A comunhão e o nosso eu

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A comunhão e o nosso eu

Comunhão” é o tema que o Senhor nos deu para este ano.
Esta imagem que é projetada todos os domingos na parede do púlpito é justamente para nos lembrar que 2023 tem sido para nós o ano da comunhão.
Ou seja, todos os domingos deste ano que aqui estivemos vimos diante dos nossos olhos a palavra comunhão.

Não é um mandamento, mas ao final das nossas celebrações aos domingos temos por costume abençoar os irmãos com a chamada “bênção apostólica”.
Isso quer dizer que todos os domingos o Senhor nos diz para que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós. 2 Coríntios 13:13

Nesta imagem projetada na parede do púlpito lemos os seguintes versículos:

  • 1 Coríntios 10:17: Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
  • Atos 2:42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Hoje, o Senhor me encarregou de falar um pouco mais sobre a comunhão.
Por que o Senhor tem nos falado insistentemente sobre a comunhão? Pelo menos por quatro motivos:

  1. Porque a comunhão do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo é uma realidade eterna, que sempre existiu, antes mesmo de tudo ser criado. Ou seja, a comunhão é a regra eterna da vida da Trindade; é a maneira eterna da Trindade viver.
  2. Porque fomos salvos para participar da comunhão da Trindade; para que a nossa regra de vida e maneira de viver sejam também a comunhão, com a Trindade e uns com os outros.
  3. Porque a nossa comunhão com a Trindade é o fundamento, a base, para vencermos todos os desafios, obstáculos, dificuldades, conflitos etc., que se apresentam diante de nós.
  4. Porque a nossa comunhão com a Trindade faz com que o mundo creia que Deus enviou Jesus, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 3:17; João 17:21

Portanto, vivermos em comunhão com a Trindade deve ser o nosso estilo de vida, a nossa regra de vida, a nossa maneira de viver, pois todos nós participamos do único pão, do único corpo, o corpo de Cristo, que é a igreja.

Deus ordena a Sua bênção e a vida para sempre somente na vida daqueles que vivem em união, com Deus e uns com os outros. Salmo 133:3
Aqueles que se apartam da comunhão da igreja, da união com os irmãos, acabam se enfraquecendo espiritualmente; alguns chegam até morrer.

Amados irmãos, não há igreja local perfeita porque não há ninguém perfeito; nem um sequer.

Vamos imaginar uma situação: De repente, por observar as imperfeições dos irmãos, alguém decide apartar-se da comunhão da igreja local onde o Senhor o plantou.
Não me refiro àqueles irmãos que se desligam de igrejas locais, mas de irmãos que deixam de congregar na igreja local onde o Senhor os plantou para aí servirem ao Senhor com suas vidas.
Agora, reflitam comigo: O que está acontecendo com esse irmão que se apartou da comunhão com seus irmãos? Primeiramente, está enfraquecendo-se espiritualmente.
No entanto, os irmãos da igreja local da qual se apartou, apesar de suas muitas imperfeições, estão perseverando na comunhão e se fortalecendo mutuamente no Senhor, ao passo que esse irmão está enfraquecendo-se a cada dia.
Mas os pastores, os líderes e os irmãos não aconselharam esse irmão? Sim. Mas ele, por se achar melhor do que os outros, decidiu em seu coração se isolar e viver a sua vida à parte da comunhão do corpo de Cristo.

Ouso dizer que, assim como a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação [arrogância; teimosia] como a idolatria e culto a ídolos (1 Samuel 15:23), assim o apartar-se da comunhão é como a loucura.

No princípio da igreja, os salvos pela graça de Deus perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42
Nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 1 Coríntios 10:17

Amados irmãos, temos realmente perseverado na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações?
Temos verdadeiramente discernido e vivido a comunhão com a Trindade e uns com os outros?
Estamos realmente caminhando pelo mundo como um só corpo?

A igreja não é uma entidade humana; não é um clube; não é uma agremiação; não é uma associação de amigos; não é uma empresa; etc. A igreja é o corpo de Cristo.

Ajuntamentos de irmãos não são, necessariamente, ajuntamentos de comunhão. O fato de estarem juntos não significa, necessariamente, que eles discernem a comunhão e que vivam em comunhão.
A verdadeira comunhão é somente em Cristo Jesus. Fora de Cristo Jesus não há comunhão.
A verdadeira comunhão é uma realidade espiritual.
A nossa comunhão com a Trindade e uns com os outros é espiritual.

Todos os nossos ajuntamentos, independentes de onde sejam, têm que expressar ao mundo a nossa comunhão espiritual com Deus e uns com os outros. Se não expressarem, então, somos simplesmente religiosos e hipócritas.
A verdadeira comunhão deve ser o nosso estilo de vida, a nossa regra de vida, a nossa maneira de viver, com Deus e uns com os outros.
A nossa comunhão tem que levar o mundo a reconhecer que andamos com Jesus e que vivemos em comunhão com Ele.

As pessoas reconhecem aqueles que vivem e perseveram na verdadeira comunhão. Foi o que aconteceu com Pedro e João quando estavam presos.
Quando eles foram levados à presença do Sinédrio para serem interrogados, as autoridades logo reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Atos 4:13

Amados irmãos, quando as pessoas olham para nós e veem o nosso estilo de vida, a nossa maneira de viver, elas logo percebem e reconhecem que vivemos em comunhão com Jesus e que andamos com Ele todos os dias?
Se elas ainda não percebem e não reconhecem isso em nós, por que será?
É porque ainda temos deficiências no nosso viver em comunhão.
Por isso que, por muito nos amar, Deus tem nos falado insistentemente sobre a verdadeira comunhão, com Ele e uns com os outros, para que tais deficiências sejam em nós reparadas.

Em um casamento em Cristo o “eu” dos noivos deve morrer para que o “nós” nasça; e, assim, passarem a ser uma só carne. Gênesis 2:24; Efésios 5:31
Quando o Espírito Santo nos batizou no corpo de Cristo o nosso “eu” morreu para que o “nós” nascesse; e, assim, passamos a ser um só corpo, o corpo de Cristo, que é a igreja de Deus vivo. Coríntios 12:13

Não há verdadeiro casamento e verdadeira comunhão enquanto o “eu” estiver vivo.

Quem perder a vida por causa de Jesus e do Evangelho, na verdade, salvará a sua vida. Marcos 8:35

Lucas 14:33: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Hebreus 10:25: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!