Imitar um modelo com “m” minúsculo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Timóteo 1.12-17

Jesus é o Filho amado de Deus. O Pai eterno tem todo o Seu prazer em Jesus, Seu Filho amado.
Cristo Jesus é o Filho perfeito, o Servo perfeito, o Ministro perfeito, o Sacerdote perfeito, o Embaixador perfeito.
E quando nós, cristãos, somos exortados a imitar alguém e a seguir um modelo, é óbvio que o primeiro que consideramos é o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo; pois Ele é o nosso maior exemplo e modelo a ser seguido e imitado. Portanto, Jesus é o nosso Modelo com “M” maiúsculo.

Somos gratos a Deus porque Ele, em Cristo Jesus, nos libertou da escravidão do pecado para obedecermos de coração a forma de doutrina que nos foi entregue, que é a doutrina dos apóstolos, o Evangelho da graça, da verdade e da glória de Deus, no qual temos perseverado. Romanos 6.17; Atos 2.42

O Evangelho nos instrui a imitar a Deus. Por exemplo:

  • Efésios 5.1,2: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
  • 1 Coríntios 11.1: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Como podemos imitar a Deus? Como filhos amados de Deus, podemos imitá-Lo, p. ex., no Seu amor incondicional.
Amar incondicionalmente é mandamento do Senhor Jesus. João 13.34
Quem ama como Deus, age sempre pelo menos de quatro maneiras: Dá, serve, sacrifica-se e perdoa. Foi assim que Cristo nos amou, e também devemos amar uns aos outros como Ele nos amou.
Por isso, quando por amor damos, servimos, sacrificamo-nos e perdoamos, estamos imitando a Deus.

O Evangelho nos instrui também a imitar modelos com “m” minúsculo. Por exemplo, imitar o apóstolo Paulo, Timóteo e aqueles que os imitam:

  • 1 Coríntios 4.16: Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
  • Filipenses 3.17: Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.

O que significa ser um modelo? Significa ser uma referência, um exemplo para outras pessoas.

Como vimos, o Evangelho nos instrui a imitar Deus. Mas hoje, o Espírito Santo quer tratar conosco especificamente sobre ter modelos e segui-los, para também se tornar um modelo a ser seguido.

Breve observação: Não há como sermos perfeitos como Jesus, pois somos pecadores.

  • Jesus não foi concebido em pecado, e nunca pecou em toda Sua vida.
    Hebreus 4.15: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
    Está escrito, em 1 Pedro 2.22, que Jesus não cometeu pecado, nem dolo (engano) algum se achou em sua boca.
  • Já o apóstolo Paulo e Timóteo, p. ex., assim como todos nós, eram pecadores, nasceram na iniquidade, e em pecado foram concebidos por suas mães. Salmo 51.5
    1 Timóteo 1.15: Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Em Filipenses 3.12-16, o apóstolo Paulo relata que ainda não havia obtido a perfeição, isto é, a conformidade de Cristo; mas que ele prosseguia para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Somos exortados, em Hebreus 12.2, a olhar firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.
Obviamente, Cristo Jesus é o nosso principal Modelo, e jamais podemos perdê-Lo de vista, jamais!

Como já disse, o Espírito Santo quer tratar hoje conosco especificamente sobre ter modelos e segui-los, para também se tornar um modelo a ser seguido.
Jesus é o nosso Modelo com “M” maiúsculo; Seus servos, os nossos modelos com “m” minúsculo; e nós, modelos com “m” minúsculo para outras pessoas.

Quando se tem alguém por modelo, geralmente, seus predicados, qualidades e virtudes são imitados.
Mas em que sentido, em 1 Timóteo 1.16, o apóstolo Paulo foi um modelo, com “m” minúsculo, para os crentes?
Modelo de perfeição não foi, pois ele mesmo declarou: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1 Timóteo 1.15
A razão do apóstolo Paulo, ou de qualquer outro, ser um modelo para os crentes, não estava em seus predicados, qualidades e virtudes, tampouco nas obras que ele fazia para Jesus, mas na obra que Jesus realizou em sua vida.
Paulo tornou-se um modelo para que todos vissem o que Cristo pode fazer com um pobre e miserável pecador; o que Cristo pode fazer com um homem que foi:

  • Blasfemo: Com palavras, ele falava mal dos cristãos e de Jesus, o Senhor dos cristãos.
  • Perseguidor: Ele foi um perseguidor implacável da igreja de Cristo.
  • Insolente: Ele sentia prazer em afligir os cristãos com violência, crueldade e abusos.

O que Cristo Jesus realizou em Paulo? Resumidamente: Jesus o fortaleceu, o considerou fiel, e o designou para o ministério. 1 Timóteo 1.12
Que revelação maravilhosa é esta: O principal dos pecadores, o blasfemo, o perseguidor, o insolente, tornou-se servo de Cristo Jesus e foi designado pregador, apóstolo e mestre.
O apóstolo Paulo foi um modelo, não de si mesmo, mas da obra redentora e transformadora que Jesus realizou em sua vida; um modelo do que Jesus pode fazer na vida de um pobre e miserável pecador.

Na realidade, as pessoas têm que ver primeiramente Cristo em nós, e a obra que Ele realizou em nossas vidas; não apenas a obra que fazemos para Deus, embora estas sejam importantes e necessárias.
João 3.30: Convém que ele cresça e que eu diminua.
Todas as coisas que nós, cristãos, fazemos na vida, têm que ter sua origem, motivação e fundamento em Cristo Jesus e na obra redentora e transformadora que Ele realizou em nossas vidas.

O resultado do trabalho das mãos do Senhor no vaso de barro chamado Paulo é o que as pessoas viam. Todos viam o que Jesus fizera na vida de Paulo, pois era evidente, visível, incontestável, claro, manifesto e patente.

Deus teve misericórdia de Paulo, a ponto de Cristo usá-lo como um modelo que evidenciasse o quanto Ele é longânimo e bondoso, até mesmo para com o pior dos pecadores, a fim de que as pessoas compreendessem que elas também podem ter vida eterna.

O Evangelho produz certeza de pecado e Jesus salva o pecador.
Paulo tinha plena convicção de que era pecador, e a graça de Deus o alcançou e o salvou.

Pela razão de Jesus ter vindo ao mundo para salvar os pecadores, dos quais Paulo se considerava o principal deles, foi lhe concedida misericórdia, para que Jesus usasse este vaso de barro como modelo aos que cressem Nele para a vida eterna.
Assim como o apóstolo Paulo foi o principal dos pecadores, agora ele seria a principal evidência da manifestação da maravilhosa graça de Deus, do que Jesus é capaz de fazer na vida de um pobre, perdido e miserável pecador.

A ênfase do ano de 2020 para nós será o Espírito Santo. Permita que Ele tenha total liberdade para trabalhar em sua vida, para torná-lo, assim como o apóstolo Paulo, um modelo que evidencie ao mundo o quanto Deus é amoroso, gracioso, bondoso e misericordioso, até mesmo para o pior dos pecadores.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 05/01/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!