Humildes de espírito

COMPARTILHE esta MENSAGEM

17/04/2022
Tema da mensagem de hoje: Humildes de espírito
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Nós somos discípulos de Cristo Jesus, glorificado, nosso Senhor e Salvador. Portanto, a nossa vida deve ser profundamente espiritual.
Por isso, uma das coisas que devemos fazer sempre é fugir da superficialidade espiritual e ministerial.
Não podemos ser superficiais na nossa intimidade com Cristo Jesus, pelo Espírito Santo; na santidade; no conhecimento do Senhor e de Sua graça; na comunhão; no relacionamento entre irmãos; na doutrina; no culto (serviço); no louvor e na adoração; na missão; no chamado; no ministério; etc.
Se esta é a condição de algum discípulo de Jesus, é fundamental, então, que descubra urgentemente a causa. Para isso, deverá mudar sua atitude para com Deus e a Bíblia Sagrada; levar a sério Deus e Sua Palavra; aceitar a Palavra de Deus como Ela é, obedecendo-A e permitindo que Ela fale ao seu coração; etc.

Em nenhum outro lugar ou fonte, senão na Bíblia Sagrada, é que se pode saber, em todos os sentidos e aspectos, acerca de Deus e da vida cristã.
Não é correto ler a Bíblia mecanicamente, sem meditar no que Ela diz e ensina.
Quando meditamos a Palavra de Deus, com a indispensável ajuda do Espírito Santo, o Senhor fala conosco, nos orienta, renova a nossa mente, transforma a nossa vida.

Hoje, vamos meditar na primeira bem-aventurança citada por Jesus no Sermão do Monte: Mateus 5.3: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Nosso Senhor ao ensinar sobre as bem-aventuranças dispôs cada uma delas em uma sequência espiritual lógica.
Portanto, não é por acaso que a primeira delas é: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
O reino dos céus é o reino de Deus.

Esta primeira bem-aventurança é a base, ou a chave, para compreendermos e obedecermos a tudo quanto o nosso Senhor nos ensina e nos ordena, inclusive no Sermão do Monte. Por exemplo:

  • Como posso amar e orar pelos meus inimigos se não sou humilde de espírito? Mateus 5.44
  • Como posso ajuntar tesouros no céu se não sou humilde de espírito? Mateus 6.20
  • Como posso deixar de ser hipócrita e de julgar meus irmãos, se não sou humilde de espírito? Mateus 7.5

O reino de Deus não é algo exterior, carnal, automático, materialista, temporário.
O reino de Deus é essencialmente espiritual. É o que nos revela, também, o Sermão do Monte.
Jesus nos diz, está escrito: Porque o reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17.21
Portanto, é o reino de Deus que deve governar a totalidade de nossas vidas; controlar o nosso coração, a nossa mente, os nossos sentimentos, as nossas atitudes, as nossas palavras.
É óbvio que não há como qualquer um de nós viver por si só o Evangelho sem Cristo Jesus, o Rei da glória.
Precisamos discernir algo: Não nos tornamos cristãos vivendo a Palavra de Deus; mas vivemos a Palavra de Deus porque somos cristãos.

Se o reino de Deus é dos humildes de espírito, logo, ser humilde de espírito é característica fundamental de filho e servo de Deus.
Ser humilde de espírito é ser, e não estar, completamente vazio de si mesmo; porque, quem hoje está, amanhã pode não estar.
Não podemos nos encher do Espírito do Senhor sem antes nos esvaziarmos de nós mesmos, do nosso eu, do nosso orgulho, da nossa soberba, do nosso egoísmo, da nossa justiça própria, da nossa autoconfiança, da nossa mente meritória, etc.
Nunca se esqueçam: O enchimento se dá somente após o esvaziamento.

Todas as demais qualidades e características de um cristão, de algum modo, resultam da de ser humilde de espírito.

Primeiramente, no Sermão do Monte, quem são os bem-aventurados? Segundo Jesus, os humildes de espírito.
Bem-aventurado, conforme a maioria dos dicionários, é alguém muito feliz.
Bem-aventurado, do grego makarioi, significa sentir-se em estado de satisfação plena, a qual não pode ser desestabilizada por fatores externos.
E para nós, cristãos, não há bem-aventurança, não há plena felicidade e satisfação, senão, em Cristo Jesus.
Bem-aventurado, então, é alguém a quem Deus abençoa.

Quem Deus abençoa?
Se o reino de Deus é dos humildes de espírito, logo, Deus abençoa os humildes de espírito. Por isso que estes são chamados de bem-aventurados, porque são abençoados por Deus.
Quem não é humilde de espírito é o que? Orgulhoso, soberbo, vaidoso, egoísta, invejoso, arrogante, insolente, altivo, etc.

Queremos realmente ser bem-aventurados, isto é, abençoados por Deus? Sim.
Então, precisamos ser humildes de espírito; porque ser humilde de espírito é condição essencial para sermos bem-aventurados.
Ninguém é humilde de espírito por ser bem-aventurado; na verdade, alguém é bem-aventurado (abençoado por Deus) por ser humilde de espírito.

Portanto, os que choram; os mansos; os que têm fome e sede de justiça; os misericordiosos; os limpos de coração; os pacificadores; os perseguidos por causa da justiça; os injuriados e perseguidos por causa de Jesus; antes de qualquer coisa, são humildes de espírito.
Quem é que realmente tem grande alegria e prazer quando é perseguido e sofre afrontas por causa de Jesus e do Evangelho? Os humildes de espírito.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!