Do pecado para a salvação pela graça.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Efésios 2.1-22

Efésios 2 começa lembrando de quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e termina na condição de estarmos sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

O Senhor tem nos ensinado sobre Sua graça, mas ainda há muito que aprendermos e discernirmos sobre esta maravilhosa graça que nos alcançou.

O apóstolo Paulo está escrevendo aos santos e fiéis de Éfeso, gentios e judeus.
Havia uma parede que separava os judeus dos gentios, que Paulo chama de inimizade. Por intermédio da cruz, Jesus derribou esta parede, a inimizade que havia entre eles, e fez de ambos um novo homem em Si mesmo.
Somos gentios que foram alcançados pela graça de Deus.
O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (gentio). Romanos 1.16; Gálatas 3.28

Antes da cruz de Cristo, os gentios eram chamados de incircuncisos pelos judeus.
Mas pelo sangue de Jesus eles foram aproximados e se tornaram um em Cristo.
Assim como os gentios, no início da Igreja, nós também estávamos separados de Deus e envolvidos com diversas práticas religiosas e espiritualistas, contrárias ao Evangelho da graça e da glória de Deus. Acreditávamos em muitas coisas e também em divindades que, por natureza não, são.

Cristão é aquele que está em Cristo e com Cristo, pois ouve Sua Palavra e crê Naquele que O enviou. Por isso não se pode matar um cristão, porque ele passa da morte para a vida.
O nosso Deus, o Pai da glória, nos ressuscitou juntamente com Cristo, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo. Precisamos receber em nosso espírito o pleno discernimento desta verdade.
Não é porque fomos salvos que, automaticamente, estamos isentos de sofrer neste mundo. Jesus nos consola dizendo que no mundo passaremos por aflições, e nos exorta a termos bom ânimo. João 16.33

Nos versículos 2 e 3 do capítulo 2 de Efésios, Paulo menciona os nossos três maiores inimigos: o mundo; o diabo (príncipe da potestade do ar); a carne.
Todos nós andávamos sob o governo desses inimigos. Mas Deus, em Cristo Jesus, nos libertou deles.
Deus mudou a nossa história, porque pela Sua maravilhosa graça fomos salvos de tudo isso.
O Caminho é Jesus; a Verdade é Jesus; a Vida é Jesus; a Graça é Jesus; o Evangelho é Jesus.

Como o nosso Deus, o Pai da glória, alcançará os bilhões que ainda estão mortos em seus pecados e delitos? Através de nós, Seus filhos e servos, Sua Igreja.
Deus jamais deixou de amar os pecadores. Precisamos amar os pecadores assim como o nosso Deus ama.
A graça de Deus se torna inútil em nossas vidas quando ficamos alheios ao que está acontecendo ao nosso redor. O que há ao nosso redor? Muitos “cadáveres ambulantes”, mortos em seus pecados e delitos. Um dia fizemos parte deste grupo, mas a graça de Deus nos alcançou e nos salvou. Agora, é através de Sua graça em nós que o Senhor quer alcançar os que ainda restam para serem salvos.

Foi o amor de Deus que O moveu a nos salvar, embora não merecíamos.
Que o amor também nos mova a alcançar os perdidos pecadores.
Deus nos salvou, em Cristo Jesus, para, através de nós, continuar salvando vidas.
Sabemos que todos os problemas do mundo são por causa do pecado. O pecado está reinando em muitos lares e famílias.
Por que Deus não está alcançando muitos pecadores através de nós? Será porque somos egoístas e não estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto? Ou será que não podemos perder uma das coisas mais preciosas que temos na vida, o nosso tempo?
Sempre, pessoas são mais importantes do que coisas.

Nada acontecerá se não renunciarmos tudo o que temos para sermos discípulos de Jesus.
Jesus nos diz: Todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33
E evidente que o Senhor não nos pede muito, Ele nos pede tudo.

Precisamos nos conscientizar que no mundo somos a Igreja, o Corpo de Cristo, os trabalhadores da seara, os pés do Senhor, as mãos do Senhor, os olhos do Senhor a procura dos aflitos, Sua boca proclamando o reino de Deus e a Sua salvação.

Graças à obra graciosa e redentora de Jesus na cruz, todos nós temos acesso ao Pai em um Espírito. Isto é maravilhoso.

Vamos à procura dos pobres e perdidos pecadores do mundo, sempre com o nosso coração grato diante de Deus, por Ele, um dia, ter nos achado através de um de Seus servos.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 26/05/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Graça disse:

    Sou grato a Deus pelas pessoas que compartilham a verdade mais importante do mundo. A salvação pela graça.