais biológicos.
E o primeiro mandamento com promessa é a honra: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6.2,3
Há filhos que não honram seus pais, consequentemente, com esta atitude, não honram também a Deus.

Temos sim pais biológicos, mas o Senhor também tem nos abençoado com pais espirituais. E para com estes o princípio é o mesmo. Deus é honrado quando os pais espirituais são honrados, e Deus deixa de ser honrado quando os pais espirituais deixam de ser honrados.
A honra é um mandamento do reino de Deus.
No reino de Deus, quando honramos, Deus nos honra.

Certa vez, os doze discípulos de Jesus discutiam sobre quem dentre eles era o maior. E a lição que Jesus ensinou-lhes nessa ocasião foi: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. Marcos 9.35
No reino de Deus, a única maneira de ter o primeiro lugar é, voluntariamente, ocupar o lugar mais humilde, e viver para os outros em vez de viver para si próprio. E viver para os outros é um ato de bondade que agrada a Deus.

Honrar os outros não é inferiorizar-se, mas honrar e glorificar a Deus.
O Senhor se lamenta quando Seus enviados não são recebidos e aceitos, e há uma consequência para quem assim age: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. Mateus 23.37-38
Quando honramos aqueles que Deus nos dá ou nos envia, Ele nos revela o Seu propósito e libera sobre nós as Suas bênçãos e toda provisão que viermos a precisar.

Deus revelou o que pretendia fazer com Moisés enquanto este servia seu sogro Jetro. Êxodo 3

Deus deu o seguinte testemunho acerca de Davi: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. Atos 13.22
Embora tenha praticado pecados terríveis, Davi obedecia a Deus. Ele tinha um coração de filho, e em seu coração honrava a Deus e a Seus enviados.
O rei Saul via Davi como inimigo; mas Davi via o rei Saul como ungido de Deus.
Saul queria matar Davi; mas Davi sempre honrava Saul.

Mas o que Davi ganhou por honrar Saul e também àqueles a quem Deus lhe enviou?
Penso que o texto a seguir nos revela uma das respostas a esta pergunta: Durou muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi se ia fortalecendo, porém os da casa de Saul se iam enfraquecendo. 2 Samuel 3:1
O texto revela que durou muito tempo o conflito entre os que apoiavam a família de Saul e os que defendiam Davi. Contudo, Davi ia ficando cada dia mais forte, e Saul, cada vez mais fraco.
Davi honrava tanto a Saul, que ordenou a execução do amalequita que lhe trouxe a notícia de sua morte e de seu filho, Jônatas. Davi também escreveu um cântico em memória de Saul e de Jônatas. 2 Samuel 1.1-27 

O nosso Senhor, Jesus Cristo, é o nosso Exemplo maior. Ele, em todo o Seu ministério terreno, jamais deixou de honrar Seu Pai.
Jesus foi até às últimas consequências, a morte de cruz, para honrar Seu Pai, pois cumpriu a lei e Sua missão.

Uma das chaves para Deus revelar o chamado ministerial e liberar toda provisão necessária para cumpri-lo é honrar os pais espirituais.
Precisamos ter alguém na vida para honrar. Alguém a quem sempre iremos, antes de qualquer outra pessoa, para compartilhar nosso coração e nossas decisões. Alguém que sua palavra tenha peso de autoridade sobre a nossa vida, pois é o próprio Deus quem nos dá essa pessoa.

Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Hebreus 13.7
Devemos sempre nos lembrar dos apóstolos que o próprio Senhor Jesus escolheu. Foram eles que o Senhor Jesus encarregou de pregar e ensinar o Evangelho da graça de Deus. Consideremos atentamente a vida deles e a fé inabalável que tiveram.

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. Hebreus 13.17
A obediência e a submissão aos pais espirituais são sinais de honra a Deus.
Os pais espirituais velam, zelam, cuidam, protegem, ensinam, guiam, exortam, etc. o rebanho do Senhor, sobre o qual o Espírito Santo os constituiu pais espirituais.
Os pais espirituais terão que prestar contas pelas almas das ovelhas do rebanho do Senhor. Que façam isso não com tristeza, mas com alegria, pelo progresso espiritual do rebanho.

Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente. Hebreus 13.18

Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. 2 Tessalonicenses 3.1,2

Os pais espirituais velam e oram pelas ovelhas do rebanho do Senhor. Os filhos espirituais honram seus pais espirituais e oram por eles.

A quem estamos seguindo? Na vida de quem estamos honrando a Deus? Quem são aqueles que o Senhor nos deu para nos abençoar?

Obrigado Senhor, por não sermos uma geração desconectada de nossos pais espirituais. Graças a Ti temos pais espirituais que nos têm lançado como flechas ao Teu eterno propósito.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 28/07/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Afonso Nogueira disse:

    Graça sobre graça,gostei muito da mensagem.