Não temas!

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Isaías 43.1-13

Vemos muitas promessas e bênçãos mencionadas na Palavra de Deus. E essas bênçãos e promessas são para os filhos de Deus.
Ter uma vida com Deus, tê-Lo como Senhor, é saber que Ele cuida de nós e tem um plano para nossa vida.
Vemos nos primeiros versículos de Isaías 43 que Deus nos criou e nos redimiu; pertencemos a Ele, todos nós, os remidos; o nosso nome está escrito no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21.27
E temos também nossos nomes conhecidos por Deus.
Precisamos crer que diante de problemas difíceis não seremos vencidos, pois o Senhor, o nosso Salvador, está conosco.

Vemos também que somos preciosos e honrados para o Senhor. Somos objeto do Seu grande amor. Motivos não nos faltam para sermos felizes e não desanimarmos.
Deus mostra o nosso valor, o que Ele representa para nós e o que representamos para Ele.

Neste trecho que lemos, o Senhor fala duas vezes: Não temas.
Muitos, apesar de conhecerem a Palavra de Deus e saberem de tudo isso que somos para o Senhor, ainda sentem medo.

Medo
O medo é um sentimento humano normal e comum; é também um sentimento que causa grande ansiedade e agitação.
O medo é como uma faca de dois gumes: Ou nos impulsiona a agir, ou nos paralisa.
Ele pode ser real ou imaginário; pode ser dominado ou nos dominar.
Precisamos aprender a lidar com esse sentimento que muitas vezes nos faz sofrer. De que forma? Recorrendo ao Senhor que tem todo o poder em Suas mãos.
Quando as situações surgem, as pessoas normalmente se apavoram, enquanto deveriam buscar a Deus e lembrar de tudo o que Ele já fez.
Em geral, o medo tem origem em três aspectos: perda; desespero; oposição.

Perda
Tememos perder algo precioso: nossos pais, filhos, familiares, amigos, emprego, saúde etc.
Quando o medo nos atinge, a única solução é nos jogar nos braços do Senhor e confiar Nele.
Haverá coisas que realmente teremos que passar, mas o Senhor sempre estará conosco.

Desespero
O desespero nos toma quando a nossa realidade está muito distante daquilo que gostaríamos de estar vivendo.
Sentimos medo de nunca alcançarmos os nossos objetivos. Aí o desespero vem e nada conseguimos fazer; isso simplesmente nos paralisa e a vida não anda.
Quando isso acontece é importante e muito sábio de nossa parte, entregar as nossas necessidades ao Senhor, porque só Ele é capaz de cuidar da nossa vida.

Oposição
Sentimos medo quando o perigo e a incerteza rondam nossa vida. Sofremos com medo da violência, de doenças, de ameaças, do futuro etc.
Jesus, que conheceu os mesmos sentimentos contra os quais lutamos, nos encoraja: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16.33

Permita que o Senhor acalme seu coração amedrontado e ansioso; confie e dependa Dele.
Jesus diz que o mundo traz tribulações, mas o importante é que Ele nos dá a Sua paz. João 14.27
É verdade que estamos vivendo em um mundo de incertezas e de injustiças, e elas acontecem mesmo àqueles que amam e temem a Deus.
O Senhor não nos abandona, principalmente quando enfrentamos dificuldades e provações.
Você não precisa pedir a presença de Deus, e sim agradecer, porque Ele sempre está com você. Mateus 28.20b

O Senhor tem um plano perfeito para cada um de nós, por isso podemos descansar.
… não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41:10

Jesus disse que passaríamos por aflições. Mas onde podemos encontrar força e coragem quando ficamos amedrontados? Somente no Senhor, que nos leva a enfrentar o medo, tendo coragem.
A coragem tem que brotar do íntimo; e essa coragem só cresce quando lembramos da grandeza e do poder de Deus.
A Bíblia afirma que o Senhor é fortaleza, escudo, esconderijo, rocha firme, e muito mais.

Precisamos aprender a convidar o nosso Deus para lutar nossas batalhas do nosso lado. E principalmente entregar a Ele o resultado (louvá-Lo).
Falhamos, quando nós mesmos tentamos controlar as circunstâncias e os resultados, porque não confiamos Nele.
Assim como Jesus acalmou os discípulos quando a tempestade os surpreendeu, do mesmo modo Ele nos acalmará e controlará as circunstâncias que nos apavoram.
O que precisamos e devemos fazer é confiar somente em Deus, porque Ele prometeu. Isaías 41.10

Somente teremos paz entregando tudo ao Senhor.
Tenho certeza que, por maior que seja a aflição, Deus está com você.
Muitas vezes nós mesmos barramos o atuar de Deus, pois queremos que seja à nossa maneira; esquecemos que a maneira Dele é perfeita.

Sossegue o teu coração e tenha paz; você é propriedade do Senhor; Ele te ama.
Ela vai te ajudar a passar pelas águas profundas; não deixará que as chamas te queimem.
Para te libertar, Ele entregará nações inteiras como preço de resgate, porque para Ele você vale muito.
A Palavra de Deus nos dá várias razões para não termos medo; por exemplo:
– Você é criação de Deus. Isaías 44.2
– Ele luta por você. Êxodo 14.13
– Você é amado(a). 1 João 4.9
– Ele é o seu auxílio. Hebreus 13.6
– Você é mais valioso(a) que os pardais. Lucas 12.7
– E a razão mais citada é a presença Dele. Gênesis 26.24; Deuteronômio 31.8; Romanos 8.15

Ele diz: Não temas! Eu sou contigo!
Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43.13

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Angela Cardoso Moreira, pastora, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 27/09/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!