Morrer ou ficar só?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Morrer ou ficar só? Não é verdade que a primeira impressão que se tem diante desta pergunta é que ambas as opções não são nada boas? Quem quer morrer? Quem quer ficar só?
Mas hoje, cada um de nós, terá que decidir se deseja morrer ou ficar só. Sabe por quê?
Porque se realmente temos plena convicção de que fomos chamados por Deus para que Ele, de maneira prática e específica, forme em nós o Seu Filho, então, esta decisão é imprescindível para cada um de nós. Mas somente uma das opções é que cumpre em nós o propósito de Deus. Vamos ver qual é.

João 12.24: Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
Jesus se refere a Si mesmo como este grão de trigo.
A semente produz somente após cair na terra e morrer.
Se Jesus não morresse, ficaria só; desfrutaria as glórias do céu sozinho, pois não haveria nenhum pecador salvo para compartilhar com Ele da Sua glória.
Mas Ele escolheu morrer e, assim, providenciou um caminho de salvação pelo qual todos os pecadores podem ser salvos. Ele próprio é este Caminho. João 14.6
Esta mesma verdade se aplica a nós. Se não morrermos, permaneceremos sós; mas se morrermos, produziremos muitos frutos para a glória de Deus.
Logo, diante de Deus, morrer é a nossa única escolha.

Gálatas 6.14: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
No contexto deste versículo, havia falsos ministros que se gloriavam na carne somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Gálatas 6.12
Mas Paulo, verdadeiro ministro do Senhor, gloriava-se exclusivamente na cruz de Cristo.
Neste versículo, Paulo relata duas obras que a cruz de Cristo operou em sua vida:
1.ª – O mundo foi crucificado para ele.
2.ª – Ele foi crucificado para o mundo.
Quando Paulo olhava para o mundo, via o mundo morto para si. O mundo, em absolutamente nada, não mais o agradava ou seduzia, pois o mundo estava morto para ele.
Quando o mundo olhava para Paulo, via Paulo morto para o mundo. O mundo olhava para Paulo e via um ego morto. Não havia mais nada em Paulo que fosse atraente ou desejável para o mundo.

Os apóstolos pregavam a Cristo crucificado, o que era um escândalo para os judeus e loucura para os gentios.
1 Coríntios 1.23: … mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; …
1 Coríntios 1.18: Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

Mas como poderemos falar da cruz, pregar a palavra a cruz, viver a cruz, andar no caminho da cruz, sem discerni-la? Como a obra da cruz se dá em nós? Quais os resultados práticos da obra da cruz em nossas vidas?
Evidentemente que para discernirmos a cruz, precisaremos ler e meditar a Palavra de Deus. Somente na Bíblia encontraremos as respostas para todas essas perguntas.
De modo sucinto, a obra da cruz é feita de duas maneiras, que andam sempre juntas, o tempo todo, como as duas faces de uma moeda; são elas: A Palavra de Deus e a Providência de Deus.

Quanto à Palavra, isso significa que Deus usará sempre, em todos os momentos, a ação de Sua Palavra em nós. Ou seja, a Palavra de Deus sempre agirá em nossas vidas.
A Palavra de Deus tem agido em nós?

Hebreus 4.12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
A Palavra de Deus é viva quanto à Sua natureza; Deus é vivo, logo, Sua Palavra é viva.
A Palavra de Deus é eficaz quanto à Sua operação.
A Palavra de Deus é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes.
O que é gume? O lado afiado dos instrumentos cortantes.
Geralmente, as facas tem apenas um gume; já as espadas, dois gumes, isto é, cortam dos dois lados.

Todas as vezes que ouvimos a Palavra de Deus e A recebemos, Ela penetra e corta os nossos corações como uma espada de dois gumes.
Quando esta Espada penetra os nossos corações, ela age eficazmente de duas maneiras, pois ela tem dois gumes: com um dos gumes ela opera a morte; com o outro, a ressurreição.
Em Sua eficácia, morre o velho homem, e nasce um novo homem. O que está escrito em Efésios 4.20-24?
Efésios 4: 20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Somente quando a Palavra penetra e corta como espada os nossos corações, é que Ela se torna eficaz, operando morte e ressurreição em nossas vidas. Somente a Palavra de Deus opera esse milagre em nossas vidas.
Tiago 1.22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Somos cristãos, salvos, nascidos de novo e regenerados, mas ainda com mente velha: Pensamentos velhos; sentimentos velhos; palavras velhas; atitudes velhas; obras velhas; vontades velhas; elevamos o que Deus abomina; desejamos o que Deus não deseja; etc.

Por isso que Efésios 4.23 assim nos exorta: … e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, …
O que significa “renovar no espírito do nosso entendimento”?
Significa que precisamos “ser renovados no princípio que governa a nossa maneira de pensar”. Por isso que somos exortados:

  • A buscar e pensar nas coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus, e não nas coisas que são aqui da terra. Colossenses 3.1,2
    Somente quem já morreu é que busca e pensa nas coisas lá do alto. Colossenses 3.3
  • E também transformar a nossa vida pela renovação da nossa mente. Romanos 12.2

Se tivéssemos mente nova, tais exortações não seriam necessárias.
Portanto, somos cristãos, salvos, nascidos de novo e regenerados, mas ainda com mente velha.
É aqui que entra a obra da cruz em nossas vidas.

Quando Jesus nos comprou com Seu próprio sangue (Atos 20.28), Ele não comprou um novo homem, mas um velho homem.
E morrer significa despojar-se do velho homem; despojar-se de todo lixo que há no velho homem.
O que há em nosso velho homem? Egoísmo; orgulho; soberba; cobiças; ambições; paixões; justiça-própria; autoconfiança; mente meritória; carnalidade; hipocrisia; vontade própria; interesses próprios; alvos e motivos falsos; etc.

Queremos morrer ou ficar só? Ser edificados como Casa de Deus ou ficar só?

Jesus é a Pedra que vive. Nele somos como pedras que vivem; e, assim, somos edificados casa espiritual, igreja do Deus vivo, para sermos sacerdócio santo, a fim de oferecermos sacrifícios espirituais a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 1 Pedro 2.4-5
1 Coríntios 3.9: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

A Palavra de Deus quando penetra em nós Ela revela a nossa mente velha; Ela revela o nosso coração enganoso, que ninguém pode conhecer, pois se trata de algo impossível para nós.
Jeremias 17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? O profeta faz uma pergunta retórica, cuja resposta é “ninguém”.
Nenhum ser humano tem a capacidade de conhecer o próprio coração. Nenhum ser humano tem esta capacidade de introspecção, que lhe revele honesta e verdadeiramente o seu próprio coração.
Tolo é aquele que acha que pode fazer isso.
Só há uma maneira do homem conhecer seu coração: Encontrando-se com o Cristo da cruz.
Todos precisam ter um encontro real com o Cristo da cruz.
Salmos 36.9: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Podemos dizer sim ou não para a cruz de Cristo.
A obra da cruz de Cristo, pela da Palavra de Deus, opera morte e ressurreição em nós.

A outra maneira da obra da cruz trabalhar em nossas vidas é através da providência de Deus. Deus não fala somente, Ele também providencia todas as coisas para nós.
Em que circunstâncias as coisas têm acontecido em nossas vidas? São nessas circunstâncias que Deus arranjara tudo para que a cruz de Cristo trabalhe em nossos corações.
Por exemplo: Não nascemos na família errada; não temos os pais errados; não temos os irmãos errados; não estamos no casamento errado; não temos os filhos errados; não nascemos no país errado; não moramos no bairro errado; não trabalhamos no emprego errado; não temos o patrão errado; não estamos no ministério errado; não temos os líderes errados; não estamos conectados aos irmãos errados; etc.
Porque Deus providenciará tudo, fará todo o arranjo necessário para que em todas essas circunstâncias a cruz de Cristo trabalhe em nossos corações.

1 Tessalonicenses 5.23: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Como conservar o nosso espírito, alma e corpo íntegros e irrepreensíveis até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo? Através da obra da cruz em nós.

É claro que há muito mais sobre a cruz de Cristo, mas creio que o que o Espírito Santo nos disse nesta manhã nos ajudará, e muito, a andarmos ainda mais no caminho da cruz.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 26/01/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!