Dai a Deus o que é de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

24/10/2021
Tema da mensagem de hoje: Dai a Deus o que é de Deus.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Os líderes religiosos judaicos compreenderam que contra eles é que Jesus havia proferido a parábola dos lavradores maus, relatado em Marcos 12:1-12. E também por isso procuravam prendê-Lo. Mas por ora, desistiram, por temerem o povo.

Marcos 12:13: E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra.
Vimos, então, que eles retomaram o intento de prender Jesus, pois enviaram alguns dentre eles para ver se O apanhavam em alguma palavra. Os escolhidos para esta missão foram os fariseus e os herodianos.
Fariseus eram os membros de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés.
Herodianos eram os membros de um partido político que favorecia a família de Herodes e os romanos.
Os fariseus e os herodianos eram inimigos.
Os fariseus também não se davam com os saduceus, que eram os membros de outro grupo religioso dos judeus. Estes também se uniam contra Jesus e Seus seguidores. Mateus 16:1
Todos estes tinham algo em comum: eles odiavam Jesus. E foi este ódio comum que os uniu temporariamente para apanhar Jesus em alguma palavra e prendê-Lo.

Marcos 12:14: Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?
Marcos 12:15: Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja.
Uma das marcas destes religiosos era a hipocrisia. E foi assim que eles se aproximaram novamente de Jesus, cheios de hipocrisia. Mas Jesus sabe quem é hipócrita e quem é sincero.
Encontramos este mesmo relato em Mateus 22:15-22 e Lucas 20:19-26. Na passagem de Mateus, Jesus os denuncia chamando-os de hipócritas.
Basicamente, hipócrita é uma pessoa falsa, que finge ser o que não é, finge sentir o que não sente, finge crer no que não crê etc. No grego, a palavra hipócrita era usada para designar um ator, isto é, aquele que sabe fingir.
Estes hipócritas fizeram a seguinte pergunta a Jesus: É lícito (conforme a lei) pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?
Nenhum judeu, pessoalmente, inclusive os fariseus, tinha prazer em viver sob um governo gentílico, no caso, o império romano. Já os herodianos, eram mais tolerantes quanto a isto.
Conforme a lei o império romano, os judeus eram obrigados a pagar tributos a César, isto é, ao governo romano.
Se Jesus respondesse que deveriam pagar tributos a César, a maioria dos judeus ficaria contra Ele; se respondesse que não deveriam, eles O denunciariam às autoridades romanas para ser capturado e julgado como traidor.
Jesus, então, pediu-lhes que Lhe trouxessem um denário para que Ele visse.
O fato de terem e usarem essas moedas mostra a sujeição deles a um poder gentílico.

Marcos 12:16: E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César.
Denário era uma moeda romana de prata, estampada em uma de suas faces com o retrato de César. Seu valor equivalia a um dia de trabalho.
O retrato de César estampado nesta moeda era para que ninguém se esquecesse, principalmente os judeus, de que César era o senhor, o kyrios daquele império.
Kyrios, do grego, significa senhor, soberano. Este termo era usado como um título imperial, que com o passar do tempo ganhou aspectos dívinos. Ou seja, os imperadores romanos eram honrados como divindades.
Nota: No princípio da igreja, muitos cristãos foram mortos por admitir ser Cristo o Senhor, o Soberano, o Kyrios de suas vidas, e não César. A saudação dos primeiros cristãos era: Cristo é o Senhor, o Kyrios.
E quando trouxeram a moeda para Jesus, o Senhor lhes perguntou de quem era o retrato na moeda; e eles foram forçados a admitir que era de César, o senhor, o kyrios daquele império.
Sem dúvida que eles se irritavam todas as vezes que pagavam seus impostos, pois lembravam de que estavam sob o domínio de um império gentílico.
Quando admitem ser de César o retrato na moeda, admitem ser César o senhor (kyrios) do império que governava e dominava suas vidas.
E por que o povo de Deus fora conquistado e subjugado (conquistado; dominado) pelo império romano? Por causa de seu pecado e de sua infidelidade para com Deus.

Marcos 12:17: Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele.
Todo cristão tem dupla cidadania, a terrena e a celestial.
Como cidadão da terra é responsável por obedecer aos governos humanos, apoiá-los e financiá-los.
– Ao invés de falar mal das autoridades e governantes, deve orar por eles; não falar mal deles e trabalhar para derrubá-los. Romanos 13:1-7; 1 Timóteo 2:1,2
– Caso os governantes e as autoridades promulguem uma lei que obrigue o cristão a fazer algo contrário a Cristo, deve recusar e suportar o castigo, seja este qual for. Foi o que aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Daniel 3 e 6
Como cidadão do céu é responsável por obedecer a Deus e agradá-Lo em tudo.
Embora contrariados, aqueles homens pagavam impostos ao império romano. Todos eles estavam dando a César o que era de César.
Porém, estavam negligenciando o senhorio de Deus sobre suas vidas.

Dai a Deus o que é de Deus. É sobre isto que Cristo nos ensina hoje.
De repente, estamos tão preocupados com interesses que não são de Cristo, que acabamos nos esquecendo dos interesses do nosso Senhor, do nosso Kyrios.
Para alguns de nós, cristãos, é muito fácil fazer ou discutir acerca de coisas de pouca importância e negligenciar as coisas principais da vida com Cristo.
De repente, nos esforçamos para saudar uma divida, seja ela devida a pessoas, a instituições ou ao governo, enquanto roubamos a Deus naquilo que Lhe pertence.
Por isso, jamais devemos nos esquecer de dar a Deus o que é de Deus. Se ainda estamos falhando em fazer isso, o nosso Senhor, que nos ama incondicionalmente, nos ajudará a enxergar onde devemos nos consertar.
Como o nosso Senhor faz isso? Uma das maneiras é nos pedindo a “moeda”. Esta “moeda”, aqui, devido ao nosso pecado e a nossa infidelidade para com Deus, representa tudo o que ainda tem nos dominado, governado, aprisionado e impedido de dar a Ele o que é Dele.
Este pedido do Senhor se dá na presença Dele, no nosso dia a dia, através de situações e circunstâncias pelas quais passamos, quando temos a oportunidade de testemunharmos a nossa fé e lealdade a Ele.

Portanto, quando nos achegamos a Deus em oração, convictos de Sua presença; quando meditamos a Sua Palavra; quando ouvimos a pregação do Evangelho; etc.; é quando Ele nos pede esta “moeda”. Quando isso acontece, o melhor a fazer é entregar a Ele esta “moeda”, arrependidos por estar com ela há tanto tempo, para que Ele nos perdoe e nos abençoe, e nossas mentes sejam renovadas e nossas vidas transformadas.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Sidney Netto disse:

    Que mensagem maravilhosa que palavra…