Impedimentos ao discipulado de Cristo

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Impedimentos ao discipulado de Cristo

Mateus 8:18-22  |  Lucas 9:57-62

Sem dúvida que sempre surgirão impedimentos para nos submetermos ao discipulado de Cristo Jesus.
Quando digo “discipulado de Cristo Jesus” estou querendo dizer, obviamente, que não há outro discipulado senão o de Cristo Jesus.
Se Jesus discipulou homens e mulheres nos dias da Sua carne; hoje, Ele nos discipula pelo Espírito Santo.

O discipulado de Cristo Jesus abrange todas as áreas da nossa vida, ou seja, nenhuma área da nossa vida deve ficar de fora do discipulado de Cristo Jesus.
Por isso, não há como ser discipulado por Jesus sem se submeter totalmente a Ele e ao Seu discipulado.

É Cristo Jesus que aperfeiçoa e discipula os santos da igreja, pelo Espírito Santo, através dos ministros que Ele mesmo concedeu à igreja.
Os cinco ministérios da igreja são: apostólico, profético, evangelístico, pastoral e ensino; que são exercidos por aqueles a quem o Senhor designar. Efésios 4:11

Cristo Jesus concedeu ministros para a igreja com o fim de discipular e aperfeiçoar os santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Efésios 4:12
Ou seja, os ministros, cheios do Espírito Santo, cooperam com Cristo no discipulado e no aperfeiçoamento dos santos. 1 Coríntios 3:9

E assim, por meio de pessoas imperfeitas, Cristo Jesus continua discipulando e aperfeiçoando pessoas imperfeitas. Esta é a sabedoria de Deus.
Porque não há quem não peque, nem um sequer.
E por sermos pecadores precisamos nos santificar a cada dia, para que os impedimentos que porventura surgirem diante de nós não tenham poder e influência para nos paralisar ou nos fazer desistir do discipulado de Cristo Jesus e da obra que Ele nos confiou.

Nota: O nosso discipulado terminará somente quando dermos o nosso último suspiro neste mundo.

Em relação a Cristo e Sua obra:

  • Você já pensou em dar um tempo para descansar?
  • Você já pensou em dar um tempo para cuidar da sua família e das suas coisas?
  • Você já pensou em abandonar o ministério que Ele te deu por achar que ainda não está preparado para exercê-lo, ou porque não o exerce como deveria?

Lucas 9:57-62 nos revela alguns impedimentos para o discipulado de Cristo Jesus.

Os versículos 57 e 58 relatam sobre alguém (um escriba) que estava tão confiante que não esperou ser chamado por Jesus, mas que se ofereceu para segui-Lo e ser um de Seus discípulos.

  • Impulsivamente, ele se ofereceu para seguir a Jesus por onde quer que Ele fosse.
  • Certamente, ele não calculou o custo para seguir Jesus e ser um de Seus discípulos.
  • Pela resposta de Jesus, esse homem não sabia o significado do que estava dizendo.
  • Jesus estava lhe dizendo que, segui-Lo, significava abrir mão dos confortos e conveniências da vida.
  • Já que a Bíblia nada mais fala sobre esse homem, podemos supor que ele não quis abrir mão dos confortos e conveniências de sua vida para seguir após Jesus.

Lucas 14
²⁶ Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
²⁷ E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
³³ Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Os versículos 59 e 60 relatam sobre outro homem (um discípulo) que foi chamado por Jesus.

  • Ele tinha disposição para seguir Jesus, pois disse para Jesus que primeiro queria fazer algo: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai (Mateus 8:21).
  • Em outras palavras, o que Ele respondeu para Jesus foi: Senhor, eu primeiro.
  • Embora tenha chamado Jesus de Senhor, colocou seus próprios desejos e interesses em primeiro lugar.
  • Dizer “Senhor” e “eu primeiro” é completamente incoerente, pois são expressões completamente antagônicas (opostas). Logo, devemos escolher uma delas.
  • Se escolhermos o “eu primeiro”, então, paremos de chamar Jesus de Senhor. Lucas 6:46: Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
  • Se escolhermos “Senhor”, então, obedeçamos a Ele em tudo.
  • Nada em nossa vida, por mais legitimo e louvável que seja, pode competir com Cristo e Sua obra.

Lucas 9:23: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Por exemplo, Pedro negou Jesus por três vezes porque não negou-se a si mesmo.

Os versículos 61 e 62 relatam sobre outro discípulo que tem semelhanças aos dois anteriores.

  • Esse também se ofereceu para seguir Jesus.
  • Do mesmo modo não calculou o custo para seguir Jesus e ser um de Seus discípulos
  • Igualmente, quis fazer algo primeiro, pois disse a Jesus: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
  • Em outras palavras, também respondeu para Jesus: Senhor, eu primeiro.
  • Penso que o nosso “eu” é o maior impedimento para o nosso discipulado e aperfeiçoamento.
  • Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
  • O Senhor está nos falando de como segui-Lo como Seus discípulos e de como nos submetermos integralmente ao Seu discipulado.
  • “Tendo posto a mão no arado” significa o início do discipulado de Cristo Jesus.
  • E quem inicia o discipulado de Cristo Jesus e olha para trás não é apto para o reino de Deus.
  • O discipulado de Cristo Jesus não é um curso, por exemplo, de 12 lições que concluímos em 1 ano; mas uma vida diária de comunhão, com Deus e uns com os outros; onde nos submetemos ao Senhor e uns aos outros.
  • “Apto para o reino de Deus” não se refere à salvação, mas ao trabalho que se deve realizar no reino de Deus.
  • Os salvos já fazem parte do reino de Deus; logo, todos os salvos devem realizar o trabalho do reino de Deus.
  • Se faço parte do reino de Deus, então, toda a minha vida faz parte do reino de Deus. Por isso que não tenho duas maneiras de viver, uma na igreja e outra fora dela. Por isso que não tenho muitas coisas para fazer, senão uma só: VIVER PARA O MEU SENHOR E SERVI-LO INTEGRALMENTE.
  • O discipulado de Cristo Jesus é simultâneo ao trabalho a ser realizado no reino de Deus.
  • Aliás, tudo na vida de um cristão acontece simultaneamente: os planos de Deus; a obra de Deus; o serviço do reino de Deus; a santificação; os desafios e dificuldades; o aperfeiçoamento; o discipulado; etc.
  • O discipulado de Cristo Jesus é dinâmico. Logo após nos ensinar algo, imediatamente, de alguma forma, Ele nos prova para sabermos se aprendemos, ou não, o que Ele nos ensinou.
  • Se na prova não fizermos o que Ele nos ensina, Ele nos ensinará de novo e nos provará de novo, até fazermos o que Ele ensina.
  • Deus não desiste de nós. O problema é que sofremos quando não fazemos o que o Senhor nos manda. Não somente nós sofremos, mas também os nossos próximos. 1 Pedro 3:17: … porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
  • É em meio aos nossos desafios e dificuldades, com todas as nossas deficiências e limitações, que devemos nos submeter ao discipulado de Cristo Jesus, para que o Senhor nos torne aptos para realizarmos a obra do reino de Deus.
  • Três coisas impediram o discipulado na vida desses três homens: Confortos materiais; emprego ou ocupação; família e amigos.
  • Que o mesmo não ocorra conosco, para que Cristo Jesus tenha total liberdade para nos discipular e nos aperfeiçoar.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!