Esvaziar-se e humilhar-se.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Filipenses 2.5-8
5. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6. pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7. antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8. a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Que sentimento havia em Jesus e que também tem que haver em nós? Ou, qual a atitude de Jesus e que também deve ser a nossa? A Si mesmo se esvaziou e a Si mesmo se humilhou. É nisso que temos que imitar Jesus.
Embora sendo Deus, Jesus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se. Não, Jesus não fez isso. Antes, a si mesmo se esvaziou e a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

O Espírito Santo nos exorta a imitarmos Jesus, a termos a mesma atitude de Jesus, isto é, a nós mesmos nos esvaziarmos e nos humilharmos.
Mas do que precisamos nos esvaziarmos?
Se Jesus a Si mesmo se esvaziou, então, eu também tenho que a mim mesmo me esvaziar e a mim mesmo me humilhar diante do Senhor; e você também tem que a si mesmo se esvaziar e a si mesmo se humilhar diante do Senhor.

Os textos bíblicos abaixo, por exemplo, ratificam a atitude de esvaziar-se e de humilhar-se:

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Lucas 9.23,24

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14.26

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33

O apóstolo Paulo também escreveu a respeito:

Aos coríntios: … levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 2 Coríntios 4.10

Aos colossenses: … porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3.3

As atitudes de “a mim mesmo me esvaziar” e “a mim mesmo me humilhar” também significam: A mim mesmo negar-se; perder a minha vida por causa de Jesus; amar a Jesus mais do que a minha própria vida; renunciar a tudo quanto tenho; dar a minha vida pelos irmãos.

“A nós mesmos nos esvaziarmos” e “a nós mesmos nos humilharmos”, basicamente, é a desistência de nós mesmos; é chegarmos à conclusão de que é impossível para nós, por nós mesmos, agradarmos a Deus.

Mas por que temos que nos esvaziarmos? Porque enquanto permanecermos com as nossas coisas, não temos acesso às coisas de Deus, às coisas celestiais, àquelas que Ele já preparou de antemão e que estão disponíveis para nós gratuitamente em Cristo Jesus.

Do que preciso me esvaziar? De tudo o que é meu. Por exemplo:
Preciso me esvaziar do meu orgulho; do meu egoísmo; da minha justiça; da minha bondade; da minha capacidade; do meu mérito; da minha utilidade; da minha força; da minha alegria; da minha paz; ou seja, preciso me esvaziar de qualquer coisa que seja minha.
Preciso me esvaziar de mim mesmo para que eu possa ter acesso às coisas do Senhor.
Essa é a morte que temos que carregar todos os dias. Essa é a humilhação pela qual vamos passar todos os dias. Esse é o esvaziamento, o processo pelo qual precisamos passar.

Temos justiça? Temos bondade? Temos capacidade? Temos mérito? Temos utilidade? Temos força? Temos alegria? Temos paz?
Ao meditarmos o Evangelho da graça de Deus, chegamos à seguinte conclusão:
Se a nossa resposta a qualquer destas perguntas for “SIM”, então, Jesus não veio para nós.
Por quê? Porque Jesus veio para os perdidos.

Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores. Marcos 2.17

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19.10

Por isso é que temos que nos esvaziarmos de tudo que temos.
Não podemos ter em nós nada que seja nosso, porque se há em nós alguma coisa que seja nossa, então, não é de Deus.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11.36

O que o Evangelho nos orientou a fazer quando confessamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador? A nos batizar nas águas.
E o que representa o batismo nas águas? A nossa morte. Mortos para nós mesmos e para o mundo, mas vivos para Deus.
Morremos com tudo o que era nosso. Morremos com a nossa justiça, com a nossa bondade, com a nossa capacidade, com o nosso mérito, com a nossa utilidade, com a nossa força, com a nossa alegria, com a nossa paz, etc.

Nascemos de novo com tudo o que é de Deus: Com a justiça de Deus, com a bondade de Deus, com a força de Deus, com a alegria de Deus, com a paz de Deus, com tudo o que é de Deus.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17

Por Jesus ter a Si mesmo se esvaziado e a Si mesmo se humilhado, Deus O exaltou sobremaneira e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome… Filipenses 2.9

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Lucas 18.14

Livre-se de tudo o que te faz exaltar-se diante de Deus e dos homens, e apegue-se a tudo o que é de Deus e, assim, Deus o justificará e o exaltará.

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 23/09/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Paulo sergio disse:

    muito bom