Liberdade ou Escravidão | Êxodo 12:31
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O TEMA DA MENSAGEM DE HOJE É:
A liberdade é antônima (oposto, contrário) a escravidão, e na história do povo de Deus, nos mostra pontos importantes para observarmos em nossa vida.
Acredito que todos preferem liberdade à escravidão, porém é nessa questão que Deus quer nos alertar hoje.
Êxodo 12:31: Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram.
Esse versículo mostra o momento em que o faraó libertou o povo de Deus da escravidão do Egito. Foram 430 anos na terra do Egito, nesse processo de libertação, Deus fez tantos prodígios e maravilhas, o que esse povo viu, penso que foi um dos momentos de maior demonstração do poder de Deus. Moisés, foi levantado como o libertador do povo Hebreu, sua história já é linda, ele teve uma vida de preparação para esse momento e junto com o seu irmão Arão foram até faraó para avisá-lo para libertar o povo.
Foram enviadas 10 pragas até faraó deixar o povo ir embora, porém não acabou aí, o povo começou sua saída do Egito, porém faraó foi atrás deles e a manifestação do poder de Deus continuou, o mar se abriu, o povo de Deus passou pelo mar em terra seca e quando o exército de faraó estava passando o mar se fechou e todos foram mortos.
Depois de tudo isso, só posso acreditar que esse povo seria o povo mais grato e fiel de toda a terra, não poderia acontecer mais nada que pudesse desacreditar no Deus todo poderoso.
Me enganei:
Êxodo 32: ¹ O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”. ² Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. ³ Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. ⁴ Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! ” ⁵ Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor”. ⁶ Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.
É inacreditável, aqui neste texto, vemos o pior momento de ingratidão desse povo. Eles já haviam reclamado de falta de água, comida e Deus já havia suportado eles com novos prodígios e maravilhas tirando água do meio da rocha e descendo o maná do céu.
Mesmo assim, viraram a cara para o seu Deus.
Moisés, como um libertador, intercedeu pelo povo a Deus para não os destruir e continuar com eles cumprindo a promessa da terra prometida.
Essa história pode se repetir em nossas vidas, caso não sejamos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus.
Lucas 23: ⁴⁴ Já era quase meio dia, e trevas cobriram toda a terra até às três horas da tarde; ⁴⁵ o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio. ⁴⁶ Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.
Lá, Deus enviou Moisés, aqui, Ele enviou Jesus para ser o libertador do Seu povo.
Ao Jesus morrer na cruz, diz a palavra que o véu do santuário rasgou-se ao meio, isso significa que agora temos acesso direto ao Pai, ou seja, não estamos mais escravizados pelo pecado, mas livres para a vida eterna com Cristo Jesus.
Hebreus 10: ¹⁹ Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, ²⁰ por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. ²¹ Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. ²² Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. ²³ Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
Esse é o nosso maior presente, mas os versículos 22 e 23 nos apresenta algumas ações e características que devemos nos moldar para sermos gratos e fiéis ao nosso Deus todo Poderoso.
Precisamos nos aproximar de Deus, mas não de qualquer jeito e sim com um coração sincero e com plena convicção de fé. Nosso coração precisa ser derramado Nele para nos purificar de uma consciência culpada e tendo nosso corpo lavado com água pura, ou seja, uma vida nova e obediente através da palavra de Deus e do sacrifício de Jesus, uma consciência limpa e um coração renovado.
Sejamos apegados com firmeza à esperança que professamos, porque Deus que prometeu é fiel.
Sem o agir do Espírito Santo em nossas vidas não conseguiremos alcançar essa transformação que precisamos para apreciarmos a presença de Deus em nós, e desta forma podemos desanimar e acabar tendo as mesmos atitudes do povo Hebreu, nos tornando ingratos e infiéis.
Deus, através do Espírito Santo, tem ensinado a nos examinar constantemente e assim continuar caminhando em nosso processo de santidade até a volta de Jesus. Portanto, vejam o que a palavra de Deus nos alerta hoje para que não caiamos em apostasia – (renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé; renegação):
Efésios 4: ²⁹ Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. ³⁰ Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. ³¹ Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. ³² Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.
Que essa palavra possa primeiramente te levar a buscar a presença do Espírito Santo em sua vida, é Ele que vai te capacitar para ser grato e fiel a Deus por tudo o que já fez. Partindo desse princípio, você conseguirá vencer as dificuldades para viver uma vida totalmente entregue a Deus, no amor de Jesus e em comunhão com os irmãos.
Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!