Áquila e Priscila

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Áquila e Priscila – Atos 18:1-5

Amados irmãos, já ouvimos muitas pregações sobre a vida de homens e mulheres que serviram ao Senhor, conforme nos relata a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
Por exemplo: Noé; Abraão; Jacó; José; Moisés; Raabe; Ruth; Ana; Ester; a viúva de Sarepta; Davi; Neemias; Jeremias; Daniel; Pedro; João; Maria, irmã de Marta e Lázaro; Filipe; Estêvão; Lídia; Timóteo; etc.

E mesmo o Senhor nos falando como tem feito até hoje, a nossa vida, de repente, não tem mudado.
Mas Deus jamais desistirá de nós. Ele sempre nos fala para que a nossa mente seja renovada pela Sua Palavra, a fim de que nossa vida seja transformada.

Hoje, o Senhor me encarregou de falar sobre um casal: Áquila e Priscila.

Atos 18:1-5
¹ Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.
² Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.
³ E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.
⁴ E todos os sábados [Paulo] discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.
⁵ Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. 

Depois disto — É assim que inicia Atos 18:1.
Depois do que Paulo deixou Atenas e partiu para Corinto?

  • O apóstolo Paulo estava em Atenas aguardando a chegada de Silas e Timóteo.
  • E o seu espírito se revoltava devido a idolatria que dominava a cidade de Atenas, pois ali havia ídolos por toda parte. Atos 17:15,16
  • Por isso, Paulo passou a pregar na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; e também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali. Atos 17:17
  • Foi assim que Paulo conheceu alguns filósofos epicureus e estoicos, que o chamaram de tagarela, mas que o levaram ao Areópago para saber mais sobre a doutrina que ele pregava. Atos 17:18-21
  • Areópago = Refere-se à Colina de Marte que ficava em frente à Acrópole de Atenas, isto é, no ponto mais alto da cidade.
    O Areópago era um centro intelectual, onde ideias eram debatidas, conhecimento era compartilhado e decisões eram tomadas. Era a Corte Suprema da cidade.
  • Epicureus = Seguidores do filósofo Epicuro.
    Eles afirmavam que a satisfação dos apetites e prazeres eram a única finalidade da vida.
  • Estoicos = Adeptos do estoicismo, escola filosófica grega fundada por Zenão.
    Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscavam viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

Foi nessa ocasião que Paulo encontrou no Areópago um altar no qual estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Atos 17:23
Então, no Areópago, ele também passou a anunciar aos filósofos e aos atenienses ali presentes sobre o único Deus pelo qual vivemos, nos movemos e existimos.
Uns ouviram a pregação de Paulo e escarneceram; outros, porém, creram e se agregaram a ele. Atos 17:24-34

Então, Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Atos 18:1
Creio que foi o Espírito Santo que conduziu Paulo a Corinto.

A cidade de Corinto era conhecida por sua imoralidade.
Mas o Evangelho foi ali pregado e uma igreja instituída.

Em Corinto, Paulo encontrou Áquila e Priscila. Áquila era judeu.
E antes de virem para Corinto eles moravam em Roma. Mas devido a um decreto do imperador Claudio, foram obrigados, assim como todos os judeus, a se retirarem de Roma.
Paulo aproximou-se do casal com o qual passou a ter uma amizade que se estendeu até o fim de sua vida.
O texto não deixa claro se Áquila e Priscila já eram cristãos. O mais provável é que já eram salvos quando chegaram a Corinto.

Assim como o apóstolo Paulo, Áquila e Priscila também eram fabricantes de tendas.
³ E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.
Paulo, então, passou a morar e a trabalhar com Áquila e Priscila.
No reino de Deus não existe coincidência. Não foi por acaso que Paulo, Áquila e Priscila se encontraram e se tornaram grandes amigos. Creio que foi o Espírito Santo que promoveu esse encontro e essa amizade.

⁴ E todos os sábados [Paulo] discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.
Todos os sábados, Paulo ia à sinagoga; e lá pregava e persuadia os ouvintes que Jesus, verdadeiramente, era o Cristo de Deus. Paulo pregava a Cristo e Este crucificado.
Certamente, Áquila e Priscila o acompanhavam.

Paulo permaneceu em Corinto 1 ano e seis meses ensinando entre os coríntios a Palavra de Deus. Atos 18:11
Mas chegou um momento em que o apóstolo Paulo, dirigido pelo Espírito Santo, deixou de fabricar tendas para se entregar totalmente ao ministério da Palavra. Atos 18:5
E quanto a Áquila e Priscila? Continuaram fabricando tendas.

Não são todos os servos do Senhor que deixarão seus trabalhos e profissões para se dedicarem totalmente ao ministério, mas somente aqueles a quem o Espírito do Senhor designar.

Por exemplo, já sabemos muitas coisas sobre Pedro, João e Paulo, que deixaram seus trabalhos e ofícios para se dedicarem totalmente ao ministério da Palavra.
Mas hoje, vamos procurar saber o que a Palavra de Deus nos diz sobre Áquila e Priscila, que não deixaram de fabricar tendas, mas que foram fiéis ao Senhor e aos irmãos.

A primeira coisa que nos chama a atenção nas Escrituras é que o nome de Áquila e Priscila sempre aparecem juntos. Ou seja, o casal servia ao Senhor, e não apenas um deles. Atos 18:2,18,26; Romanos 16:3; 1 Coríntios 16:19; 2 Timóteo 4:19.
Nota: O nome de Priscila era Prisca (2 Timóteo 4:19). Priscila era o diminutivo de Prisca.

Houve ocasiões em que Áquila e Priscila acompanharam Paulo em suas viagens missionárias.
Por exemplo, quando Paulo foi para a Síria, levou em sua companhia Priscila e Áquila. Atos 18:18

Priscila e Áquila estavam em Éfeso quando ali chegou um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo. Atos 18:24-26

  • Apolo começou a pregar ousadamente na sinagoga.
  • Apolo era eloquente e poderoso nas Escrituras; instruído no caminho do Senhor; fervoroso de espírito; e ensinava com precisão a respeito de Jesus; mas que conhecia apenas o batismo de João.
  • Priscila e Áquila estavam na sinagoga e, ao ouvi-lo, perceberam que ele precisava de mais instrução acerca da fé cristã. Por isso, o convidaram para ir à casa deles onde lhe expuseram com mais clareza e exatidão o caminho de Deus.
  • A hospitalidade era uma das características de Áquila e Priscila.
  • É certo que Apolo era humilde, pois sendo ele um pregador eloquente, mostrou-se disposto a aprender com um casal de fazedores de tendas.

Nota: Uma das características de um servo e discípulo de Jesus é a humildade.

Tudo indica que Áquila e Priscila haviam retornado para Roma, pois Paulo envia saudações pessoais a eles em sua carta aos romanos. Romanos 16:3-5
A igreja costumava se reunir em lares, e o lar de Áquila e Priscila em Roma era um desses lares. Romanos 16:5

A Bíblia não fornece detalhes, mas certa ocasião, Priscila e Áquila arriscaram a própria vida pelo apóstolo Paulo. Romanos 16:4
E na carta aos romanos, Paulo saúda especialmente Priscila e Áquila, e igualmente a igreja que se reunia na casa deles; e também expressa a eles sua gratidão e de todas as igrejas dos gentios, por arriscarem suas vidas por causa de Jesus e do Evangelho.

Como vimos, Áquila e Priscila também moraram em Corinto, e conheciam os irmãos que lá serviam ao Senhor. Atos 18:1,2
Por isso que em sua primeira carta aos coríntios o apóstolo Paulo registrou as saudações enviadas aos irmãos de Corinto, pelas igrejas da Ásia, e também as saudações de Áquila e Priscila e da igreja que estava na casa deles. 1 Coríntios 16:19
Ao que parece, Áquila e Priscila estavam morando em Éfeso nessa época.

Os irmãos da igreja em Éfeso se reuniam em lares, e o lar de Áquila e Priscila era um desses lares. Ou seja, a igreja estava na casa deles.
Ali, todos adoravam, oravam e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão.
Quando não estavam ali, pregavam o Evangelho no trabalho, no mercado, nos lares, na praça, na prisão e onde quer que fossem.

Áquila e Priscila trabalhavam na fabricação de tendas. Esta era a ocupação deles antes de nascerem de novo.
Mas quando nasceram de novo, a única ocupação deles passou a ser Cristo Jesus e o Evangelho da graça e verdade.
Eles continuaram batalhando pelo pão de cada dia.
Eles continuaram fabricando tendas, não mais para os seus clientes, mas para Cristo, o Senhor. Colossenses 3:23,24

Eu creio que a clientela deles aumentou consideravelmente, porque as tendas que eles passaram a fabricar após nascerem de novo eram mais resistentes, de fino acabamento e mais bonitas; porque, afinal de contas, não as fabricavam mais para os seus clientes, mas para Jesus, e para Jesus sempre faziam o melhor e com excelência.

A oficina deles, onde quer que fosse, em Roma, Corinto ou Éfeso, passou a ser semelhante à casa de Deus. Nela eles tinham contato com muitas pessoas e oportunidades para anunciar a elas Jesus e o Evangelho.

Creio também que, devido ao aumento da clientela deles, não passavam por dificuldades financeiras, pois não trabalhavam para homens, mas para Cristo, o Senhor.
O Senhor supre todas as necessidades daqueles que trabalham para Ele. Mateus 6:33

Eles eram cooperadores fiéis de Paulo em Cristo Jesus.
Por isso, creio também que não lhes faltaram recursos para acompanharem Paulo em algumas de suas viagens missionárias, porque tais recursos lhes eram supridos por Deus através da oficina deles, que não trabalhava para seus clientes, mas para o Senhor.
Creio que Áquila e Priscila supriram muitas das necessidades do apóstolo Paulo, inclusive em suas viagens missionárias, que, assim como hoje, imagino que não eram baratas.

Eles conheciam Jesus e a Obra da cruz, a ponto de poder ajudar Apolo a conhecer com mais exatidão o caminho de Deus.

Pela vida de Paulo arriscaram suas cabeças. Na verdade, pelo próprio Cristo, o Senhor.

Eles eram hospitaleiros. Onde quer que residissem, recebiam em sua casa os enviados de Deus, e também cediam sua casa para a igreja do Senhor se reunir.

  • Na comunhão, eu compartilho minhas dificuldades e lutas com meus irmãos.
  • Após compartilhar minhas dificuldades e lutas com meus irmãos, eles oram por mim.
  • Logo após eles orarem por mim, o Senhor ordena a vida e a Sua bênção sobre mim.
  • E assim, na comunhão com Deus e com meus irmãos, eu venço e supero todos os meus desafios, dificuldades, lutas e problemas, e sou suprido em todas as minhas necessidades.
  • Não há vida e bênção fora da comunhão, fora da igreja, fora do corpo de Cristo.

Como vimos, não há na Bíblia muitas informações sobre o casal Áquila e Priscila; mas as poucas que há nos ajudam a toma-los como exemplo e inspiração para servirmos ao Senhor e uns aos outros.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!