Como está a sua vida? | 2 Coríntios 13:5
COMPARTILHE esta MENSAGEM
“Generosos em dar e prontos a repartir” foi o tema da mensagem do domingo passado. O Senhor, naquela ocasião, nos encorajou para que a generosidade e a prontidão em repartir com os nossos próximos o que Ele nos dá graciosamente sejam marcas da nossa vida com Deus e do nosso ministério, que façam parte da cultura da nossa igreja local. Essa mensagem impactou a sua vida? Após ouvi-la, você começou a ser generoso em dar e pronto a repartir, semeando na vida de pessoas?

2 Coríntios 13:5: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
Amados irmãos, não podemos brincar com coisa séria.
O nosso futuro após a nossa morte física depende da vida que levamos aqui neste mundo.
Segundo a Bíblia, há apenas dois lugares para onde aqueles que morrem irão: para o céu ou para o inferno.
A Palavra de Deus nos revela em Lucas 16:19-31 que certo homem rico e certo mendigo chamado Lázaro, ambos morreram.
O rico foi para o inferno, lugar de tormentos, e o mendigo, para o céu, lugar de plena felicidade eterna com Deus.
Portanto, vamos focar, nos concentrar ainda mais naquilo que o Senhor tem nos falado insistentemente de como vivermos de modo digno do Evangelho de Cristo, de como vivermos de modo digno de Deus, até a volta gloriosa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Não sabemos o dia e nem a hora da nossa morte, mas, como cristãos, devemos estar preparados para quando ela bater à nossa porta.
Mas uma coisa sabemos, que quando morrermos, nada levaremos deste mundo. Eclesiastes 5:15
Por isso, não devemos nos apegar às coisas materiais, mas às celestiais, onde Cristo vive, assentado à direita do Pai (Colossenses 3:1-3).
Foi por isso, também, que o Senhor nos falou domingo passado para sermos generosos em dar e prontos a repartir o que Ele nos dá graciosamente.
Jesus, nosso Senhor, nos diz: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35
Não sabemos que evento se dará primeiro, se a nossa morte física ou se a volta de Jesus.
Por isso, somos exortados também a vigiarmos, a nos prepararmos para a volta de Jesus, porque não sabemos o dia em que Ele virá. Mateus 24:42,44
Hoje, como está a sua vida após ter ouvido tudo o que até aqui Deus já falou com você? Para responder a esta pergunta, é preciso que você se examine de maneira honesta.
Desde o ano passado, a cada semestre, temos realizado aqui em nosso ministério a conferência “Examinado a si mesmo”, que tem nos lembrado o quanto necessário é nos examinarmos a cada dia, a todo instante.
Examinar-se significa: Fazer um autoexame minucioso; analisar e observar atentamente a própria vida; sondar-se; investigar-se; esquadrinhar-se; vasculhar-se; submeter-se a exame ou teste; etc.
Obviamente, toda essa investigação de si mesmo deve ter como única base a Palavra de Deus; porque, se assim não for, não terá nenhum resultado proveitoso, antes, desastroso.
A Palavra do nosso Deus e Pai nos exorta a nos examinarmos. Vamos ler algumas dessas exortações:
1 Coríntios 11:28: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice…
Precisamos nos examinar e reconhecer os nossos pecados, confessá-los e deixá-los.
Precisamos nos examinar e fazer reparações em nossas vidas, e pedir perdão àqueles que ofendemos.
2 Coríntios 13:5: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
Todo cristão tem que ter certeza, plena convicção, de que é salvo e que tem vida eterna com Deus.
Precisamos nos examinar para ver se há em nós evidências da nossa nova vida em Cristo; se realmente temos zelo pela santidade, aversão pelo pecado, amor pela igreja, amor pelos irmãos, obediência, separação do mundo, etc.
Efésios 5: ¹⁵ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, ¹⁶ remindo o tempo, porque os dias são maus.
Vede prudentemente como andais, no versículo 15, significa examinar-se como tem andado.
Como andais refere-se ao círculo completo de atividades da nossa vida. Ou seja, em todas as nossas atividades devemos andar prudentemente, vivendo de acordo com a Palavra de Deus, conforme nossa posição como filhos de Deus.
Mateus 7:5: Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
Nossa tendência é ver falhas nos outros e ignorar as nossas.
Jesus, propositalmente, exagerou na comparação, justamente para chamar a atenção de Seus ouvintes.
Porque há pessoas que conseguem ver as falhas dos outros, e não as suas.
Antes de julgar as falhas dos outros, precisamos consertar as nossas primeiro. Já que sempre teremos falhas, então, não devemos jamais julgar os outros.
Mateus 7: ¹ Não julgueis, para que não sejais julgados. ² Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
Penso que o pior tipo de crente é aquele que, quando Deus lhe diz que está errado, ele discorda de Deus em seu coração, não se arrepende e não se conserta.
Só consegue tirar a trave do próprio olho aquele que é humilde e que examina honestamente a si mesmo.
Portanto, para responder à pergunta “como está a sua vida?”, tema desta mensagem, você precisa se examinar honestamente.
Eu não sei como está a sua vida hoje após ter ouvido tudo o que até aqui Deus já falou com você, mas eu sei como ela deveria estar. Por exemplo:
- Sua vida com Deus deveria estar bem, alinhada com a vida e a vontade de Deus.
- Você deveria ter renunciado tudo na vida para seguir Jesus.
- Você deveria estar vivendo de modo digno do Evangelho de Cristo e de Deus.
- Sua vida de oração e de meditação da Palavra de Deus deveria ser diária e incessante.
- Sua vida espiritual deveria ser fervorosa, atingindo níveis altíssimos de fervor.
- Você deveria ser cheio do Espírito Santo e depender totalmente Dele para tudo na vida.
- Você deveria ter intimidade com o Espírito Santo.
- Você deveria ser maduro espiritualmente e fluir nos dons espirituais.
- Você deveria ser manso e humilde de coração.
- Sua família deveria ser uma bênção e exemplo para outras famílias.
- Seu casamento deveria manifestar a relação que há entre Cristo e a igreja.
- O ministério para o qual o Senhor o chamou deveria ser efetivo, eficaz, exercido plenamente pela graça de Deus, na unção e no poder do Espírito de Deus.
- Em relação à igreja local onde Deus o plantou, você deveria estar bem, aliançado com seus pastores, líderes e irmãos, totalmente comprometido com eles e vivendo a vida comum da igreja local.
- Você deveria reconhecer as lideranças que Deus constituiu sobre a sua vida, honrá-las e obedecê-las, pois são elas que vão prestar contas a Deus da sua alma.
- Você deveria ser grato para com aqueles que te exortam e te repreendem.
- Você deveria estar bem com todos os irmãos, sem nenhuma reserva [desconfiança, cautela] em relação a eles.
- O seu relacionamento com seus irmãos em Cristo deveria ser de comunhão, na unidade do Corpo de Cristo. Você deveria amar estar com seus irmãos, aproveitar todas as oportunidades para estar com eles.
- Você deveria proclamar o Evangelho de Cristo e fazer discípulos.
- O seu comportamento com pessoas que não são convertidas deveria manifestar santidade, isto é, a sua total separação do mundo para viver unicamente para Deus.
- O seu testemunho de vida perante os homens deveria deixar claro que você é uma das testemunhas de Cristo na terra, um dos representantes do reino de Deus na terra.
- Você deveria estar preparado para morrer por Cristo e para a Sua volta gloriosa.
Estes são apenas alguns exemplos de como a sua vida deveria ser após você ter ouvido tudo o que o Senhor até aqui já nos falou neste lugar.
Como está a sua vida?
Se a sua vida com Deus não está como deveria, o que você pretende fazer a respeito?
Se você apenas ouvir o que Deus fala, sua vida com Deus nunca será como deveria ser.
Mas se você, além de ouvir o que Deus fala, corresponder com Ele em temor e obediência, então, a sua vida com Deus será como deve ser, santa e irrepreensível.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!