O amor a Deus e ao próximo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O desejo dos pastores e líderes do ministério é que todos os irmãos sejam aperfeiçoados para o desempenho do seu serviço na obra de Deus, para a edificação do corpo de Cristo, que é a Igreja, até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, até que todos cheguem à perfeita varonilidade, até que todos cheguem à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejam como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Efésios 4.11-14

Para que este processo aconteça e seja constante, nós, pastores e líderes, continuaremos cooperando com Deus e nos dedicando totalmente ao ministério; e de boa vontade nos gastaremos em prol da alma de vocês, bem como sofreremos dores de parto, até ser Cristo formado em vocês. 1 Coríntios 3.9; 2 Coríntios 12.15; Gálatas 4.19

A Igreja não é uma máquina, onde cada um de nós é uma engrenagem que é descartada e substituída caso deixe de funcionar. A Igreja é o Corpo de Cristo na Terra, onde cada servo e filho de Deus é importante, insubstituível e indispensável.
Na Igreja, as pessoas são mais importantes do que tradições, costumes, estruturas, coisas e programas. São as pessoas que devem ser valorizadas e priorizadas em todo tempo.
Por isso, ter e preservar relacionamentos sinceros e sadios uns com os outros é responsabilidade de cada um de nós. Somente através do amor que tais relacionamentos podem ser preservados.

“Amar” é mandamento de Deus que requer ações e atitudes, e as principais são “dar” e “servir”.
Amar é dar e servir às pessoas sem esperar nada em troca.
Aquele que ama relaciona-se com as pessoas para dar-lhes algo e servi-las.
O amor com o qual Deus manda que amemos uns aos outros é o mesmo amor com o qual Jesus nos amou, que é o amor de Deus.

Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro. 1 João 4.19-21
O amor de Deus nos constrange e nos atrai a Ele.
Uma grande mentira é afirmar que se ama a Deus quando não se ama os irmãos. Quando não amamos os irmãos também não amamos a Deus.
Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais amaremos nossos irmãos em Cristo. Se não estou amando meus irmãos em Cristo é porque não conheço a Deus, estou distante Dele. 1 João 4.8

O grande e primeiro mandamento é amar a Deus. E o segundo grande mandamento, semelhante ao primeiro, é amar o próximo. Mateus 22.34-40; Marcos 12.28-34
Dizer simplesmente que ama é muito vago; porque muitos de nós, que dizemos que amamos, não agimos em amor.
Como devo, então, amar a Deus? E os meus próximos, como devo amá-los? Nosso Senhor Jesus responde:
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Se eu amo a Deus de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todo o meu entendimento, e de toda a minha força, também amo os meus próximos, não mais do que a Deus, mas muito mais do que amo a mim mesmo.

Mas será que o amor tem sido o alicerce dos nossos relacionamentos com os irmãos e também com os de fora?
Para responder a esta pergunta vamos meditar em alguns versículos da Palavra de Deus. O nosso Deus, através dos versículos abaixo, irá nos dizer se estamos, ou não, nos relacionando corretamente uns com os outros.
Mas deixe-me dizer algo antes de meditarmos nos versículos.
Em 1 Coríntios 12.13, está escrito: Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Portanto, é impossível não nos relacionarmos, com Deus e uns com os outros, pois todos nós fomos mergulhados no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Todos nós pertencemos a Jesus. Pertencemos uns aos outros. Somos todos de Jesus. Jesus é nosso. Somos todos irmãos. Você é meu, meu irmão. Eu sou teu, teu irmão.

Agora, vamos ler e meditar os versículos abaixo; neles o Senhor Deus nos ensina como devemos amar uns aos outros, como suportar uns aos outros, como edificar uns aos outros, como comprometer-se uns com os outros, como exortar uns aos outros etc.

João 13.14,15
Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Romanos 12.9,10
O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 12.16
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 

Romanos 13.8
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. 

Romanos 14.13
Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. 

Romanos 14.19
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. 

Romanos 15.1-3
Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. 

Romanos 15.7
Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. 

Romanos 15.14
E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros. 

1 Coríntios 12.25
… para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 

2 Coríntios 13.12
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. 

Gálatas 5.13-15
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. 

Gálatas 5.26
Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. 

Gálatas 6.2
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 

Efésios 4.1,2
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, … 

Efésios 4.25
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 

Efésios 4.32
Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. 

Filipenses 2.3
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 

Colossenses 3.9
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos … 

Colossenses 3.13-16
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 

1 Tessalonicenses 3.12
… e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, … 

1 Tessalonicenses 5.11
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 

Hebreus 3.12,13
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. 

Hebreus 10.24
Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 

Tiago 4.11
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. 

Tiago 5.9
Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. 

Tiago 5.16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 

1 Pedro 1.22
Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, … 

1 Pedro 3.8,9
Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. 

1 Pedro 4.10
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 

1 João 1.7
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 

1 João 3.11
Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; … 

1 João 3.23
Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 

1 João 4.7
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 

1 João 4.11,12
Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. 

2 João 1.5
E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Obedecer a Palavra de Deus é essencial para a vida cristã.

Vamos ler o capítulo do amor: 1 Coríntios 13

Além destes, há também outros versículos que revelam o padrão do reino de Deus, de como devemos amar uns aos outros, de como suportar uns aos outros, de como edificar uns aos outros, de como comprometer-se uns com os outros, de como exortar uns aos outros etc.

Portanto: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1.22

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 08/12/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!