Irmão, eu sempre vou te amar e te perdoar

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Em Mateus 18:20, o nosso Senhor diz: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Não podemos nos esquecer de que este versículo, como todos, está dentro de um contexto.
Que contexto é esse? Dos pecados que irmãos cometem contra você; e do mandamento para você perdoá-los todas as vezes que eles pecarem contra você. Isso mesmo, perdoá-los sempre.
Qual deve ser então a sua postura como filho e servo de Deus quando um irmão pecar contra você? Para responder a esta pergunta, vamos precisar ler o contexto em Mateus 18:15-22:

Se um irmão pecar contra você, imediatamente, perdoe ele em seu coração. Mateus 18:22
Em seguida, vá até ele em particular; fique frente a frente com ele e expõe-lhe o pecado que ele cometeu contra você.
Se ele atender você, reconhecer que pecou, se arrepender e pedir perdão, ganhaste a teu irmão.
Em seguida, diga a ele que você já o perdoou.
Mas o que geralmente acontece nesses casos?
– O irmão ofendido não confronta o irmão que lhe ofendeu e deixa o caso para lá; e passa a guardar mágoa e rancor contra o irmão que lhe ofendeu.
– Ou, o irmão ofendido comenta e espalha o caso entre os demais irmãos, fazendo com que a contenda se multiplique no meio da igreja.
Isso acontece quando não se obedece a Palavra de Jesus, o que faz com que a igreja passe a experimentar um ambiente de perturbação e de tormenta.

Mas se o irmão não der atenção a você, não reconhecer que pecou e não pedir perdão, então volte a procurá-lo levando consigo duas ou três testemunhas, para que pelo depoimento dessas testemunhas o pecado dele seja confirmado, ou não.
É necessário que tais testemunhas sejam sábias e cheias do Espírito Santo.

Caso o pecado do irmão seja confirmado pelas testemunhas, e ainda assim ele recusar-se em atendê-las e não reconhecer que pecou contra você, então leve o caso à igreja, ao seu pastor, para que ele apresente o caso ao presbitério.
A igreja não é um tribunal de acusação, mas o corpo responsável para ouvir o caso e dar a sua decisão.
Supondo que o pecado do irmão também seja confirmado pela igreja, e que ainda assim ele se negue a ouvir a igreja e se arrepender; então a igreja deve tratá-lo como um gentio e publicano, isto é, como uma pessoa que, mesmo sendo irmão, está vivendo e agindo como aqueles que ainda não conhecem a graça de Deus. O irmão deverá ser afastado de suas atividades ministeriais.

Mas esta decisão não revela falta de amor pelo irmão? Na verdade, é o oposto; revela amor pelo irmão.
Vamos ler o que está escrito em Provérbios 3:11,12, e que o autor de Hebreus cita em sua carta (Hebreus 12: 7-13): Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.

Tal disciplina faz-se necessária para que o irmão reflita e obedeça a Palavra de Jesus, seja humilde, reconheça o pecado que cometeu e se arrependa, e se reconcilie com seu irmão e com a igreja.
Enquanto o irmão não fizer isso, a igreja irá considerá-lo como gentio e publicano, mas irá tratá-lo com amor, pois é irmão.
Se temos que amar e alcançar aqueles que ainda não se converteram; se temos que amar os nossos inimigos; que dirá aqueles irmãos que pecam contra nós!

Caso o irmão vier a reconhecer seu pecado e se arrepender, que é o que Deus e todos desejam, a igreja local deve estar pronta para recebê-lo de volta à comunhão imediatamente, de braços abertos, com alegria e carinho.
Mas para que o irmão volte às suas atividades ministeriais terá que, primeiro, evidenciar em sua vida frutos dignos e sinceros de um genuíno arrependimento.

Quando a igreja local, assim, disciplina um membro, em obediência à Palavra de Jesus, esta ação é honrada no céu e ratificada por Deus. Mateus 18:18,19
E quando o membro disciplinado se arrepende e confessa o seu pecado e a igreja local o recebe de volta à comunhão, da mesma forma esta ação é também honrada no céu e ratificada por Deus. Mateus 18:18,19

Chegamos então ao versículo em que Jesus diz: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20
Entendo que este versículo também se aplica legitimamente a todas as reuniões e encontros da igreja local em que Cristo é o centro.
Mas como este versículo é parte integrante de um contexto, no caso, se refere a uma reunião em que a igreja procura a reconciliação entre dois irmãos que não estão bem por causa de pecado e falta de perdão.
Reunir-se “em nome de Jesus” significa estar sob Seu senhorio, sob Sua autoridade, em obediência à Sua Palavra.
Onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Jesus, sob Seu Senhorio, sob Seu poder, sob Sua autoridade, em obediência à Sua Palavra, Ele estará presente no meio deles.

Após Jesus ensinar Seus discípulos de como deveriam tratar um irmão que pecasse contra eles, Pedro perguntou-Lhe: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Mateus 18:21
Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:22
Na verdade, Jesus não queria que Seus discípulos entendessem “quatrocentas e noventa vezes” ao pé da letra. Falando dessa maneira Jesus estava ensinando-lhes que deveriam perdoar “sempre” os irmãos que pecassem contra eles.

Vocês já perceberão como Deus sempre nos encoraja e nos encaminha para que nos reconciliemos com irmãos com quem ainda temos alguma demanda ou alguma situação mal resolvida? Mas por que o Senhor faz isso?
Uma das respostas a esta pergunta é para que não sejamos derrotados. Porque o só existir entre nós demandas já é completa derrota para nós. 1 Coríntios 6:7
Uma outra resposta é para que a nossa comunhão seja verdadeira.
Pode haver verdadeira comunhão entre dois irmãos que não se perdoam?

Infelizmente, também há falta de perdão em lares cristãos: cônjuge contra cônjuge; pais contra filhos; filhos contra pais; parentes contra parentes.
Amados irmãos, nós não podemos cuidar da igreja de Deus se não sabemos governar a nossa própria casa. 1 Timóteo 3:4,5

Imaginem um grupo de irmãos louvando e adorando a Deus; e que em meio a estes irmãos há dois que têm problemas entre si, mas que até agora não se reconciliaram; e que neste grupo há também um casal que está passando por uma crise no casamento, e que nada faz para resolvê-la; e que Jesus está no meio destes irmãos. Imaginaram?
O que vocês acham que Jesus já disse para estes dois irmãos e para este casal fazerem? Para se acertarem e se reconciliarem.
Se estes dois irmãos e este casal estivessem aqui, eu diria a eles: Obedeçam ao que Jesus já disse a vocês.

Se Deus se reconciliou com você em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:19); então, em Cristo Jesus, se reconcilie com seu cônjuge, com seus filhos, com seus pais, com seus parentes, com seus irmãos. Isso só é possível em Cristo Jesus.
Deus te ama. Então ame seu cônjuge, seus pais, seus filhos, seus parentes, seus irmãos, como Deus te ama.
Deus perdoou todos os seus pecados. Então perdoe todos os pecados do seu cônjuge, dos seus pais, dos seus filhos, dos seus parentes, dos seus irmãos, como Deus te perdoou.

Amados irmãos, não há como vivermos em comunhão se não amarmos uns aos outros como o Senhor nos amou e se não perdoarmos uns aos outros como o Senhor nos perdoou.

Será que há algum problema com a Palavra de Deus? Certamente que não! O problema, na verdade, somos nós, o nosso “eu”, a nossa falta de fé.
A Palavra que ouvimos de Deus tem que ser acompanhada pela nossa fé.

A Palavra que ouvimos de Deus tem que combinar com a nossa fé.
Se não misturarmos a Palavra que ouvimos de Deus com a nossa fé, em nada a Palavra de Deus nos será proveitosa. Hebreus 4:2

Diga aos irmãos que estão próximos de você: Irmão, eu sempre vou te amar e te perdoar.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo

Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/

Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!