O olhar de Deus neste tempo da graça

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Mateus 7:1-5

Em Mateus 7:1, quando o Senhor Jesus diz: Não julgueis, para que não sejais julgados, Ele não está nos ensinando a ser cristãos sem discernimento.
Porque sempre haverá momentos em que precisaremos fazer julgamentos para tomar decisões; por exemplo: para decidir entre o bom e o mau, entre o bom e o melhor, entre o melhor e o excelente, entre o certo e o errado, entre o ir e o ficar, entre o fazer e o não fazer etc.

Por exemplo: Em 1 Coríntios 14:29, o Senhor nos ensina a julgar as profecias, que também se estende a todos os ensinamentos doutrinários que são pregados na igreja, para ver se realmente são inspirados por Deus e se estão de acordo com a doutrina dos apóstolos.
Não devemos julgar o profeta ou o pregador, mas a mensagem. É claro que para isso é preciso conhecer e manejar bem a Palavra da Verdade. 2 Timóteo 2:15

Deus disse, através do profeta Oséias, que o Seu povo estava sendo destruído por falta de conhecimento, conhecimento Dele e de Sua Palavra. Mas não porque isso estava fora do alcance do povo, mas porque o povo, deliberadamente, rejeitava a verdade e a vontade de Deus revelada na Lei e através dos profetas. Oséias 4:6

Não julgueis, para que não sejais julgados, também não deve servir de desculpa para não disciplinarmos e não corrigirmos os irmãos que pecam.

Então, quando o Senhor Jesus diz: Não julgueis, para que não sejais julgados, Ele está se referindo ao hábito de apontar e criticar o pecado dos outros, uma vez que todos nós somos pecadores.

Neste tempo da graça, com que olhar Deus tem olhado para os pecadores? Com olhar do amor, da graça, da misericórdia, para que se arrependam, se salvem e sejam regenerados para uma nova vida.
E nós, que já fomos salvos e regenerados e vivemos no tempo da graça, com que olhar temos olhado para aqueles que, como nós, são pecadores, sejam eles irmãos em Cristo ou não? Com o mesmo olhar de Deus, ou com o olhar da crítica, da acusação, da condenação, da rejeição, da altivez, da indiferença, da orfandade, da intolerância, da revolta etc.?

Há ocasiões em que há interferências no fluir do Espírito Santo, em nós e entre nós; e uma delas é justamente por este motivo, o de ainda apontarmos os pecados dos irmãos e de, até agora, nos ofendermos com os pecados deles.
Amados irmãos, os pecados das pessoas não podem nos ofender, em hipótese nenhuma. Os pecados de todas as pessoas, sejam crentes ou não, ofendem a Deus.

Caso um crente, ainda, se sinta ofendido com os pecados das pessoas, isso significa que o mundo, até agora, não morreu para ele, e que nem ele, ainda, morreu para o mundo, e que ele, até agora, não perdeu a sua vida por Jesus e pelo Evangelho.
Marcos 8:35: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
Gálatas 6:14: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
Pela cruz de Cristo, o mundo morreu para Paulo, e Paulo, para o mundo.
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2:15,16

Irmãos amados, como podemos cumprir o nosso chamado e a nossa missão, e exercer a autoridade que há nome de Jesus, se não amamos todas as pessoas e se os pecados delas ainda nos ofendem? Não há como.
O amor de Deus, com o qual devemos amar, derruba todas as barreiras que há entre as pessoas; porque o amor de Deus não faz distinção de qualquer natureza. Para o amor de Deus não há classes sociais, não há preconceitos, não há raças etc.

Irmãos amados, com que olhar temos olhado para as pessoas, sejam elas irmãos em Cristo ou não? Que juízo temos feito das pessoas?
Atentemos para o que nos diz o nosso Senhor: Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Mateus 7:2
Em outras palavras, aquilo que semearmos, isso também ceifaremos. Gálatas 6:7

Por vezes, Jesus usou figuras de linguagem em Seus ensinos e pregações. Em Mateus 7:3-5, Ele usou a hipérbole, que transmite exageros naquilo que se fala, com o objetivo de produzir maior impacto e compreensão aos ouvintes.
Imaginem só um irmão com uma trave (grande viga de madeira) em seus olhos. Não é um exagero?
O mais impressionante é que irmãos que têm esta grande viga de madeira em seus olhos, frequentemente, enxergam o argueiro (cisco) que está no olho de seus irmãos.
Por outro lado, esta trave em seus olhos os impedem de enxergar a própria condição e os próprios pecados.

No ensino de Jesus, a trave representa os pecados daqueles que criticam os irmãos, e o cisco, o pecado dos irmãos que são criticados. Ou seja, todos pecam.

Como podemos ajudar um irmão que peca, quando nós cometemos o mesmo pecado dele ou até pior? Não podemos!
Por isso precisamos, primeiro, consertar nossas falhas, para só depois ajudar os nossos irmãos. Mateus 7:5

Não fomos chamados por Deus para julgar as pessoas, sejam elas irmãos em Cristo ou não, mas para admoestá-las em amor; isto é, adverti-las amigavelmente, desejando sempre o bem delas; censurá-las ou repreendê-las suavemente; aconselhá-las; incentivá-las ou estimulá-las a agir ou pensar de modo correto etc. O modo correto é sempre aquele que concorda com a Palavra de Deus.

Por exemplo: Para você admoestar um irmão acerca de um pecado, é claro que você não pode ter o mesmo pecado. As admoestações se dão pelo confronto, conforme segue:
Mateus 5:23,24: Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.
Mateus 18:15: Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Gálatas 6:1: Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

Por isso jamais exponha publicamente alguma situação que você tem com algum irmão; antes, procure este irmão e se reconcilie com ele.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!