Ansiedade.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Todos os ensinos de Jesus no chamado sermão do monte, obviamente, são para os crentes; são para os Seus discípulos; para os humildes; para os que choram; para os mansos; para os que têm fome e sede de justiça; para os misericordiosos; para os limpos de coração; para os pacificadores; para os perseguidos por causa da justiça; para os injuriados (insultados) por causa de Jesus; etc. Mateus 5.3-12
E Mateus 6.25-34 é uma preciosa lição de Jesus àqueles discípulos que ainda andam ansiosos pela vida. Você ainda anda ansioso pela sua vida?

Qual seria a nossa reação se Jesus nos dissesse que somos discípulos de pequena fé? Penso que deveria ser de alegria e gratidão, pois Ele nos sonda e nos conhece.
Foi assim que Ele se referiu aos Seus discípulos no sermão do monte: homens de pequena fé. Mateus 6.30
Mas por que Jesus afirmou isso a respeito de Seus discípulos? Porque eles andavam ansiosos pela vida.
Jesus não lhes disse que não tinham fé; mas que a fé deles era pequena.
Logo, uma das conclusões que se chega é que “ansiedade” é sinal de pouca fé.

Mateus 6.25 inicia-se com a locução “Por isso”; o que significa que Jesus falará a seguir das implicações e consequências do que havia ensinado anteriormente.
O que Jesus havia ensinado anteriormente a Seus discípulos? Sobre ajuntar tesouros sobre a terra; sobre a luz e as trevas (visão espiritual e cegueira espiritual); sobre servir a Deus e às riquezas.

A ansiedade deles procedia da preocupação em acumular tesouros sobre a terra; de cegueira espiritual; e da impossibilidade de servir a Deus e as riquezas.
Eles viviam preocupados e inquietos pelo amanhã, se teriam ou não, alimento, bebida e vestimentas.
Jesus exortou-os dizendo-lhes que os gentios (os não crentes) é que se preocupam com essas coisas, não aqueles que vivem pela fé Nele. Mateus 6.32

Se há homens de pequena fé, é porque há também homens de grande fé.
Mas o que se entende por “pequena fé”? Um dos entendimentos é de que se trata da fé salvadora; da fé que nos torna filhos de Deus; da fé que recebe Jesus como Senhor e Salvador; da fé sem a qual nem sequer poderíamos ser crentes.
Mas muitos crentes estacionam nesta “pequena fé”, que é insuficiente para lidar e enfrentar as tribulações e os infortúnios do cotidiano, por menor que sejam.

Recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas; e assim, fomos feitos filhos de Deus, pois cremos no Seu nome. João 1.12
Mas o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está vivo; Ele está conosco, todos os dias, até à consumação do século (Mateus 28.20); e Ele fala com a gente (Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Lucas 8.8; Apocalipse 2.7,11,17,29; 3.6,13,22).

O nosso Senhor nos fala para que a nossa fé cresça cada mais Nele e nas Suas promessas.
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10.17
Já ouvimos muitas pregações a respeito do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Aliás, qualquer pregação, por mais elaborada e eloquente que seja, se não tiver o Senhor Jesus Cristo como único foco e motivo, servirá apenas para promover o ego de homens e ministérios.

Tudo o que até hoje ouvimos do nosso Senhor foi também para que a nossa fé deixasse de ser pequena e se tornasse uma grande fé; a fé que crê em Jesus e em todas as Suas Palavras e promessas; a fé que crê e que age de acordo com a Palavra do Senhor.

Quem crê em Jesus e em Suas promessas não tem motivo algum para andar preocupado e ansioso pela vida. Sabe por quê? Porque não há situação adversa na vida daqueles que vivem pela fé no Filho de Deus, que não tenha sido agraciada por pelo menos uma promessa do Senhor.
Por isso creia e se beneficie, não apenas de algumas poucas promessas do Senhor, mas de todas elas. Há centenas de promessas na Bíblia para nós que vivemos pela fé em Jesus.
Temos que exercitar a nossa fé no Senhor todos os dias, 24 horas por dia, em toda e qualquer circunstância, porque …andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5.7

Segue duas promessas de Jesus para Seus discípulos:
…vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
…E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20

Mateus 6.30-33:
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não há nada nesse ensino de Jesus que sugira ficarmos parados, sem fazer nada, esperando que as dádivas de Deus caiam do céu sobre os nossos colos.

A vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes.
Se cremos que o Senhor é a nossa vida, e que o nosso corpo é templo do Espírito Dele; então, temos que crer igualmente que Ele sustentará a nossa vida e suprirá todas as nossas necessidades, dia após dia.
Em Seu sermão, o Senhor nos pede para observarmos as aves do céu e considerarmos os lírios do campo.
O Senhor sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder (Hebreus 1.3). As aves do céu sabem disso, pois elas acordam pela manhã e saem voando, e encontram tudo o que o Senhor lhes preparou para aquele dia. Elas agem assim dia após dia.
Assim como os lírios do campo crescem esplendidamente, sem sabermos como (Marcos 4.27); assim também o Senhor cuidará de nós e suprirá todas as nossas necessidades.
Sabe por quê? Porque Ele é o nosso Pai celeste.
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Romanos 8.32

Somos como águias: …mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada ao vivo através do Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo, por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 26/04/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!