Não se acostume…

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Coríntios 14.20-25

O ano de 2020 para nós tem sido o ano do Espírito Santo. É claro que isso é só uma forma de nos ajudar a nos lembrar, não somente neste ano, mas todos os dias de nossas vidas, o quanto precisamos e dependemos totalmente do Espírito do Senhor.

Antes de Sua morte, Jesus prometeu enviar o Espírito aos Seus discípulos, à igreja:
João 14.16-17: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
João 14.26: …mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
João 15.26: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; …
João 16.7: Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
João 16.13: …quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

Jesus deu aos Seus discípulos provas incontestáveis de Sua ressurreição física, se apresentando a eles vivo durante quarenta dias. Atos 1.3
E já ressuscitado dentre os mortos, disse Jesus a Seus discípulos:
Lucas 24.49: Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Atos 1.4,5: E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

No dia de Pentecostes, Jesus cumpriu Sua promessa:
Atos 2.1-4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Cerca de 120 discípulos de Jesus estavam reunidos num só lugar (Atos 1.15), onde todos ficaram cheios do Espírito Santo. Atos 2 marca o milagroso nascimento da igreja de Cristo.
Creio que para mostrar o quanto é imprescindível estarmos juntos, o Senhor fez com que a igreja nascesse em uma coletividade, onde todos ficaram cheios do Espírito Santo.

As redes sociais têm sido providenciais nesse tempo de pandemia e isolamento social; no entanto, é imprescindível que cada cristão discirna que a igreja virtual não é a igreja nascida em Atos 2.
A igreja, no princípio:
Atos 2.42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2.42
Atos 2.46: Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, …
Atos 5.42: E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.
É verdade que temos feito muitas coisas juntos virtualmente, mas nenhuma delas se compara quando as fazemos juntos fisicamente.

Quando o apóstolo Pedro foi livre da prisão milagrosamente por um anjo do Senhor, o primeiro lugar que considerou estar foi na casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam. Atos 12.11,12
Hebreus 10.25: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
“Congregar-nos” significa nos reunirmos, nos juntarmos. Por isso, jamais deixemos de congregar-nos.

No princípio, a igreja se reunia no mesmo lugar para comer a ceia do Senhor. A igreja de Corinto, por exemplo, se reunia no mesmo lugar para este fim, no entanto, não era a ceia do Senhor que comiam, pois se ajuntavam não para melhor, e sim para pior. 1 Coríntios 11.17,20

Em que lugar os segredos do coração dos incrédulos se tornam manifestos, a ponto de se convencerem de seus pecados e, com a face em terra, adorarem a Deus e testemunharem que Deus está, de fato, neste lugar? Que lugar é este? O lugar onde a igreja se reúne. 1 Coríntios 14.23-25

A Internet veio para ficar. Mas não podemos permitir que ela, e nada, nos separem do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8.38,39: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

15 de março de 2020 foi o último dia em que congregamos no lugar que o Senhor nos deu; portanto, já são 133 dias (4 meses e ½) que estamos afastados fisicamente. Neste período: Quantas horas diárias dedicamos à oração? Quantos livros da Bíblia lemos e meditamos? O que fizemos nestes 133 dias longe dos nossos irmãos?

O tema da mensagem de hoje é: Não se acostume…
Ser igreja implica em relacionar-se, não apenas espiritualmente, mas também fisicamente.
Por isso, não devemos nos acostumar com o isolamento social; com os cultos online; em cultuar a Deus no sofá da sala ou em nossa cama, no melhor horário que nos convier.
Em diversas congregações, durante os cultos presenciais, percebe-se que alguns estão distantes, distraídos e desatentos; já outros, estão mais interessados nas mensagens de seu celular do que na Palavra de Deus; há também aqueles que não veem a hora do culto terminar. Se alguns agem assim nos cultos presenciais, imaginem nos virtuais!
Nosso Deus não merece ser louvado, adorado e cultuado dessa maneira.

Hoje, há muitas ofertas para os crentes na Internet, as boas e as ruins; e muitos estão perdidos e confusos em meio a tantas ofertas. Por isso, não somente os jovens, mas todos nós somos exortados a sermos criteriosos em tudo. Tito 2.6

Não abominamos e nem abolimos a Internet de nossas vidas e ministério. Vamos continuar usando a Internet, mesmo após o fim do isolamento social, para transmitir nossos cultos e outras atividades; porém, o Senhor nos exorta a sermos criteriosos em tudo, inclusive no uso da Internet.
Quem nos ajuda a ter critérios em tudo que fazemos? O Espírito Santo.
O Espírito Santo sempre nos levará a toda verdade. Ele sempre nos falará o que agrada e o que não agrada a Deus.
Às vezes, fazemos algumas coisas que nos agradam, mas que desagradam a Deus.
Outras vezes, fazemos algumas coisas que nos desagradam, mas que agradam a Deus.

O nosso desafio tem sido manter a comunhão da igreja.
A nossa incessante oração tem sido para que o Senhor intervenha nesta pandemia, para que ela acabe o quanto antes.
A nossa esperança é a volta do Senhor. Maranata.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 26/07/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!