Características do profético

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Tema: Características do profético
1 Coríntios 14:1

 

1 Coríntios 14:1: Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.

Domingo passado, o Senhor nos disse que o desejo Dele é que todos os irmãos do ministério creiam, se envolvam, façam e avancem naquilo que Ele aqui fala e ordena, e não apenas uma parte dos irmãos.
É o que o Senhor também deseja em relação ao profético, que todos sigam o amor e procurem, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente o dom de profetizar.
Porque o Senhor não se agrada quando uns creem, e outros não; quando uns se envolvem, e outros não; quando uns fazem, e outros não; quando uns avançam, e outros não; quando uns seguem o amor, e outros não; quando uns procuram com zelo os dons espirituais, principalmente o dom de profecia, e outros não.

O que é profecia?

Profecia é um dos dons do Espírito Santo. 1 Coríntios 12:10
Profecia é o falar do Senhor.

Sabemos que os dons do Espírito Santo são sobrenaturais. Logo, a manifestação do dom da profecia se dá de forma sobrenatural, e não por vontade humana. 2 Pedro 1:19-21
Profetizar, então, é pelo Espírito Santo.

Profetizar é falar da parte de Deus movido pelo Espírito Santo; é expressar de maneira sobrenatural o coração de Deus e Sua mente para os nossos dias; é exprimir o que se ouve de Deus; e tudo isto através de uma linguagem humana que as pessoas entendam (fala – pregação – oração – cântico – etc.). No nosso caso, no português do Brasil.

O que profetiza fala aos homens da parte de Deus. 1 Coríntios 14:3
Três são as finalidades da verdadeira profecia (1 Coríntios 14:3):
Edificar: Confirmar e fortalecer o que se está fazendo; ou do que se deve fazer.
Exortar: Encorajar, animar, incentivar, para que haja uma mudança.
Consolar: Trazer alívio; trazer esperança.

A profecia deve ser julgada. 1 Coríntios 14:29
Devemos julgar as profecias, e não quem profetiza.
Basicamente, o julgamento das profecias é este: Se a profecia glorificou a Deus; se está de acordo com a Palavra de Deus; se edificou, exortou e consolou a igreja; então, esta profecia é verdadeira.

O que é ministério profético?

É um dos cindo ministérios da igreja, responsável por aperfeiçoar os santos para serem proféticos. Efésios 4:11-14
O ministério profético, assim como os outros ministérios, não é para todos os santos.
1 Coríntios 12:29: Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?

Mas o dom da profecia é para todos os santos.
1 Coríntios 14:31: Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados. 

Atos 1:8: …mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
A igreja, no poder do Espírito Santo, é no mundo testemunha do Senhor Jesus: de Sua encarnação; de Sua vida humana sem pecado; de Seu ministério terreno poderoso; de Sua morte física na cruz do Calvário; de Sua vitória sobre a morte; de Sua ressurreição dentre os mortos; de Sua ascensão ao céu; de Sua entronização à direita do Todo-Poderoso Deus.
A igreja, no poder do Espírito Santo, é coluna e baluarte da verdade, enviada pelo Senhor ao mundo para pregar o Evangelho a toda criatura, até Sua volta gloriosa.

Assim como o profético se manifestava poderosamente entre os apóstolos e discípulos da igreja primitiva, inclusive para alcançar milhares de pessoas que estavam distantes de Deus, em trevas, mortas espiritualmente em seus delitos e pecados; assim também o Senhor deseja que o profético se manifeste nos nossos dias, entre nós e para alcançar os perdidos.

Precisamos juntos avançar para uma comunidade profética; não apenas alguns de nós, mas todos.
Avançarmos para uma igreja local onde todos vivam e fluam no profético; onde todos edifiquem, exortem e consolem uns aos outros; e que também alcancem pessoas através do profético.

Há vários conceitos para o profético. Mas em princípio, vamos trabalhar o conceito de que o profético é uma habilidade sobrenatural de ver, de compreender, de exprimir, aquilo que está em Deus, por meio da inspiração e da revelação do Espírito Santo.
O profético, então, é esta habilidade que acessa Deus, que compreende o plano de Deus, a vontade de Deus, a direção de Deus.

Existem inúmeras razões para desejarmos o profético em nossa vida pessoal e coletiva; e uma delas é para que o profético corrija a nossa rota.
Todos sabemos que o pecado nos tirou do plano de Deus; e sabemos também que Jesus nos coloca de volta no plano de Deus, no caminho de Deus, na presença de Deus, na intimidade de Deus.
E mesmo andando com Jesus, sofremos muitas pressões, externas e internas, que tentam nos tirar do caminho de Deus.
Há muitas coisas na nossa jornada que querem nos influenciar, nos contaminar, nos desmotivar, nos travar, tirar o nosso foco do propósito que devemos cumprir em Deus.
Há muita pressão para andarmos segundo o curso deste mundo, e não segundo a vontade de Deus.
É por isso que devemos desejar o profético em nossa vida pessoal, para que ele corrija a nossa rota.

Portanto, precisamos constantemente de uma ação profética para nos manter alinhados com Deus; alinhados com o céu; com a história que Deus tem para nós; com o caminho que devemos trilhar; com as obras que devemos realizar; com a identidade que devemos abraçar; com a vida de Cristo que opera em nós.
É o profético que abre os nossos olhos espirituais e nos dá compreensão de todas essas coisas.

Embora tenhamos uma vida natural cheia de pensamentos, de sentimentos, de decisões, de aflições; no entanto, a Palavra de Deus diz que a nossa verdadeira vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:3
Devemos focar, então, na nossa verdadeira vida que está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
E o profético tem a ver com a nossa verdadeira vida que está oculta juntamente com Cristo, em Deus, na qual devemos focar.

O profético tem a ver de como Deus nos fez e nos vê; de como devemos andar em Deus; tem a ver com os dias que Deus determinou e escreveu sobre nós antes mesmo de nascermos; com os planos que Ele tem para nós; com as boas obras em Cristo Jesus, que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Salmo 139:13-16; Jeremias 1:5; 1 Coríntios 2:9; Efésios 2:10

Não importa como você se vê e o juízo que faz de si mesmo; também não importa como as pessoas veem você e o juízo que fazem de você; o que realmente deve importar para você é como Deus vê você e os planos que Ele tem para sua vida.

Uma das características do profético é que sem ele nós nos corrompemos.
Provérbios 29:18: Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.

É a profecia que nos mantêm alinhados e conectados com a vida de Deus, com a vontade de Deus, com a nossa história em Deus.
É o profético que nos leva a tomarmos as decisões certas; a fazermos as coisas certas; que abre os nossos olhos para darmos os passos certos; que nos revela o que Deus tem preparado para nós em Cristo Jesus.
Sem o profético a nossa tendência é andar pelos nossos próprios caminhos.
Sem o profético perdemos tempo, nos distraindo da nossa história em Deus; saímos dos planos Deus; abraçamos e nos envolvemos com coisas que nos levam para longe dos propósitos de Deus.
E assim, começamos a fazer coisas que não deveríamos fazer, pois estamos sem direção do alto.

O profético, então, nos livra de nos corrompermos; corrige a nossa rota; ordena a nossa vida; nos alinha com Deus e Seus planos; nos reposiciona; nos ressignifica; nos coloca de volta no caminho certo e na posição certa.

Eu creio que neste tempo muitas rotas serão corrigidas, pois Deus abrirá os olhos do nosso entendimento para vermos tudo o que Ele tem preparado para nós em Cristo Jesus. E tudo isso virá de Deus a nós através do profético.

Jesus é o nosso padrão. Ele sempre deve ser o nosso modelo.
Ele não vivia pelas coisas da terra, mas vivia de acordo com o céu.
Por isso a nossa vida, a exemplo da vida de Jesus, precisa ser vivida conforme o plano de Deus.

Deus não quer que a nossa vida seja a expressão e o resultado da nossa vontade, dos nossos desejos, dos nossos caminhos, das nossas ideias, dos nossos amores, dos nossos prazeres; tampouco dos nossos traumas, dos nossos medos, dos nossos pecados, dos nossos erros, das nossas falhas, do curso deste mundo.

Geralmente, antes da Internet, a vida das pessoas era conhecida apenas pelos seus próximos (familiares; amigos; colegas de trabalho), com os quais se relacionavam no dia a dia. A vida das pessoas só era conhecida fora desse contexto quando entrava em cena algum fofoqueiro.
Hoje, as próprias pessoas, em sua maioria, inclusive os crentes, expõem ao mundo suas vidas e suas opiniões nas redes sociais de diversas formas: fotos, vídeos, imagens, textos, debates, discussões.
Quando fazem isso, são suas vidas que estão expressando ao mundo, ou é a vida de Cristo? É a vontade delas ou é a vontade de Deus para suas vidas? É uma vida consagrada a Deus, ou são seus desejos, seus caminhos, suas ideias, suas opiniões, seus amores, seus prazeres, suas paixões?

Deus nos criou e nos planejou para sermos Cristo na terra; para sermos a expressão de Seu Filho na terra.

E já que existe a Internet, então, que na Internet também sejamos Cristo; que na Internet também sejamos a expressão do Filho de Deus; que na Internet também expressemos ao mundo a vontade de Deus para nossas vidas.

Por isso que Deus tem um plano, um propósito, uma jornada para cada um de nós; por isso que Ele escreveu a nossa história antes mesmo de nascermos, para expressarmos Cristo na terra.

E como nos é revelado a história, a jornada, o propósito e o plano que Deus tem para nós? Através do profético.
O profético abre os olhos do nosso entendimento e revela o que Deus tem para nós.
Caso não estejamos andando no que Deus já preparou para nós, então, através do profético podemos corrigir a nossa rota e nos alinharmos com Deus.

Seus pensamentos, suas atitudes, suas palavras, suas obras, estão alinhados com o plano de Deus para sua vida? Caso não estejam, então, sua rota precisa ser corrigida. Como? Através do profético.

Deus nos criou, nos conheceu, nos chamou e nos escolheu para expressarmos ao mundo a história que Ele escreveu para nós.
Para cada um de nós Deus escreveu uma história.

É o profético que vai dizer quem você é em Deus; a sua identidade em Deus; a sua história em Deus; o plano de Deus para Sua vida; o que Deus tem preparado para você; como você deve andar no mundo alinhado com Deus; as obras que você deve realizar em Deus; etc.

Eu creio que todos os irmãos do ministério querem avançar no profético.
Obviamente, não há como viver, andar e fluir no profético sem ser íntimo do Espírito Santo.
Quando não somos íntimos do Espírito Santo, somos íntimos da nossa carne.
Mas nós temos o Espírito de Cristo, e pertencemos a Ele. Romanos 8:9
E para não fazermos a vontade da nossa carne, o Senhor nos diz para andarmos em Espírito.
Gálatas 5:16: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Devemos andar em Espírito, e não na carne.

Andar em Espírito:
É ter comunhão com o Espírito Santo.
É deixar que o Espírito assuma o controle da nossa vida.
É tomar decisões à luz da santidade do Espírito.
É estar ocupado com Cristo, porque ocupar o crente com o Senhor Jesus Cristo faz parte do ministério do Espírito.
É ter uma vida intensa e fervorosa de oração e meditação da Palavra de Deus.

Comece, a partir de hoje, a ser mais íntimo do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o Espírito da revelação.
Ore ao Espírito Santo diariamente para que Ele revele a história que Deus Pai escreveu a seu respeito antes mesmo de você nascer.
Esta revelação não é instantânea e de uma vez, mas gradativamente, dia após dia, de acordo os planos de Deus.
Que todos os dias faça parte de suas orações o falar com o Espírito Santo acerca de sua história em Deus.
Vamos começar hoje a orar por isso ao Espírito Santo?

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!