Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 João 2:15-17

No Jardim do Éden, Adão pecou contra Deus. Ele desobedeceu a Deus e foi separado do ambiente da comunhão.
Por isso, recebeu em si mesmo, em todos os níveis: no espírito, na alma e no corpo, as consequências de seu pecado contra Deus.
Assim, todos os seres humanos passaram a carregar os resultados do pecado de Adão. Ou seja, todo ser humano é pecador, pois já nasce pecador. Romanos 5:12

Mas os salvos pela graça de Deus em Cristo Jesus foram regenerados no espírito; nasceram de novo. É o nosso caso. Certo?
Jesus então, pelo Espírito Santo, está trabalhando em nossas vidas de maneira minuciosa e persistente, isto é, santificando nossas vidas a cada dia.
Santificar-se é separar-se do mundo para tornar-se cada mais semelhante a Jesus, o Filho que em tudo agrada a Deus, o Pai.

Hebreus 5:5,6: Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei [Salmo 2:7]; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque [Salmo 110:4].

Jesus é Filho de Deus e Sacerdote de Deus.
E nós, que fomos salvos por Jesus e nascemos de novo, também somos filhos de Deus e sacerdotes de Deus.

De fato, somos filhos de Deus:
João 1:11-13: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
1 João 3:1: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

De fato, somos também sacerdotes de Deus:
1 Pedro 2:9: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; …
Apocalipse 1:5b,6: Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
Apocalipse 5:9,10: …e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

Como vimos, amados irmãos, não somos apenas filhos de Deus, mas também sacerdotes de Deus.
Cristo nos fez filhos de Deus e sacerdotes de Deus. Nele, em Cristo, fomos feitos filhos de Deus e sacerdotes de Deus. Vocês creem?

Como filhos de Deus temos herança: Romanos 8:17: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Na graça, todos nós, cristãos, somos sacerdotes de Deus.
E quais são as nossas responsabilidades como sacerdotes de Deus?
– Oferecer a Deus, sempre, a totalidade de nossas vidas: nosso tempo, nossos bens, nossos talentos, nosso serviço etc.
– Oferecer a Deus, sempre, sacrifícios espirituais: louvor, adoração, oração, meditação da Palavra.
– Proclamar ao mundo as virtudes de Deus, que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Etc.

Quando questionado por Pilatos, Jesus afirmou que Seu reino não é deste mundo. João 18:36
E quando Jesus, em João 17, orou pelos Seus discípulos e por nós, afirmou que, assim como Ele, nós também não somos deste mundo. João 17:14,16
A igreja é o reino de Deus na terra. A igreja está no mundo, mas ela não é do mundo.

Irmãos amados, qual é a grande esperança e o maior desejo da igreja? A volta de Jesus.
Em Apocalipse 22, Jesus repetiu três vezes: Venho sem demora. Apocalipse 22:7,12,20
A coroa da justiça já está guardada pelo Senhor, a qual Ele dará a todos quantos amam a Sua vinda. 2 Timóteo 4:8
Você ama a volta de Jesus? Você ora e canta: Maranata, vem Jesus? 1 Coríntios 16:22
Um dos entendimentos para a primeira frase de Apocalipse 22:17: O Espírito e a noiva dizem: Vem!, é que o Espírito e a noiva oram para que Cristo volte.

Irmãos amados, se somos de Deus filhos e sacerdotes, se não somos deste mundo e a nossa esperança é a volta do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, então, o que ainda pode haver no mundo que nos agrade e nos satisfaça? Nada.
Por isso que o Senhor nos exorta da seguinte maneira na primeira carta de João:
1 João 2:15-17: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente

Um dos tipos bíblicos para o mundo é o deserto. O que há no deserto? Nada.
Experimentaremos verdadeiramente a presença de Cristo e o poder de Sua cruz quando o mundo for um deserto para nós.

Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto? Pode Ele também no deserto dar-nos pão e fornecer-nos carne?
Na verdade, quem fez tais questionamentos foram aqueles que não creram em Deus e nem confiaram Nele na hora da dificuldade. Salmo 78:19,20
Sim, Deus é Poderoso para suprir todas as nossas necessidades no deserto, que é o mundo.

Se o mundo para nós não é um deserto é porque nele ainda há coisas que nos agradam e nos satisfazem. Se assim for, logo, quem está suprindo nossas necessidades não é Deus, mas o mundo; porque o que há no mundo não procede do Pai.
Os que não nasceram de novo é que são supridos pelo mundo, não os cristãos.

Se ainda fincamos nossas raízes neste mundo; se nossos prazeres, ambições, desejos, interesses e alegrias ainda estão neste mundo; se nosso contentamento, sucesso, felicidade e satisfação ainda estão neste mundo; é porque ainda não conhecemos suficientemente a Cristo e o poder de Sua cruz.

Cristão é aquele que ama seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo, e não as coisas que há no mundo.
Cristão é aquele que ama a volta de Jesus Cristo, e não as coisas que há no mundo.

Gálatas 6:14: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
Na cruz de Cristo, o mundo morreu para Paulo, e Paulo, para o mundo.
Para Paulo, não havia mais nenhum prazer no mundo.
Para o mundo, também não havia mais nenhum prazer em Paulo.
Na verdade, o mundo odiava Paulo; e também Jesus. Lucas 6:22; 10:16; João 7:7

Na cruz de Cristo, o mundo morreu para nós, e nós, para o mundo?
O mundo é para nós um deserto?

Mas pastor, não posso ter uma família, um bom emprego, uma casa bonita, uma alimentação de qualidade, roupas e calçados de marca, um bom carro, um celular top, passear, viajar etc.?
Sim, você pode ter todas estas coisas no deserto, desde que lhe sejam supridas unicamente pelas mãos de Deus, em razão de você ser Dele filho e sacerdote, por ser o mundo um deserto para você e por ser a volta de Jesus Cristo a sua maior esperança.
É sempre bom lembrar que todas estas coisas, e tudo na vida de um cristão, devem sempre estar à disposição e a serviço do reino de Deus.
Mas se temos todas estas coisas, e não é pelas razões acima, então, quem está suprindo as nossas necessidades e desejos é o mundo.

Amados irmãos, não há como ser íntimo do Senhor Jesus e conhecer profundamente o significado de Sua cruz se o mundo não for um deserto para nós.
Se o mundo ainda nos agrada e nos satisfaz é porque ainda conhecemos a Cristo superficialmente, de ouvir falar, e não de morrer com Ele e de andar com Ele.
Como viver verdadeiramente a comunhão e a unidade do corpo de Cristo se o nosso coração ainda estiver nas coisas do mundo? Não tem como, irmãos.

Jesus é o Filho que em tudo agrada a Deus, Seu Pai.
E santificar-se, como já vimos, é separar-se do mundo para tornar-se cada vez mais semelhante a Jesus, para também, em tudo, agradar a Deus, o Pai.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo

Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/

Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!