Fazer o que é reto perante o Senhor | 2 Reis 18:1-3

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Fazer o que é reto perante o Senhor | 2 Reis 18:1-3

 

Meus amados irmãos, talvez vocês estejam passando por problemas na vida.
E o que o Senhor sempre nos diz é para que tenhamos Nele uma fé inabalável, em toda e qualquer circunstância.
Mas de repente, devido aos problemas e as circunstâncias, vocês têm sido pessoas de pouca fé.

Já sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6
Quando não temos fé não obedecemos ao que o Senhor nos ordena; não fazemos o que é reto aos olhos do Senhor; e assim, desagradamos a Deus.

Mas como podemos ter uma fé inabalável em Deus?
Fazendo com que a nossa fé Nele aumente a cada dia. Como fazemos isso?
A fé em Deus não vem pelo ouvir qualquer palavra, mas pelo ouvir unicamente a Palavra de Deus, que é Cristo.
Romanos 10:17 nos revela que a fé vem pelo ouvir a pregação, mas ouvir a pregação da Palavra de Deus, que é Cristo.
Como creremos em Deus se não ouvirmos a Sua Palavra? Não há como. Romanos 10:14

Irmãos amados, fiquem atentos e ouçam a pregação da Palavra de Deus, porque é pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus que a nossa fé no Senhor aumentará.
E quanto mais fé tivermos no Senhor, mais retamente estaremos em Sua presença.

 A pregação de hoje é a respeito da vida do rei Ezequias.
Que ao ouvirmos essa pregação a nossa fé em Deus aumente ainda mais, para fazermos o que é reto perante o Senhor; e Ele se agrade de nós e nos socorra quando por Ele clamarmos.

2 Reis 18: 1 No terceiro ano de Oseias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias. 3 Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai.

Amados irmãos, vocês fazem o que é reto perante o Senhor; ou fazem o que acham que é correto aos seus próprios olhos?

2 Reis, capítulos 18, 19 e 20 (breve relato):

Ezequias, rei de Judá, tinha 25 anos de idade quando começou a reinar.
Ele reinou 29 anos em Jerusalém.
Ezequias confiou no Senhor, no Deus de Israel.
Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor.
E por ter se apegado ao Senhor, não deixou de segui-Lo e de guardar os Seus mandamentos. Salmo 91:14

No princípio do seu reinado, Ezequias destruiu os ídolos e templos pagãos que tinham sido erguidos em Israel pelos reis anteriores; reparou a Casa do Senhor que estava em ruínas, porque os reis anteriores, inclusive seu pai, o rei Acaz, viraram as costas para o Senhor e passaram a adorar deuses que não são deuses, deuses que na verdade não existem; ordenou que o povo de Israel viesse a Jerusalém para celebrar a Páscoa; etc.

O rei Acaz, pai de Ezequias, cometeu transgressões terríveis contra o Senhor, pois não fez o que era reto aos olhos do Senhor.
Ele ofereceu sacrifícios a deuses que na verdade não são deuses e que não existem, e que foram a sua ruína e a de todo o Israel.
Só para os irmãos terem uma ideia, o rei Acaz foi capaz que queimar seus próprios filhos em sacrifício a tais deuses.

Após reparar a Casa do Senhor, Ezequias ordenou que Ela fosse purificada e preparada para a adoração ao Senhor.
E assim, o culto ao Senhor foi restaurado, e o Senhor era com ele em tudo.

No décimo-quarto ano do reinado de Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortes de Judá e as tomou.
Houve então um tempo em que o reino de Judá (reino do Sul) pagava tributo para a Assíria (hoje, a região do Iraque e da Síria).
Mas também chegou um momento em que Ezequias se revoltou contra o rei da Assíria, recusando-se a continuar servindo-o e pagando-lhe tributo.
Obviamente, Senaqueribe não gostou da atitude de Ezequias.

Então, o rei Senaqueribe enviou três de seus oficiais mais graduados para afrontar (insultar; ofender; menosprezar) o rei Ezequias, o exército de Israel e o Deus de Israel.
Após relatarem ao rei Ezequias as palavras desta afronta, Ezequias rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco e entrou na Casa do Senhor.
O ato de rasgar as vestes e cobrir-se de pano de saco indica total falta de confiança em si mesmo; reflete a angústia, a tristeza e o arrependimento da pessoa.
Na verdade, Deus não olha para as roupas rasgadas e para os panos de saco, e sim para o coração das pessoas.

Deus quer que nos convertamos integralmente a Ele e que rasguemos os nossos corações em Sua presença: Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:12,13

Em seguida, Ezequias enviou, cobertos de pano de saco, o mordomo, o escrivão e os anciãos dos sacerdotes ao profeta Isaías, para que este fizesse orações em favor de Israel e de seu rei, devido a situação pela qual estavam enfrentando com o rei da Assíria.
Isaías disse aos servos que dissesse ao rei Ezequias: Não temas por causa das palavras que ouviste…

O rei Senaqueribe escreveu em uma carta afrontas e ameaças ao rei Ezequias, a Israel e ao Deus de Israel.
Após receber e ler esta carta, Ezequias subiu à Casa do Senhor, estendeu a carta perante o Senhor e orou perante o Senhor, dizendo:
2 Reis 19: 15 Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 16 Inclina, ó SENHOR, o ouvido e ouve; abre, SENHOR, os olhos e vê; ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo. 17 Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras 18 e lançaram no fogo os deuses deles, porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso, os destruíram. 19 Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus.

O Senhor ouviu e atendeu a oração do rei Ezequias:
2 Reis 19:20: Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Quanto ao que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, eu te ouvi…
2 Reis 19: ³² Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. ³³ Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o Senhor. ³⁴ Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor de meu servo Davi.

E aconteceu que, à noite, o Anjo do Senhor partiu e matou 185 mil guerreiros que se encontravam no acampamento dos assírios.
Quando o povo de Deus se levantou ao raiar do dia seguinte, lá jaziam sobre a terra todos os cadáveres.
Quanto a Senaqueribe, retirou-se e foi para Nínive. E aconteceu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o assassinaram.

O rei Ezequias não era perfeito, porque não há nenhum homem perfeito. E por não ser perfeito, cometia falhas.
Mas ele tentava e se esforçava, de todo coração, obedecer ao Senhor em tudo.
Mas quando falhava, se arrependia e se apresentava ao Senhor para se retratar e se consertar.
Foi o que aconteceu quando ele adoeceu de uma enfermidade mortal.
Nessa ocasião, o Senhor disse a Ezequias, através do profeta Isaías: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. 2 Reis 20:1
Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor… 2 Reis 20:2
Ezequias orou e chorou muitíssimo na presença do Senhor; e o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo. 2 Reis 20:5,6
O Senhor acrescentou quinze anos na vida de Ezequias; e prometeu livrar a ele e a cidade das mãos do rei da Assíria.
E como sinal de que o Senhor cumpriria o que havia falado a Ezequias, o relógio de Acaz retrocedeu 10 graus. Ao dia desse extraordinário milagre de Deus, foi acrescentado aproximadamente 40 minutos.

Resumidamente, esta é a história de Ezequias, um dos mais notáveis reis de Judá.

Assim como o rei Ezequias, talvez você também esteja enfermo e passando por problemas na vida.
E já tem um tempo que você tem clamado por isso ao Senhor, mas o Senhor não tem respondido suas orações; e, assim, sua situação não muda.
Uma coisa é certa, Deus ouve todas as suas orações, porque Ele não é surdo. Isaías 59:1
Por que, então, o Senhor atendeu prontamente as orações de Ezequias, mas não tem atendido prontamente as orações que você tem feito a Ele?
Para responder a esta pergunta, vamos ver o porquê o Senhor atendeu prontamente as orações de Ezequias.

Como vimos, o rei Ezequias, além de ter passado tudo o que passou no reino de Judá, também contraiu uma doença mortal.
Mas ele clamou ao Senhor, e o Senhor prontamente o socorreu, e o livrou das mãos de seus inimigos e o curou.

Por que o Senhor atendeu prontamente as orações de Ezequias?
Porque ele confiou integralmente no Senhor.
Porque ele fez o que é reto aos olhos do Senhor.
Porque ele se apegou ao Senhor e, por isso, não deixou de seguir o Senhor e de guardar os Seus mandamentos.
Porque o que ele mais desejava na vida era adorar ao Senhor; por isso que fez tudo o que pôde para restaurar o culto e a adoração ao Senhor.
Porque ele rasgava seu coração na presença do Senhor, pois era íntegro.
Porque ele foi humilde e honrou o enviado de Deus, o profeta Isaías, quando pediu a este que orasse por ele e por Israel.
Porque diante de afrontas, ameaças e problemas, ele clamava ao Único que o podia salvar, o Senhor.
Porque quando pecava, logo se arrependia, e humildemente apresentava-se ao Senhor para se retratar e se consertar.
Porque ele se esforçava, de todo o seu coração, para obedecer ao Senhor em tudo.
ETC.

Se você deseja que o Senhor atenda prontamente suas orações, então, tenha Jesus como seu exemplo Maior; e homens como Ezequias, como exemplos menores.
Nada irá mudar em sua vida se você não se apegar a Deus com amor e não obedecê-Lo.
Nada irá mudar em sua vida se você se apegar a si mesmo e às suas coisas.
Na verdade, quanto mais você se preocupar e cuidar das suas coisas, menos se preocupará e cuidará das coisas do Senhor.

Meus amados irmãos, mais uma vez o nosso Senhor nos exorta a fazermos o que é reto perante Ele; a fazermos o que é reto aos olhos Dele; e não o que achamos que é certo, de acordo com a nosso juízo e o nosso ponto vista.

Quando nos é dito aqui para nos comprometermos e nos envolvermos totalmente com Ele e com o ministério, é porque é isso que o Senhor ordena que façamos.
Como cumpriremos o propósito para o qual o Senhor designou o nosso ministério se todos não corresponderem ao que Ele está falando e ordenando?
Não são apenas alguns de nós que devem obedecer ao que o Senhor aqui ordena, mas todos aqui devem obedecê-Lo.

Não é por homens que somos cobrados, mas pelo Senhor, segundo a Sua Palavra.
O Senhor não ordena apenas alguns de nós a obedecê-Lo, mas a todos nós.

Segue, por exemplo, algumas coisas que neste ano o Senhor ordenou para todos nós:
Discernir a Mesa do Senhor, reconhecendo o Senhor no partir do pão.
Viver e andar em comunhão, com Deus e os irmãos.
Que o assunto principal das nossas semanas não seja outro, senão, o que o Senhor nos fala aos domingos no culto.
Sermos cada vez mais íntimos do Espírito Santo, para que Ele nos revele a história que Deus escreveu a nosso respeito.
Seguirmos o amor de Deus e procurarmos, com zelo, os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
Perseverarmos no Novo e Vivo Caminho, que é Jesus.
Foi Cristo Jesus que nos designou para este ministério.
Não tropeçarmos e também não fazer os nossos irmãos tropeçarem.
Não falarmos mal dos irmãos e de ninguém, antes, abençoá-los.
Recebermos poder para pregar o reino de Deus.
Nos fortalecer, individual e coletivamente, na célula e no culto de intercessão.
ETC.

Assim como o rei Ezequias, se apague a Deus com amor, de todo o coração, e se esforce ao máximo para obedecê-lo em tudo.
Entenda que aquele que assim procede, nunca está sozinho, mas com Cristo, com a igreja e com todos os irmãos.
Logo, não importa o que você esteja passando em sua vida, desde que creia que não está passando sozinho, mas com Cristo Jesus, com a igreja e seus irmãos. Salmo 23:4
Nos momentos mais difíceis, quem assim proceder, terá suas orações respondidas prontamente pelo Senhor.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!