Influenciadores digitais e virtuais.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

17/10/2021
Tema da mensagem de hoje: Influenciadores digitais e virtuais.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Uma atividade que cresceu muito nas últimas décadas é a de influenciador digital. Quem exerce esta atividade influencia o comportamento e o pensamento das pessoas; cria tendências e modismos; propaga ideologias, conceitos, ideias, valores, opiniões, crenças etc.; e que para muitos também serve como fonte de informação e de inspiração; etc.
Os influenciadores digitais produzem seus conteúdos e os divulgam on-line, geralmente em redes sociais e blogs, onde atraem e conquistam uma quantidade enorme de fãs (fanáticos) e seguidores.
E há influenciadores digitais para todas as idades e gostos.

Além dos influenciadores digitais, há também os influenciadores virtuais, que são personagens criados com técnicas 3D, com nome, personalidade, aparência, idade, voz e tudo mais, que também estão sendo usados para atrair fãs e seguidores, e claro, para influenciar suas vidas o mais que puderem.
Uma das influenciadoras virtuais conhecida por muitos no Brasil é a Lu do Magazine Luiza.

Praticamente, todo o conteúdo produzido pelos influenciadores digitais e virtuais pode ser acessado através de um celular, sendo este o principal veículo de divulgação de todo este conteúdo.
Aliás, o celular tem servido também para sossegar crianças e adolescentes; para receber multas de trânsito; para provocar acidentes de trânsito; para desconcentrar (distrair) as pessoas no ambiente e na condição em que se encontram (dirigindo; andando na rua; no trabalho; na escola; na igreja; etc.).
Já que o celular tem o poder de desconcentrar e destrair as pessoas, penso que todo crente, antes de entrar na igreja para adorar a Deus em comunhão com seus irmãos, deveria desligar seu celular.

Mas o que é “influenciar”? É ter ou exercer influência ou ascendência sobre alguém, ou algo; é sugestionar.
Há vários sinônimos para “influência”; por exemplo:
– Poder ou ação que alguém exerce sobre pessoas.
– Poder de influenciar e modificar o pensamento ou o comportamento de outrem sem o uso da força ou da imposição.
– Inspirar, transmitir, sugerir, insinuar, motivar, estimular, incentivar, incitar etc.
Ou seja, os influenciadores digitais e virtuais incutem seus conteúdos no ânimo de seus fãs e seguidores; enchem a mente deles com seus conteúdos; etc.; e claro, para também se tornarem celebridades e milionários.

Não podemos nos esquecer de que as TVs abertas, as TVs por assinatura, as streaming (Netflix, Prime Video etc.), as rádios, os jornais e as revistas, todos com suas programações, conteúdos e propagandas, também influenciam milhões de pessoas.
Por exemplo: Uma prática atual das pessoas é “maratonar” séries em streaming por assinatura.
Você já imaginou que bênção seria se nós, crentes, “maratonássemos” constantemente na oração e na leitura e meditação da Palavra de Deus?

Mas será que há mais influências? Sim. Há as dos pais, dos familiares, dos parentes, da turma (amigos), dos professores, dos patrões, dos políticos, dos ídolos, da minoria social, da maioria social etc.
Por exemplo: Quem aqui assistiu o filme “Deus não está morto”?
Um jovem crente matricula-se em uma universidade, onde uma das disciplinas é filosofia, ministrada por um professor ateu. Para que os alunos recebam aprovação em sua matéria, este professor exige que seus alunos assinem uma declaração de que Deus está morto. E este jovem crente é o único da classe que se recusa a assinar esta declaração.
A partir deste enredo desenrola-se a história do filme.

Hoje, até onde eu sei, os alunos aqui no Brasil não são obrigados a assinar uma declaração de que Deus está morto. Mas há alunos crentes que acabam fazendo isso de outras formas; por exemplo, quando passam a acreditar em determinados ensinos, ideologias e argumentos passados por seus professores, sem antes submetê-los ao crivo (exame; averiguação minuciosa) da Palavra de Deus.

Além dessas influências, há também as das culturas de outras regiões e países. Por exemplo: O dia das bruxas, o famoso halloween, que é fortíssimo nos Estados Unidos, tem influenciado muitos crentes.

Vamos ver outra situação da atualidade que também tem influenciado muitos crentes a perderem o foco e a visão do ministério onde Deus os plantou.
Há uma enorme quantidade de pregações na internet, seja em vídeo, áudio ou escrita; inclusive as nossas. E já se tornou um hábito de muitos crentes assistirem, ouvirem e lerem tais pregações, e por vezes até compartilhá-las.
Talvez alguém questione: Mas pastor, não é bom ouvir pregações da Palavra de Deus? Claro que é. Mas aqueles que têm tal hábito precisam saber que o Senhor lhes pedirá contas, primeiramente, das ordens que Ele lhes tem dado no ministério onde Ele os plantou.

Há outras influências que também poderiam fazer parte da lista até aqui apresentada; mas, por hora, vamos meditar apenas nestas.
Hoje, bilhões de pessoas, sem se darem conta, de uma forma ou de outra, estão sendo influenciadas por todas elas.

Um dos aspectos das influências é que elas podem ser tanto boas quanto más.
Mas como diferenciar as boas das más?
Um pequeno parêntese: Já tem um tempo que o certo passou a ser errado, e o errado, passou a ser certo. Penso que o mesmo se aplica ao bom e ao mau, pois também o bom passou a ser mau, e o mau, passou a ser bom.

Não podemos negar que, frequentemente, somos assediados (cercados) pela maioria das influências supracitadas, sejam elas boas ou más.
Muitos daqueles que não têm fé em Deus não se importam com o que é certo ou errado, com o que é bom ou mau; para estes, o que realmente importa é satisfazer seus próprios prazeres e cobiças.
É sempre bom lembrar que ter fé em Deus implica em viver unicamente para Ele e agradá-Lo em tudo.

E quanto a nós, cristãos, que não mais vivemos para nós mesmos e nem para o mundo, mas Cristo vive em nós; e esse viver que, agora, temos na carne, vivemos pela fé no Filho de Deus, que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós; sim, para nós, filhos, servos e discípulos do Senhor, o que é certo e errado, e o que é bom e mau?
Para nós, certo é o que o nosso Deus diz que é certo; errado, é o que o nosso Deus diz que é errado; bom, é o que o nosso Deus diz que é bom; e mau, é o que o nosso Deus diz que é mau. Simples assim.

O que de mais precioso temos na vida é o nosso Senhor e Salvador, Cristo Jesus glorificado; e a revelação do Evangelho da graça e da verdade. Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Hebreus 2:1
As más influências não atingem aqueles que têm a mente de Cristo, pois quando tentam, são imediatamente barradas e expulsas. Você tem a mente de Cristo?
O que Cristo tinha em Sua mente? O Evangelho da graça e da verdade.
Quem tem a mente de Cristo conhece a Cristo, Seu Evangelho, Seus pensamentos, Seus conselhos, Seus planos etc.; não por ação humana, mas por revelação divina, mediante a ação do Espírito Santo.

Cuidado: Não se deixe influenciar pelo que não é de Deus; tampouco aceite quaisquer argumentos, sejam elem ideológicos, conceituais, idealizadores, políticos, religiosos, sociais, filosóficos etc., por mais convincentes que eles possam parecer e ter sentido, sem antes submetê-los ao crivo da Palavra de Deus. Por quê? Porque para nós a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé, de esperança, de vida, de governo e de conduta.
Mas alguém pode questionar: Mas pastor, como posso submeter tais argumentos à Palavra de Deus se eu não conheço a Bíblia? Bem, aí temos um gravíssimo problema! Qual? O de ser apenas ouvinte, e não praticante da Palavra de Deus.
Por exemplo: No dia 25/10/2020, o tema da pregação foi: Perseverando no andar em santidade. No domingo seguinte, dia 01/11/2020, o tema foi: Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo. Um dos textos bíblicos naquelas ocasiões foi Colossenses 3:16,17: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Em ambas as pregações, o Senhor nos exortou (nos encorajou) a perseverarmos no andar em santidade. E o que Ele nos ordenou naquela ocasião foi fazer com que a Palavra de Cristo habite ricamente em nós; que deveríamos fazer isso diariamente, estabelecendo horários específicos para oração, leitura e meditação da Palavra do Senhor.
Pelo jeito, a pessoa que faz tal questionamento, na verdade, não fez e não faz o que o Senhor lhe ordena. Já faz 357 dias, quase um ano, que o Senhor ordenou essas coisas e, até agora,  ela não obedeceu ao que Senhor ordenou.

Se Cristo glorificado não for a nossa razão de viver, e Sua Palavra não habitar em nós ricamente, facilmente seremos influenciados pelas coisas do mundo. Mas se for: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

O nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, continua realizando Sua obra na terra e nos ensinando dia após dia, pois Ele está vivo, assentado à direita do Pai. Jesus já nos ensinou e hoje nos lembra; por exemplo:
– Que estamos no mundo, mas não somos do mundo; e que o Pai nos guarda do mal. João 17:15,16
– Que fomos sepultados juntamente com Ele no batismo; que fomos ressuscitados juntamente com Cristo. Colossenses 2:12; 3:1
– Consequentemente, buscamos as coisas lá do alto, e pensamos nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morremos, para nós mesmos e para o mundo, e a nossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:1-3
– Deus, juntamente com Cristo, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:4-7
– Etc.
Esta é, verdadeiramente, a nossa realidade espiritual em Cristo.

Quero encerrar esta pregação lendo com os irmãos alguns versículos da Palavra de Deus: Deuteronômio 6:4-9; Provérbios 22:6; 1 Timóteo 4:1; Tito 2:6; Tiago 4:4; 1 João 2:15,16.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!